Jogos para animar festas infantis: aniversário de 2 anos

Planejar uma série de jogos é uma boa ideia para que os adultos possam conversar e para que as crianças não fiquem entediadas. Nesta idade, os pequenos já são bastante ativos, assim sendo, se não os distrair, pedirão que os pais brinquem com eles.

No aniversário de dois anos é provável que haja mais crianças.

Se o bebê de vocês começou a estudar no jardim, talvez tenham convidado alguns dos seus coleguinhas. No entanto, nesta idade ainda não podem ficar sozinho, assim sendo, os pais terão que estar presentes.

Durante os jogos é importante contar com a ajuda de um ou mais adultos.

Além do mais, recomenda-se que os jogos não sejam competitivos. A ideia é os manter entretidos no jogo para evitar que se entendem e também para que estejam concentrados em um único lugar. Se alguma criança não quer participar, não se preocupem: é perfeitamente normal nessa idade. Uma dica é perguntar de hora em hora se não quer participar, porém sem o pressionar.

Indicações de jogos para esta idade:

O jogo do pacote: um clássico da infância que consiste em ir retirando camadas do pacote, descobrindo as diferentes surpresinhas.
O jogo das estátuas: outro clássico, porém mais energético; coloque uma música para pular e dança, e quando a música parar, as crianças devem se congelar como estátuas.
O jogo da almofada: o clássico jogo da cadeira na versão para os mais baixinhos. Também requer música, e si tem, ao invés de almofadas, pode usar cadeirinhas.
O mestre mandou (adaptado): o jogo de obedecer o que diz o mestre da rodada.

Brincadeiras para bebês de 7 a 12 meses: tachos e Panelas

Os bebês adoram abrir os armários e brincar com as panelas e colheres. Podem aproveitar este momento para que o seu filho aprenda movimentos de coordenação e desfrute de um momento junto à mamãe e ao papai.

Brincar com panelas e tachos é algo que fascina a todos os bebês.

Aproveitem para ensiná-lo como resolver situações simples. Também é uma boa atividade para estimular habilidades motoras.

Podem começar o ensinando como pôr a tampa de uma panela. Depois, deixem que o pequeno faça sozinho. Adicionem uma segunda tampa de outro tamanho e observem se ele consegue decidir qual tampa usar.

Uma alternativa mais tranquila e silenciosa desta brincadeira é usar caixa de distintos tamanhos, tupperwares ou recipientes de plásticos com tampa.

Se o seu bebê estiver mais próximo de completar 12 meses, podem lhe ensinar como tampar e destampar garrafas de plástico que tenham tampas de enroscar. Esta atividade apresenta para o pequeno um desafio maior, o que estimulará a sua capacidade de concentração.