Eu estou grávida mesmo quando o teste de farmácia mostra uma linha bem fraca?

Eu estou grávida mesmo quando o teste de farmácia mostra uma linha bem fraca?

Nem sempre a linha do resultado tem uma cor intensa ou saem no tempo indicado. Então: estamos mesmo grávidos?

O teste de gravidez caseiro oferece resultados muito confiáveis, especialmente quando dá positivo.

No entanto, às vezes o nervosismo ou a ansiedade geram dúvidas na hora de interpretar um resultado: “Esta cor está tão clara, será que estou grávida ou não?”.

Talvez você esteja tendo estas ou outras dúvidas similares. Por isso, é bom que esclareça alguns pontos.

Para saber na hora de fazer um teste:

No geral, o resultado positivo aparece nos primeiros 5 minutos do teste, porém, às vezes é necessário esperar até 30 minutos. Uma vez obtido o resultado positivo, não há possibilidade de mudança. Também não é possível que o resultado negativo se converta em positivo após os 30 minutos.

e notar que a coloração do resultado é fraca, é porque você tem uma menor quantidade do hormônio hCG, porém o resultado continua sendo positivo. Se quiser ter certeza, o teste poderá ser realizado novamente após uma semana e a cor deverá ser mais forte devido ao aumento deste hormônio em sua urina.

Que tal fazer um exame de sangue para confirmar o resultado do teste de farmácia?

Apresentaremos diferentes opções para confirmar ou descartar a notícia de uma possível gravidez. O mais frequente é recorrer ao teste de farmácia, porém, ainda assim, a palavra final é dada pelo médico por meio de outros exames.

Se você tem alguma suspeita de que esteja grávida, o melhor é que faça um exame para comprová-la. São muito simples e podem ser feitos por meio de sangue ou urina. Em ambos os casos, o exame consiste em detectar a existência de um hormônio chamado Coriônico Gonadotrófico (hCG), produzido pelo seu corpo desde a fecundação.

O teste de farmácia Trata-se de um dispositivo simples para analisar a urina. Pode ser utilizado desde, aproximadamente, o segundo dia de atraso da menstruação. Este tipo de teste é muito confiável sempre e quando utilizado de forma correta, por isso, é importante que leia atentamente as instruções e as siga ao pé da letra.

Uma vez realizado o teste, você pode obter dois resultados:

• Resultado positivo: significa que você esta grávida, já que o teste é muito assertivo nestes casos. No entanto, você deverá comunicar o seu médico para que confirme a gravidez por meio de um teste de laboratório.
• Resultado negativo: se continuar com dúvidas, é recomendável que volte a fazer o teste em alguns dias ou que consulte seu médico; é possível que, ao realizar o teste, você tenha tido uma concentração menor que a detectável do hormônio hCG. Se voltar a dar negativo, é provável que os seus sintomas não estejam ligados à gravidez.

Teste de laboratório

O estudo da urina pode ser realizado em um laboratório clínico a partir da primeira semana da concepção. Por outra parte, seu ginecologista te indicará um exame de sangue para confirmar a gravidez. O exame é simples e rápido e, assim como o de urina, consiste em detectar a presença do hormônio hCG.

A ultrassonografia

Outro método muito confiável é a ultrassonografia, que pode detectar o embrião entre a quinta e a sétima semana após a data da seu última menstruação. A ultrassonografia também será útil no acompanhamento da gravidez e para determinar mais precisamente a etapa em que você esta.