19 semanas grávida

Você está quase na metade da sua gravidez. Nas 16 semanas desde a concepção, houve mudanças enormes em seu corpo e em seu bebê, embora, para alguns, não seja tão óbvio quanto seja para você. Músculos abdominais tonificados podem ocultar um útero em crescimento ou, em alternativa, o excesso de peso localizado em torno da cintura, pode camuflar a gravidez. Se você quiser manter a notícia de sua gravidez privada, escolher cuidadosamente suas roupas pode esconder sua barriga, especialmente em meses frios.

19 semanas grávida

Você está quase na metade da sua gravidez. Nas 16 semanas desde a concepção, houve mudanças enormes em seu corpo e em seu bebê, embora, para alguns, não seja tão óbvio quanto seja para você. Músculos abdominais tonificados podem ocultar um útero em crescimento ou, em alternativa, o excesso de peso localizado em torno da cintura, pode camuflar a gravidez. Se você quiser manter a notícia de sua gravidez privada, escolher cuidadosamente suas roupas pode esconder sua barriga, especialmente em meses frios.

Nos comparar com os outros, faz parte da natureza humana, particularmente no caso de mulheres grávidas e do tamanho da barriga. Tente não se desanimar se você tiver uma barriguinha que é óbvia apenas para você. Cada mulher carrega sua gravidez de forma diferente e, por isso, não é possível avaliar o tamanho, o bem-estar ou mesmo o sexo de um bebê ou a aparência da barriga, independentemente do vizinho ou da sua sogra.

Onde está a minha carteira?

É hora de começar a pensar no berço do bebê. Não é muito cedo para começar a pensar sobre isso e como acomodar seu bebê em sua casa. O lugar mais seguro para os bebês dormirem é em seus próprios berços, ao lado da cama dos pais durante os primeiros 12 meses. Você pode querer comprar roupas e móveis para bebês durante esta fase, quando seus níveis de energia estão altos e ainda há tempo para fazer uma pesquisa cuidadosa. Se o dinheiro é um problema, você pode fazer pesquisas na internet e considerar comprar móveis usados. Se você planeja ter mais filhos, você pode investir no que deseja desde o início e aproveitar com todos os seus filhos.

As mudanças físicas desta semana

Você pode se levantar e se sentir sem fôlego e não ter a resistência que você tinha normalmente. Seu sistema circulatório está trabalhando muito para bombear bastante sangue pelo seu corpo e através do cordão umbilical para o seu bebê. Certifique-se de ter uma dieta rica em ferro e muita vitamina C, isto significa carnes vermelhas, vegetais de folhas verdes, cereais de boa qualidade e frutas frescas.

Você pode suar com mais facilidade porque sua temperatura interna é um pouco maior e você pode não querer usar roupas tão pesadas. Tome um banho quantas vezes você achar necessário, evite usar roupas de fibra sintética para não abafar a pele. Você também pode precisar dormir com um ventilador ou ar condicionado ligados.

Cuidado com as infecções do trato urinário, a uretra feminina é relativamente curta e é fácil para as bactérias chegarem à bexiga. Lembre-se de se limpar da frente para trás depois de usar o banheiro e esvaziar sua bexiga antes e depois de ter relações sexuais. Beba bastante líquido e evite adiar a ida ao banheiro; Certifique-se de esvaziar completamente sua bexiga quando você sentir vontade de ir ao banheiro.

A acidez pode ser sua nova parceira esta semana. As fibras musculares lisas no estômago e no intestino estão sendo afetadas pelos hormônios da gravidez. Isso significa que o ácido do estômago que deve permanecer na parte inferior do estômago, pode voltar facilmente ao esôfago (duto alimentar). Você pode sentir uma sensação de queimação depois de comer, especialmente se você ingeriu alimentos picantes. Algumas mães sentem alívio comendo alimentos macios e evitando aqueles que são muito pesados e difíceis de digerir. Tente dormir com alguns travesseiros e consulte seu médico se é seguro tomar antiácidos. Redescubra os benefícios calmantes de beber um copo de leite frio, isso pode fazer maravilhas.

As mudanças emocionais desta semana

Você pode estar muito preocupada esperando que seu bebê se mova, e é provável que você já tenha se entusiasmado com isso. Certamente você colocou sua mão em sua barriga, na esperança de que esses pequenos chutes a lembrem de que tudo está bem. Não espere que seu parceiro os sinta quando você lhe diz, os bebês não tendem a cooperar quando nós queremos.

Nesta fase, você pode estar muito focada no bebê e não muito interessada em outras pessoas, é como se a natureza dizesse às mães o que fazer e o que ignorar. Evite sentir que nunca poderá pensar em nada além do seu novo bebê, a maioria das coisas funcionará por conta própria.

Se você é propensa à depressão ou tem história de distúrbios mentais, isso pode ser um momento estressante para você, por isso é importante que você tenha um profissional da saúde disponível para apoiá-la, fale se você não se sentir bem e peça ajuda.

Mudanças em seu bebê esta semana

Seu bebê tem pouco mais de 14 centímetros de comprimento, sua pele é tão translúcida que suas veias são claramente visíveis. No entanto, esta semana começa a produzir um tipo de substância especial conhecida como gordura marrom. Isto é único em bebês e ajuda a manter seus órgãos vitais protegidos de temperaturas extremas quando está recém-nascido.

Nesta semana, uma substância grossa e branca (Vernix caseosa) cobre a maior parte da pele do seu bebê e, se ocorrer um nascimento prematuro, ainda haveria vestígios de Vernix. Perto de sua data de nascimento e durante este, o vernix começa a desaparecer.

Esta semana, os rins do seu bebê já estão funcionando e produzem a urina que forma uma boa porcentagem do líquido amniótico. Se você tivesse uma ultrassonografia esta semana, seria possível ver os rins do seu bebê.

Seu bebê está desenvolvendo mais cabelo em sua pequena cabeça e em seu corpo. Os bebês que nascem prematuramente estão normalmente cobertos por cabelos finos, especialmente nas costas e nos braços. Embora alguns bebês nasçam calvos e permaneçam assim por meses, outros vêm ao mundo cabeludos. Cada bebê é definitivamente único e diferente.

Seu bebê passa muito tempo dormindo, tempo durante o qual ele cresce e acumula energia valiosa para se desenvolver até a maturidade. No entanto, você está ciente de que há momentos em que ele está mais ativo, períodos em que se move e até chuta. Isso é comum quando a mãe está tentando dormir ou simplesmente foi para a cama.

Sugestões para esta semana

Não se esqueça de pedir uma ultrassonografia, nesta semana ou na próxima. A ultrassonografia do segundo trimestre é comumente realizada entre as semanas 18 e 20 e os médicos examinam aspectos do desenvolvimento do bebê, como sua coluna vertebral, cérebro, coração, rins e outros órgãos vitais. Se você quer conhecer o sexo do seu bebê, esse é o momento ideal para descobrir. Se você não quiser, apenas certifique-se de dizer ao médico com antecedência que você prefere que seja uma surpresa.

Converse com seu bebê se você ainda não começou, desde a semana 19 seu bebê pode escutar sua voz. Aproveite este momento para começar a conversar com ele ou ela. Se você puder, inclua seu parceiro na dinâmica e sinta as respostas do bebê.

Tente realizar exercícios de força usando pesos, isso ajudará a manter seu peso e a reduzir suas chances de desenvolver diabetes gestacional. Algumas mulheres grávidas fazem grupos dirigidos por um treinador, eles gostam da companhia e compartilham seus interesses.

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Alimentos para evitar durante a gravidez

Durante a gravidez, existem várias razões para ter um cuidado extra com o que você come - é importante saber quais são os alimentos seguros e quais devem ser evitados. Alguns alimentos contêm toxinas que podem afetar o seu bebê, outros contêm bactérias que podem enfraquecer seu sistema imunológico e causar danos ao feto. Certifique-se de que a maioria dos alimentos que você come sejam cozidos e, ao escolher uma receita, seja seletiva sobre o que você come para proteger a seu bebê contra bactérias nocivas e danos durante o desenvolvimento.

 

 

Alimentos para evitar durante a gravidez



Durante a gravidez, existem várias razões para ter um cuidado extra com o que você come - é importante saber quais são os alimentos seguros e quais devem ser evitados. Alguns alimentos contêm toxinas que podem provocar defeitos em seu bebê, outros contêm bactérias transmitidas que podem enfraquecer seu sistema imunológico e causar danos ao feto. Certifique-se de que a maioria dos alimentos que você come sejam cozidos e, ao escolher uma receita, seja seletiva sobre o que você come para proteger a seu bebê contra bactérias nocivas e danos durante o desenvolvimento.

Outro ponto importante a lembrar ao selecionar o que comer é o valor nutricional dos alimentos com os quais você está alimentando a seu bebê. É crucial obter vitaminas e minerais suficientes em sua dieta durante a gravidez, como ácido fólico, ferro, vitamina C e vitamina A, entre outros.

Há muitos alimentos que você deve evitar quando estiver grávida. A maioria dos médicos aconselha as mulheres grávidas evitar certos peixes, carnes crus, ovos crus, queijos maduros, brotos, patê, vegetais não lavados e outros alimentos discutidos abaixo:

Peixes

Alguns peixes, como tubarão, marlin, atum rabilho, laranja e peixe-espada, contêm grandes quantidades de mercúrio que se acumulam no seu tecido adiposo. As mulheres grávidas devem evitar comer grandes quantidades para evitar danos neurológicos em seu bebê. Seu bebê está em crescimento e tem um sistema nervoso sensível e, embora não seja claro quantos mariscos você teria que comer para experimentar efeitos prejudiciais, é melhor evitá-los. Outros alimentos crus que as mulheres devem evitar são as ostras e o sushi.

Ovos crus

Talvez comer ovos crus nunca tenha passado por sua mente, mas alguns alimentos os têm e podem ser uma fonte de salmonela. Os alimentos que contêm ovos crus incluem maionese, saladas Cesar, gemada, creme holandês e alguns ingredientes batidos como os usados no pudim. Para reduzir o risco de salmonela, lembre-se de cozinhar ovos antes de comera-los em qualquer refeição.

Frango cru

O frango cru deve ser evitado em todo momento, mas mais durante a gravidez. Comer ou entrar em contato com superfícies que tiveram frango cru pode transmitir salmonela, até mesmo o frango da noite anterior deve ser aquecido ou cozido novamente para destruir qualquer vestígio.

Queijos maduros

Os queijos maduros, como queijo azul, feta, brie, camembert, cottage, ricotta, queijos latino-americanos amassados e qualquer leite não pasteurizado ou lácteos não pasteurizados devem ser evitados, pois podem conter a bactéria Listeria. Esta bactéria é prejudicial para o seu bebê e deve ser evitada. Enquanto adultos com Listeria muitas vezes não apresentam sintomas, pode causar complicações fatais para o feto ou o recém-nascido. A listeriose é conhecida por desencadear abortos espontâneos, partos prematuros e envenenamento do sangue. É melhor evitar esse tipo de alimentos quando estiver grávida e consumir somente após o nascimento.

Frutas e vegetais

Ao comprar frutas e vegetais, assegure-se de lavá-los para remover pesticidas e bactérias nocivas. Os vegetais não lavados podem transmitir toxoplasmose, um parasita que contamina o solo. Evite também completamente qualquer fruta e / ou vegetais mofados.

Outros alimentos a evitar quando estiver grávida

Além dos alimentos mencionados acima, as mulheres devem evitar brotos crus, pois alguns resultaram em incidentes de surtos de salmonela. O sorvete de máquina e muitos alimentos enchidos podem conter Listeria, por isso é importante evitá-los e, se possível, minimizar o contato com essas bactérias. Outro alimento a evitar durante a gravidez e amamentação é o amendoim, pois isso pode aumentar as chances de desenvolver alergias. Os amendoins têm um tipo de mofo chamado afla toxina que pode ser potencialmente perigoso para o seu bebê.

Aditivos alimentares

Muitos alimentos são preenchidos com aditivos e conservantes, pelo qual é recomendável selecionar cuidadosamente os alimentos embalados. Os aditivos a serem evitados são MSG (glutamato monossódico) que podem causar desconforto no estômago e dores de cabeça. Evite também cores artificiais, especialmente azul 1, azul 2, verde 3, vermelho 3 e amarelo 6 e sacarina.

Vitaminas

Quando uma mulher está grávida, seu corpo requer diferentes quantidades de vitaminas para sustentar o crescimento do feto. A gravidez faz que o corpo da mulher experimente mudanças hormonais drásticas que agregam muito estresse. Portanto, você deve verificar quais são os tipos de vitaminas que você precisa. O seu médico pode recomendar suplementos pré-natais seguros e eficazes que podem fornecer vitaminas suficientes para garantir um desenvolvimento fetal saudável. Claro, obter esses nutrientes dos alimentos sempre será a melhor opção.

Tenha em mente

Os alimentos para evitar quando você está grávida são realmente muitos, por isso é muito importante que você mantenha em sua cabeça uma lista daqueles que você deve evitar para garantir o desenvolvimento saudável do seu bebê. Não é importante apenas manter uma dieta saudável, mas também manter seu peso controlado. Portanto, comer saudável é a principal prioridade e não fazer dieta para minimizar o ganho de peso.

Outra coisa que você deve ter em mente é que, se você vai comer fora, deve se certificar de que a comida que lhe serviam esteja morna, não quente ou fria. Também tente evitar muita comida rápida, pois geralmente é rica em açúcares e gorduras saturadas.

Limite a ingestão de cafeína e renuncie ao álcool (é apenas por um tempo), porque não existe um nível seguro para seu consumo durante a gravidez. O consumo de álcool durante a gravidez foi associado com baixo coeficiente intelectual em lactentes, baixo peso ao nascer e malformações. O álcool também interrompe a absorção de ácido fólico e ferro e reduz o cálcio nos ossos.

A regra número um para lembrar é: comer somente quando você estiver com fome. Tente não se preocupar com o seu apetite mutável, basta levar em conta os alimentos anteriores para evitar e tentar ganhar peso à taxa recomendada pelo seu médico. Não hesite em monitorar-se.

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