27 semanas de gravidez

O bebê está cansado de estar lá. Seu bebê está empurrando os limites da sua casa e seu útero tem que se expandir um pouco mais para que tudo se encaixe, isso significa que você sentirá algum desconforto muscular. Suas costas, pelve, lados de sua barriga e até suas pernas podem sentir dor devido aos efeitos que os hormônios da gravidez estão tendo em seus tecidos.

27 semanas de gravidez



O bebê está cansado de estar lá. Seu bebê está empurrando os limites da sua casa e seu útero tem que se expandir um pouco mais para que tudo se encaixe, isso significa que você sentirá algum desconforto muscular. Suas costas, pelve, lados de sua barriga e até suas pernas podem sentir dor devido aos efeitos que os hormônios da gravidez estão tendo em seus tecidos.

O excesso de peso não a ajudará a se sentir confortável. O ganho de peso médio durante as 40 semanas de gestação deve ser de cerca de 10-12kgs distribuídos no bebê, placenta, líquido amniótico, aumento do volume sanguíneo, fluido circulante em seus seios e um pouco de gordura extra.

Ai! O que foi isso!?

Se esta é sua primeira gravidez, cada nova pontada ou sintoma será uma razão para correr para os livros e pensar: isso é normal? Se eu me sinto assim, o bebê está bem? No entanto, se não é sua primeira vez e você tem o benefício da experiência, provavelmente você está um pouco menos preocupada. Um certo nível de preocupação é normal na gravidez, pois serve para acabar com comportamentos potencialmente arriscados. No entanto, se você se sentir sobrecarregada com a ansiedade, até o ponto de impedir que você aprecie a vida cotidiana, você precisa conversar com alguém.

As mudanças físicas desta semana

  • À medida que a sua barriga se expande, a sua caixa torácica também aumenta. É preciso que ela suba e saia um pouco para dar mais espaço ao seu útero. Então, de agora em diante você pode sentir uma pequena dificuldade em sua respiração porque seus pulmões não têm o espaço usual para se expandir. Ocasionalmente, talvez seja necessário respirar profundamente. Falar no telefone, subir escadas ou andar rapidamente pode aumentar sua taxa de respiração. Cuide da sua postura e evite agachar-se, dê aos seus pulmões o espaço que precisam para oxigenar seu sangue e o do seu bebê.
  • Você pode ter um pouco de prurido na barriga ou uma sensação de formigamento nela. Isto é devido ao alongamento das fibras de colágeno na camada intermediária da pele. Esfregar cremes hidratantes na barriga depois de tomar um banho pode ser de grande ajuda. Evite que a água esteja em temperaturas extremas e evite usar sabonetes secos. Tente usar algodão ou fibras naturais para evitar o calor.
  • O sono pode desaparecer quando você estiver na 27ª semana. Você poderia ir para a cama muito cansada e ser incapaz de adormecer. Seu cérebro pode ser inundado de pensamentos e o tempo entre resolver problemas e ter o desejo de ir ao banheiro pode ser muito curto. Falando de ir ao banheiro, você provavelmente ainda precisa se levantar e ir algumas vezes durante a noite, o que não ajuda a sua insônia. Não faz sentido ficar na cama por horas sem poder dormir, pelo qual você poderia levantar-se por um tempo, assistir TV, tomar um copo de leite, tomar banho ou ler um livro. Pequenas medidas de conforto, como lençóis limpos, ar fresco, um ventilador que sopre ou muitas almofadas podem ser úteis para propiciar o sono.
  • Se você tiver problemas para dormir à noite, tente resistir à tentação de uma tarde de preguiça. Em vez disso, vá cedo para a cama e use os sinais que seu corpo cansado lhe dá a seu favor. Tente ter uma rotina na hora de dormir e evite usar seu computador antes de ir para a cama, você precisa desativar os estímulos em seu ambiente e não os ativar.
  • Você pode se sentir sobrecarregada pela síndrome do túnel do carpo durante esta semana. A retenção de líquidos faz com que o túnel do carpo se inche, pressionando os nervos nas mãos. A terapia física pode ser muito eficaz e uma tala de punho prescrita por seu fisioterapeuta pode ser de grande ajuda. Se esses sintomas forem muito irritantes, tente dormir com a mão afetada em um travesseiro, isso ajudará a drenar o excesso de fluido.

As mudanças emocionais desta semana

  • Você provavelmente está muito entusiasmada nesta fase. Se você estiver trabalhando, em breve você terá que enviar os formulários para a solicitação de licença de maternidade, se você ainda não o fez. Investigue antecipadamente os direitos sobre sua licença, seu plano de retorno ao trabalho e os processos que seu empregador exige para ter licença de maternidade. Ter uma data fixa em mente para deixar o trabalho pode ser uma bússola mental quando você sente que não sabe para onde está indo.
  • Você pode começar a pensar sobre as mudanças que o bebê irá trazer para o relacionamento com seu parceiro. Quando uma dupla se torna em um trio, sempre há um pouco para se organizar e restabelecer os papéis. Se você já tem filhos, essa mudança se tornará mais complexa. Sim, as coisas serão diferentes entre os dois e é assim que deve ser. A paternidade é tão importante e transcendental que deve haver grandes mudanças para fazê-lo bem.

Mudanças do seu bebê esta semana

  • Seu bebê pode ser medido da sua cabeça até os calcanhares a partir desta semana. Ele também gasta menos tempo encolhido e mais esticado. O comprimento médio na 27ª semana de gestação é de 38 centímetros. Seu bebê está crescendo rapidamente, com mais gordura formando sob sua pele e em torno de seus órgãos vitais, então ele é menos magro do que era.
  • Grandes mudanças nos olhos do seu bebê. Suas retinas amadureceram. A retina é a parte do olho que é sensível à luz e é essencial para o seu bebê ver corretamente. Ele já conseguiu abrir e fechar os olhos, então há muito desenvolvimento visual.
  • Seu bebê aprendeu a se acalmar, agora ele pode sugar seu polegar quando quiser, esse prazer simples não é apenas um ato involuntário da 27ª semana. Ele ainda está respirando fluido amniótico dentro e fora de seus pulmões, praticando para as primeiras respirações quando nascer. Não obstante. Todas as necessidades de oxigênio do seu bebê ainda estão sendo tratadas pela placenta.

Sugestões da semana

  • Fale com seu médico sobre suas opções em relação ao banco de sangue do cordão umbilical. Cada estado e território tem suas próprias diretrizes que regem o armazenamento e administração de sangue do cordão umbilical.
  • Pense sobre como você gostaria de alimentar a seu bebê. Um dos principais indicadores de uma amamentação bem-sucedida é uma atitude positiva da mãe durante a gravidez. Outros fatores são o apoio do seu parceiro, as atitudes gerais em relação à amamentação na família e na comunidade.
  • Faça um passeio pelo hospital e pela sala de parto onde você planeja ter seu bebê. Se ainda não fez a reserva para a sua data de parto, confira. Alguns hospitais precisam de um depósito para separar o espaço.
  • Investigue assentos para bebês, levando em consideração o modelo e a marca do seu carro. Se você planeja alugá-lo, talvez seja necessário fazer uma reserva com antecedência. Lembre-se de que setembro e outubro são meses nos quais muitos bebês nascem. Talvez tenha alguma relação com as celebrações de natal.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado