30 semanas grávida

A contagem regressiva está quase começando. Você leva três quartos da gravidez para ficar surpresa com a rapidez com que passam as 10 semanas restantes. O que uma vez parecia distante, cada dia está mais próximo.

30 semanas grávida



A contagem regressiva está quase começando. Você leva três quartos da gravidez para  ficar surpresa com a rapidez com que passam as 10 semanas restantes. O que uma vez parecia distante, cada dia está mais próximo.

É a coisa mais triste que já ouvi!

Até agora, provavelmente você está sentindo algumas mudanças emocionais, você começou a notar outras mulheres grávidas, bebês e crianças pequenas, e você está interessada nas experiências de gravidez de outras mulheres. Mesmo que sua gravidez não tenha sido planejada ou tenha sido uma surpresa, na semana 30, o entendimento de que em breve você será uma mamãe, aparecerá. Mesmo que você geralmente não mostre suas emoções, você pode fazê-lo durante esta semana. Ver as notícias e ouvir histórias tristes pode provocar uma onda de empatia e um novo lote de lágrimas. De certa forma, as experiências humanas parecem ser mais intensas e pessoais quando você está grávida e isso não significa que você seja candidata para uma depressão pós-parto ou que estejam em maior risco do que qualquer outra mãe, é completamente normal sentir-se emocionalmente frágil nessa etapa. A natureza tem uma maneira de moldar as mães para que elas possam ser mais sensíveis aos bebês e capazes de alimentá-los.

As mudanças físicas desta semana

  • Talvez seja necessário urinar com mais frequência a partir de agora. Seu bebê está crescendo perto de sua bexiga, especificamente sobre ela, de modo que acumular muito volume pode ser desconfortável. Tente não sair do banheiro muito rápido. É importante esvaziar completamente sua bexiga toda vez que você vai e assim evitar o risco de desenvolver uma infecção do trato urinário.
  • A insônia pode estar afetando-a, apesar do cansaço que sente quando você vai para a cama. Esta é uma condição comum do terceiro trimestre e há pouco que pode ser feito além de tentar manter uma rotina de pré-cama, evitando a cafeína nas tardes, encontrando uma pausa e assegurando uma boa postura. Um pouco de ruído de fundo, como um ventilador ou música relaxante, pode ser útil. A sedação não é recomendada durante a gravidez e tomar pílulas para dormir pode ser arriscado, em vez disso tente uma bebida láctea antes da cama, experimente posições diferentes com a ajuda de travesseiros: deite-se de lado e apoie a parte superior da sua perna em um travesseiro. Tente mover o seu computador e o telefone móvel para fora do quarto, este deve ser um espaço calmo e sereno.
  • Você pode estar preocupada com as varizes nas pernas, a pressão do útero nos vasos sanguíneos da sua pelve não ajuda muito. Infelizmente, eles podem piorar antes de melhorarem. Algumas mulheres desenvolvem varizes na vulva, uma condição particularmente desconfortável, especialmente se está combinada com hemorroidas. Para isso, pode ser útil usar roupas íntimas em Lycra e tomar banhos. Evite ficar muito tempo de pé, controle seu ganho de peso e eleve suas pernas e pés sempre que puder. Geralmente, as varizes são aliviadas após o nascimento, embora algumas mulheres possam continuar experimentando-as.

As mudanças emocionais desta semana

  • Se você ainda estiver trabalhando, você pode sentir que está arrastando uma corrente. Está se tornando difícil se concentrar na agenda de outras pessoas, mesmo que este seja seu trabalho, você falha. Se você trabalha tempo integral, você pode considerar reduzir a rotina a meio tempo até que chegar a sua licença de maternidade. Pergunte ao seu chefe sobre trabalhar em casa ou fazer outro trabalho menos exigente durante as poucas semanas restantes. Um certificado do seu médico pode ser necessário se você estiver pensando em mudar para outros empregos.
  • Se você tem filhos para cuidar, não será fácil descansar. Se possível, tente agendar uma pausa à tarde e sincronize-a com a das crianças. Negocie com seu parceiro o cuidado das crianças para ter um tempo livre. A fadiga pode levar ao declínio emocional no lar.
  • Mantenha seu parceiro atualizado com o que você está sentindo. Você esteve grávida por um tempo e a emoção inicial pode ter diminuído um pouco. Durante as verificações pré-natais, fale com seu parceiro sobre o tipo de pai que você vê que pode ser. Seu relacionamento com o bebê é tão importante para ele quanto ele faz parte do processo desde a concepção.
  • Você tem problemas para manter-se focada? Se você está estudando, você sentirá que sua mente se move para qualquer outro lugar além de seus livros. Concentrar-se em uma tarefa pode exigir esforço mental quando você estiver no terceiro trimestre. Se você está procrastinando e você usa alguma desculpa para não fazer o que deveria, tente agendar seu tempo com a ajuda de um relógio. Defina a meta para se concentrar por uma hora e depois descanse por um tempo. Realmente funciona!

Mudanças do seu bebê esta semana

  • Seu bebê já mede cerca de 43 centímetros de sua coroa até seus pés e pesa aproximadamente 1,5 quilogramas. A partir de agora até as próximas semanas, seu bebê ganhará muito peso. Aproveite a sua refeição, coma qualquer coisa, mas com moderação, incluindo sobremesas ocasionais. Se você desejar um determinado alimento, ceda a eles. Se você não fizer isso, você não vai conseguir tirá-los da sua cabeça. Basta lembrar-se de evitar alimentos que possam conter Listeria.
  • Há mais gordura sob a pele do seu bebê e começa a ser mais redonda e menos quebradiça. As dobras soltas da pele do seu corpo estão sendo preenchidas por dentro, para no dia do nascimento sua pele ficar macia e até mesmo um pouco gorducha.
  • O cérebro do seu bebê cresceu e seu sistema nervoso está quase maduro. No nascimento, ele terá milhões de neurônios esperando a interação amorosa e a estimulação de seus pais para ajudar a formar as sinapses necessárias para uni-las. Não espere até que seu bebê nasça para começar a se comunicar com ele. Falar, cantar, massagear sua barriga e visualizar como seu bebê vai ser, ajudará a formar uma conexão emocional precoce. Pense em ter um diário de gravidez nas últimas semanas, isso se tornará em algo especial para lembrar e compartilhar com seu filho nos próximos anos.
  • Seu bebê pode estar de qualquer forma, de cabeça para baixo, para o lado e até mesmo através da barriga. A oportunidade de se mover livremente desaparecerá rapidamente, à medida que cresce e ocupa mais espaço no útero.
  • As unhas do seu bebê estão quase desenvolvidas. Alguns bebês precisam ter suas unhas cortadas nos primeiros dias após o nascimento, pois podem coçar seu rosto.

Sugestões para esta semana

  • Faça uma lista de perguntas para fazer ao médico quando você ir a sua consulta pré-parto. Ter "cérebro de gravidez" pode tornar o seu cérebro menos retentivo e esquecer coisas que pareciam muito importantes, pode fazer com que você se sinta frustrada e irritada consigo mesma. Em vez disso, anote as dúvidas que surgem à medida que aparecem. Nunca tenha vergonha de consultar com seu médico, muito provavelmente, suas perguntas já foram feitas um milhão de vezes.
  • Junte-se ao Fórum On-line Huggies e leia o máximo de informações possível sobre gravidez e o cuidado de seu novo bebê. Este é o momento de absorver conhecimentos e construir suas próprias filosofias iniciais sobre como você quer criar a seu bebê.
  • Comece a preparar o espaço do bebê organizando o berço, o carrinho, a tina e suas roupas. Embora ainda seja um pouco cedo para fazer isso, será muito agradável organizar essa pequena roupa. Certifique-se que os membros da família que têm a habilidades de tricô saibam que há um bebê no caminho. Ele precisará de alguns botins!

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado