A importância do ácido fólico

O consumo do ácido fólico é muito importante para você e para o desenvolvimento do seu bebê enquanto estiver na barriga. Além de trazer múltiplos benefícios mesmo que você ainda não esteja no período gestacional.

O ácido fólico é um dos elementos nutricionais mais importantes para seu bebê. É também conhecido como vitamina B9 e é encarregado de reduzir o risco de deficiências no cérebro e na coluna vertebral do seu bebê, chamados deficiências do tubo neural.

O que é tubo neural?

O tubo neural se converte no cérebro e na medula espinhal do bebê no primeiro mês de gestação, sendo este período o de maior risco para a formação de deficiências. Portanto, se possível, é recomendável aumentar a ingestão do ácido fólico dois meses antes da concepção.

Alimentos com ácido fólico

O ácido fólico pode ser encontrado em frutas, como o melão, melancia, morangos e laranjas. Também em todos os vegetais de folhas verdes escuras e grãos, como lentilhas e feijões.

No entanto, a quantidade geralmente ingerida em uma alimentação regular não chega a cobrir a quantidade que é necessária. Portanto, é aconselhável que você tome um suplemento multivitamínico como reforço, pois este será absorvido mais facilmente pelo seu corpo do que o ácido fólico presente nos alimentos.

O ácido fólico não é benéfico somente durante a gravidez, pois é um elemento importante na produção de glóbulos vermelhos, que previne doenças do coração. Estudos científicos recentes mostram que também diminui a aparição de câncer no colo do útero e no cólon. Outros efeitos benéficos são a prevenção de úlceras bucais, a melhoria da pele e o aumento do leite materno.

Se você esta planejando uma gravidez, visite seu médico para que ele indique um suplemento de ácido fólico adequado. Se já estiver grávida, é importante tomar todos os dias as doses adequadas e recomendadas.

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Semana 34: Compartilhando a alegria

É um bom momento para começar a informar-se sobre tudo o que se refere ao parto para tomar decisões conscientes e responsáveis sobre o nascimento do seu bebê.

Você pode deixar essa lista com alguém que se encarregue de avisar a todas as pessoas, assim, todos vão celebrar com você este momento tão especial da sua vida.

Seu corpo

  • Se esta difícil dormir uma noite inteira, experimente testar alguns conselhos simples: não tire sonecas à tarde, faça exercícios e mantenha-se bem hidratada. Além disso, evite o consumo de líquidos depois das 20 horas para não urinar com tanta frequência. Se não conseguir dormir, é melhor ler ou ver televisão e esperar que o sono volte.
  • Seu corpo suporta cada vez mais peso devido ao avanço da gravidez. Suas costas sofrem e isso provoca uma dor forte. Para isso, é recomendável um bom e relaxante banho de banheira.
  • Devido à pressão que o bebê exerce na sua pélvis, você tem a sensação de que ele desceu ainda mais.

Por outro lado, suas ansiedades e medos podem causar o aparecimento de dúvidas sobre o parto prematuro. Por isso, informe-se bem sobre quais são os sinais e sintomas deste parto:

  • Cólicas que se parecem às cólicas menstruais e que podem vir acompanhadas de diarreia, indigestão ou náuseas.
  • Um fluxo aquoso, de cor rosada ou café, acompanhada de um material mucoso.
  • Fluido amniótico saindo pela vagina.

Seu bebê

  • O bebê mede aproximadamente 43 cm e pesa ao redor de 2400g.
  • Ele se mexe bastante enquanto está acordado, mas, como os recém-nascidos, passa bastante tempo dormindo.
  • Os olhos do seu bebê agora ficam abertos enquanto ele está acordado e se fecham quando o pequeno dorme.
  • Seu sistema de imunidade está desenvolvendo defesas contra inúmeras doenças. Se for um menino, seus testículos já estão junto ao escroto.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

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