A pirâmide alimentar

Tanto para alimentar o seu bebê, como a vocês mesmos e aos demais filhos, é importante que sempre tenha em mente a pirâmide alimentar recomendada para a dieta diária. Uma alimentação saudável é a base de uma vida com saúde.

Comer em maior quantidade:

  • Pão e cereais (cereais integrais não processados e nem refinados, pão integral, arroz e massas). Estes alimentos fornecem ao organismo: hidratos de carbono complexos, energia, ferro e outros minerais, proteínas, vitaminas do complexo B, fibra e amidos. Podem ser encontrados em: pão ou tostadas, bolinhos, massas, biscoitos de água, cereais prontos para ser consumidos ou preparados em casa e arroz.
  • Frutas e vegetais. Acrescentam: energia, ferro, cálcio e outros minerais, vitamina C e outras vitaminas, açúcares e fibra. Podem ser encontrados em: vegetais ricos em amido como a batata, abóbora, cenoura, feijões, ervilhas e milho. Também em frutas e vegetais com alto conteúdo aquoso: tomate, aipo, abobrinha, couve de Bruxelas, espinafre, repolho, brócolis, couve-flor, alface, alfafa... E finalmente, leguminosas como feijões, ervilhas e lentilhas

Comer com moderação:

  • Carne magra, porco, frango, peixe, ovos, nozes de todos os tipos (não se deve dar nozes inteiras a crianças menores de 5 anos e nem moídas a nenhum bebê antes dos 12 meses), leite, queijo iogurte e tofu (queijo de leite de soja).
  • Estes alimentos fornecem: gorduras, energia, proteínas, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitaminas C, D e E, cálcio, ferro e zinco.

    Comer o menos possível:


  • Manteiga, margarina, azeites e açúcar. Fornecem vitaminas A e D, e energia.

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Semana 34: Compartilhando a alegria

É um bom momento para começar a informar-se sobre tudo o que se refere ao parto para tomar decisões conscientes e responsáveis sobre o nascimento do seu bebê.

Você pode deixar essa lista com alguém que se encarregue de avisar a todas as pessoas, assim, todos vão celebrar com você este momento tão especial da sua vida.

Seu corpo

  • Se esta difícil dormir uma noite inteira, experimente testar alguns conselhos simples: não tire sonecas à tarde, faça exercícios e mantenha-se bem hidratada. Além disso, evite o consumo de líquidos depois das 20 horas para não urinar com tanta frequência. Se não conseguir dormir, é melhor ler ou ver televisão e esperar que o sono volte.
  • Seu corpo suporta cada vez mais peso devido ao avanço da gravidez. Suas costas sofrem e isso provoca uma dor forte. Para isso, é recomendável um bom e relaxante banho de banheira.
  • Devido à pressão que o bebê exerce na sua pélvis, você tem a sensação de que ele desceu ainda mais.

Por outro lado, suas ansiedades e medos podem causar o aparecimento de dúvidas sobre o parto prematuro. Por isso, informe-se bem sobre quais são os sinais e sintomas deste parto:

  • Cólicas que se parecem às cólicas menstruais e que podem vir acompanhadas de diarreia, indigestão ou náuseas.
  • Um fluxo aquoso, de cor rosada ou café, acompanhada de um material mucoso.
  • Fluido amniótico saindo pela vagina.

Seu bebê

  • O bebê mede aproximadamente 43 cm e pesa ao redor de 2400g.
  • Ele se mexe bastante enquanto está acordado, mas, como os recém-nascidos, passa bastante tempo dormindo.
  • Os olhos do seu bebê agora ficam abertos enquanto ele está acordado e se fecham quando o pequeno dorme.
  • Seu sistema de imunidade está desenvolvendo defesas contra inúmeras doenças. Se for um menino, seus testículos já estão junto ao escroto.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

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