A pirâmide alimentar

Tanto para alimentar o seu bebê, como a vocês mesmos e aos demais filhos, é importante que sempre tenha em mente a pirâmide alimentar recomendada para a dieta diária. Uma alimentação saudável é a base de uma vida com saúde.

Comer em maior quantidade:

  • Pão e cereais (cereais integrais não processados e nem refinados, pão integral, arroz e massas). Estes alimentos fornecem ao organismo: hidratos de carbono complexos, energia, ferro e outros minerais, proteínas, vitaminas do complexo B, fibra e amidos. Podem ser encontrados em: pão ou tostadas, bolinhos, massas, biscoitos de água, cereais prontos para ser consumidos ou preparados em casa e arroz.
  • Frutas e vegetais. Acrescentam: energia, ferro, cálcio e outros minerais, vitamina C e outras vitaminas, açúcares e fibra. Podem ser encontrados em: vegetais ricos em amido como a batata, abóbora, cenoura, feijões, ervilhas e milho. Também em frutas e vegetais com alto conteúdo aquoso: tomate, aipo, abobrinha, couve de Bruxelas, espinafre, repolho, brócolis, couve-flor, alface, alfafa... E finalmente, leguminosas como feijões, ervilhas e lentilhas

Comer com moderação:

  • Carne magra, porco, frango, peixe, ovos, nozes de todos os tipos (não se deve dar nozes inteiras a crianças menores de 5 anos e nem moídas a nenhum bebê antes dos 12 meses), leite, queijo iogurte e tofu (queijo de leite de soja).
  • Estes alimentos fornecem: gorduras, energia, proteínas, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitaminas C, D e E, cálcio, ferro e zinco.

    Comer o menos possível:


  • Manteiga, margarina, azeites e açúcar. Fornecem vitaminas A e D, e energia.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado