A síndrome de Turner

A síndrome de Turner é uma situação excepcional que se produz em gêmeos idênticos de sexos diferentes. Trata-se de um transtorno genético que acontece nas meninas e que causa baixa estatura e que sua maturidade sexual não seja alcançada na idade adulta.

Se produz em caso de que um dos irmãos possua o número completo de cromossomos, incluindo o par de cromossomos sexuais masculinos (XY) ou femininos (XX), fazendo com que o outro bebê tenha somente 45 cromossomos em lugar de 46. Nesses casos, falta o cromossomo Y, ou um dos cromossomos X.

Quando isso acontece, esse embrião conta somente com um cromossomo sexual, que é feminino (X). Seu portador evolui como uma menina, ainda que o outro gêmeo seja um menino, mas, como lhe falta o outro cromossomo X para completar o par de cromossomos sexuais, não terá capacidade de ter filhos.

Esse distúrbio afeta uma em cada 2.500 meninas recém-nascidas.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado