Alimentação e peso durante a gravide de múltiplos

Se você está esperando dois bebês ou mais, é importante que se preocupe, principalmente, com a sua alimentação e nutrição durante a gravidez. Ao longo da gravidez de múltiplos, é necessário e recomendável um maior ganho de peso do que na gestação de somente um bebê.

A Universidade Estadunidense de Obstetras e Ginecologistas (American College of Obstetricians and Gynecologists) recomenda um aumento entre 14 e 22 kg em uma gravidez de gêmeos. Para a mamãe de trigêmeos, recomenda-se um aumento de peso entre 22 e 27 kg, mas, obviamente, isso sempre depende do peso de cada mulher, e, nesse sentido, seu médico tem a última palavra.

Você necessita ingerir mais calorias, proteínas e outros nutrientes, e é recomendável que incremente seu consumo de calorias. Alguns médicos aconselham que a grávida de gêmeos consuma diariamente 300 calorias a mais do que uma grávida que espera só um bebê.

O controle do seu peso é fundamental. O aumento excessivo pode indicar retenção de líquido e o pouco aumento pode representar a possibilidade de que seus bebês não estejam crescendo o suficiente.

Alguns estudos concluem que o aumento de peso adequado na primeira etapa da gestação contribui para o desenvolvimento da placenta e favorece a chegada dos nutrientes ao bebê. Além disso, as gravidezes de múltiplos são mais curtas do que as de somente um bebê, e por essa razão é muito importante o aumento de peso correto desde o começo.

Além disso, é importante que você ingira a quantidade necessária de líquidos. O risco de parto prematuro aumenta quando a mãe está desidratada.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado