Anormalidades do útero

É o encarregado de acolher seu bebê. Será onde ele vai viver e se desenvolver durante nove meses

O útero se encontra entre sua bexiga e o reto, é um órgão muscular que mede aproximadamente 7 cm, com formato similar a uma pêra. É formado a partir da união de duas partes ainda antes de você nascer. No entanto, às vezes, não chega a se completar e são produzidas anormalidades congênitas deste órgão. Geralmente, se pode viver com elas e nem se dar conta.

Abaixo te apresentamos algumas delas e suas principais características:

  • O caso mais frequente é do útero bicorno. Neste caso, a forma de pêra muda para a forma de coração, com um dos extremos superiores maiores.
  • Também há o útero unicorno, que tem a metade do tamanho habitual, contando com somente uma trompa de Falópio.
  • Um caso muito pouco frequente é o do útero duplo. Neste caso, uma parede de tecido chamada septo divide o útero, criando duas cavidades inferiores.

Estas anormalidades podem causar problemas em sua fertilidade, mas em sua maioria não impedem a concepção, ainda que te dificultem a tarefa.

Como afeta a gravidez?

A respeito da gravidez, sua principal influência no desenvolvimento de bebê é que ele não terá espaço suficiente. Por este motivo, os partos prematuros são mais prováveis, pois chega um momento em que o bebê não tem mais espaço para crescer. Também é provável que próximo à data do parto, o bebê continue sentado dentro da barriga, o que torna a cesárea necessária.

Em caso de dúvidas, o melhor é consultar seu médico. Por meio de um estudo poderá examinar seu útero e trompas e determinar se há alguma anormalidade. Geralmente é realizado por meio de ultrassonografias ou também uma laparoscopia.

Se o seu caso for um dos citados anteriormente, é muito importante que, para cuidar de sua saúde e da do bebê, você vá às consultas frequentemente: seu obstetra vai realizar um check-up constante em ambos. Fique tranquila, esclareça todas as suas dúvidas e mantenha-o informado sobre qualquer mudança.

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Alimentos para evitar durante a gravidez

Durante a gravidez, existem várias razões para ter um cuidado extra com o que você come - é importante saber quais são os alimentos seguros e quais devem ser evitados. Alguns alimentos contêm toxinas que podem afetar o seu bebê, outros contêm bactérias que podem enfraquecer seu sistema imunológico e causar danos ao feto. Certifique-se de que a maioria dos alimentos que você come sejam cozidos e, ao escolher uma receita, seja seletiva sobre o que você come para proteger a seu bebê contra bactérias nocivas e danos durante o desenvolvimento.

 

 

Alimentos para evitar durante a gravidez



Durante a gravidez, existem várias razões para ter um cuidado extra com o que você come - é importante saber quais são os alimentos seguros e quais devem ser evitados. Alguns alimentos contêm toxinas que podem provocar defeitos em seu bebê, outros contêm bactérias transmitidas que podem enfraquecer seu sistema imunológico e causar danos ao feto. Certifique-se de que a maioria dos alimentos que você come sejam cozidos e, ao escolher uma receita, seja seletiva sobre o que você come para proteger a seu bebê contra bactérias nocivas e danos durante o desenvolvimento.

Outro ponto importante a lembrar ao selecionar o que comer é o valor nutricional dos alimentos com os quais você está alimentando a seu bebê. É crucial obter vitaminas e minerais suficientes em sua dieta durante a gravidez, como ácido fólico, ferro, vitamina C e vitamina A, entre outros.

Há muitos alimentos que você deve evitar quando estiver grávida. A maioria dos médicos aconselha as mulheres grávidas evitar certos peixes, carnes crus, ovos crus, queijos maduros, brotos, patê, vegetais não lavados e outros alimentos discutidos abaixo:

Peixes

Alguns peixes, como tubarão, marlin, atum rabilho, laranja e peixe-espada, contêm grandes quantidades de mercúrio que se acumulam no seu tecido adiposo. As mulheres grávidas devem evitar comer grandes quantidades para evitar danos neurológicos em seu bebê. Seu bebê está em crescimento e tem um sistema nervoso sensível e, embora não seja claro quantos mariscos você teria que comer para experimentar efeitos prejudiciais, é melhor evitá-los. Outros alimentos crus que as mulheres devem evitar são as ostras e o sushi.

Ovos crus

Talvez comer ovos crus nunca tenha passado por sua mente, mas alguns alimentos os têm e podem ser uma fonte de salmonela. Os alimentos que contêm ovos crus incluem maionese, saladas Cesar, gemada, creme holandês e alguns ingredientes batidos como os usados no pudim. Para reduzir o risco de salmonela, lembre-se de cozinhar ovos antes de comera-los em qualquer refeição.

Frango cru

O frango cru deve ser evitado em todo momento, mas mais durante a gravidez. Comer ou entrar em contato com superfícies que tiveram frango cru pode transmitir salmonela, até mesmo o frango da noite anterior deve ser aquecido ou cozido novamente para destruir qualquer vestígio.

Queijos maduros

Os queijos maduros, como queijo azul, feta, brie, camembert, cottage, ricotta, queijos latino-americanos amassados e qualquer leite não pasteurizado ou lácteos não pasteurizados devem ser evitados, pois podem conter a bactéria Listeria. Esta bactéria é prejudicial para o seu bebê e deve ser evitada. Enquanto adultos com Listeria muitas vezes não apresentam sintomas, pode causar complicações fatais para o feto ou o recém-nascido. A listeriose é conhecida por desencadear abortos espontâneos, partos prematuros e envenenamento do sangue. É melhor evitar esse tipo de alimentos quando estiver grávida e consumir somente após o nascimento.

Frutas e vegetais

Ao comprar frutas e vegetais, assegure-se de lavá-los para remover pesticidas e bactérias nocivas. Os vegetais não lavados podem transmitir toxoplasmose, um parasita que contamina o solo. Evite também completamente qualquer fruta e / ou vegetais mofados.

Outros alimentos a evitar quando estiver grávida

Além dos alimentos mencionados acima, as mulheres devem evitar brotos crus, pois alguns resultaram em incidentes de surtos de salmonela. O sorvete de máquina e muitos alimentos enchidos podem conter Listeria, por isso é importante evitá-los e, se possível, minimizar o contato com essas bactérias. Outro alimento a evitar durante a gravidez e amamentação é o amendoim, pois isso pode aumentar as chances de desenvolver alergias. Os amendoins têm um tipo de mofo chamado afla toxina que pode ser potencialmente perigoso para o seu bebê.

Aditivos alimentares

Muitos alimentos são preenchidos com aditivos e conservantes, pelo qual é recomendável selecionar cuidadosamente os alimentos embalados. Os aditivos a serem evitados são MSG (glutamato monossódico) que podem causar desconforto no estômago e dores de cabeça. Evite também cores artificiais, especialmente azul 1, azul 2, verde 3, vermelho 3 e amarelo 6 e sacarina.

Vitaminas

Quando uma mulher está grávida, seu corpo requer diferentes quantidades de vitaminas para sustentar o crescimento do feto. A gravidez faz que o corpo da mulher experimente mudanças hormonais drásticas que agregam muito estresse. Portanto, você deve verificar quais são os tipos de vitaminas que você precisa. O seu médico pode recomendar suplementos pré-natais seguros e eficazes que podem fornecer vitaminas suficientes para garantir um desenvolvimento fetal saudável. Claro, obter esses nutrientes dos alimentos sempre será a melhor opção.

Tenha em mente

Os alimentos para evitar quando você está grávida são realmente muitos, por isso é muito importante que você mantenha em sua cabeça uma lista daqueles que você deve evitar para garantir o desenvolvimento saudável do seu bebê. Não é importante apenas manter uma dieta saudável, mas também manter seu peso controlado. Portanto, comer saudável é a principal prioridade e não fazer dieta para minimizar o ganho de peso.

Outra coisa que você deve ter em mente é que, se você vai comer fora, deve se certificar de que a comida que lhe serviam esteja morna, não quente ou fria. Também tente evitar muita comida rápida, pois geralmente é rica em açúcares e gorduras saturadas.

Limite a ingestão de cafeína e renuncie ao álcool (é apenas por um tempo), porque não existe um nível seguro para seu consumo durante a gravidez. O consumo de álcool durante a gravidez foi associado com baixo coeficiente intelectual em lactentes, baixo peso ao nascer e malformações. O álcool também interrompe a absorção de ácido fólico e ferro e reduz o cálcio nos ossos.

A regra número um para lembrar é: comer somente quando você estiver com fome. Tente não se preocupar com o seu apetite mutável, basta levar em conta os alimentos anteriores para evitar e tentar ganhar peso à taxa recomendada pelo seu médico. Não hesite em monitorar-se.

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