Como dormir quando você está grávida?

Ter uma boa noite de sono durante a gravidez pode ser difícil, pois seu corpo trabalha para formar a seu bebê e se prepara para o parto. Descansar o suficiente é uma parte essencial da gravidez, no entanto, parece estranho que, quando o seu corpo mais o necessita, o sono não aparece. Além disso, tentar encontrar uma posição ideal para dormir e ajustar-se as mudanças de cada trimestre pode ser um desafio.

Como dormir quando você está grávida?

Ter uma boa noite de sono durante a gravidez pode ser difícil, pois seu corpo trabalha para formar a seu bebê e se prepara para o parto. Descansar o suficiente é uma parte essencial da gravidez, no entanto, parece estranho que, quando o seu corpo mais o necessita, o sono não aparece. Além disso, tentar encontrar uma posição ideal para dormir e ajustar-se as mudanças de cada trimestre pode ser um desafio.

Mudanças no seu padrão de sono

Durante o primeiro trimestre de sua gravidez, você pode achar que está dormindo mais do que o habitual, é assim que seu corpo trabalha para nutrir a seu bebê. No entanto, isso não implica que você tenha uma boa noite de sono, porque a pressão em sua bexiga, derivada de um útero em crescimento, faz que você faça inúmeras viagens ao banheiro durante a noite.

O segundo trimestre é um bom momento para estabelecer uma rotina de sono, pois a náusea e a fadiga podem ter diminuído, então tente ir para a cama e levantar-se ao mesmo tempo todos os dias, isso irá ajudá-la a definir um padrão e a preparar-se para o terceiro trimestre.

A maioria das mulheres gravidas acham que elas têm mais problemas para obter sono ininterrupto durante os estágios posteriores a gravidez. A medida que o feto aumenta de tamanho, muitas vezes é mais difícil encontrar uma posição de sono confortável.

Muitas mulheres grávidas relatam sonhar acordadas, especialmente no último trimestre. Isso pode ser atribuído as mudanças hormonais, que são completamente normais e podem refletir suas preocupações sobre como lidar com sua nova vida.

Embora seja comum que as mulheres grávidas tenhamm o sono interrompido à noite, há várias maneiras de minimizar o sono habitual.

Posições para dormir mais confortável durante a gravidez

  • Tente adotar o hábito de dormir em seu lado esquerdo com os joelhos dobrados. Há alguns profissionais da área de medicina acreditam que é melhor evitar deitar-se no lado direito durante a gravidez porque, neste lado do corpo, há uma veia muito importante chamada veia cava, responsável pelo retorno do sangue ao coração e a pressão sobre ela pode reduzir o fluxo de sangue e causar tonturas.
  • Use travesseiros para encontrar posições confortáveis para dormir. Tente usar um travesseiro para apoiar a parte superior da perna e um cobertor enrolado para apoiar o seu abdômen e aliviar a pressão na parte inferior das costas.
  • Quando você acordar, lembre-se de rolar para seu lado da cama e empurrar com os braços para evitar a pressão adicional sobre seus músculos abdominais, que já se dilataram.

Maneiras de obter uma noite melhor

Geralmente, saber o que mais afeta seu sonho permite que você trabalhe para reduzir isso. Realizar um processo gradual, em vez de mudar todos os elementos de sua gravidez ao mesmo tempo, pode permitir que seu corpo se adapte a um padrão de sono diferente, levando em consideração que ele muda a cada trimestre.

  • Seu bebê pode ser particularmente ativo durante a noite quando você está se acomodando para repousar. Isto está relacionado com a dimunuição das suas atividades do dia e quando você está deitada, seu bebê pode esticar-se e se mover mais. Faça massagens suaves na sua barriga e aproveite o movimento. Respire profundamente e deixe a sua mente descansar.
  • Você pode começar a sofrer de "transpiração noturna". Mantenha um pano úmido e fresco ao lado da sua cama e limpe o suor quando isso acontecer.
  • Tente estabelecer uma rotina de relaxamento após um dia agitado. Introduza ioga, meditação ou outras técnicas de relaxamento em seu estilo de vida para ajudá-la a descansar.
  • Evite exercícios extenuantes perto da hora de dormir. Em vez disso, tente relaxar-se com um banho quente ou um livro.
  • Sua insônia pode estar relacionada a sua mente que está trabalhando horas extras, planejando tudo o que você precisa fazer antes do nascimento do seu bebê. Mantenha um caderno e lápis ao lado de sua cama, escreva seus pensamentos, deite-se e descanse.
  • Não tome quaisquer pílulas para dormir, naturais ou medicinais, pois podem ter um efeito adverso sobre o seu bebê.
  • Antes de tomar ervas você deve consultar com um médico. Os seguintes chás são considerados seguros de tomar durante a gravidez: cascas de citros, gengibre, bálsamo de limão, casca de laranja e roseiras, no entanto, todos os chás e infusões devem ser tomados com algum cuidado e moderação. Uma maneira ideal de relaxar-se é tomar uma xícara de leite quente com mel antes de dormir.
  • Reduza o consumo de bebidas com cafeína como café ou chá e limite a ingestão à manhã ou à tarde. Para mais informações, veja a dieta da gravidez.
  • Se você tem problemas de azia, tente não comer em abundância antes de ir para a cama, por outro lado, coma pequenas quantidades várias vezes ao dia.
  • Se você não conseguiu dormir à noite, tente tirar cochilos durante o dia para recuperar o sono perdido.

Sem dúvida, haverá noites em que você não conseguirá dormi muito bem, mas em vez de se preocupar em não descansar o suficiente, tente gastar algum tempo em algo que você goste como ler um livro, ouvir música ou responder aos e-mails.

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Semana 34: Compartilhando a alegria

É um bom momento para começar a informar-se sobre tudo o que se refere ao parto para tomar decisões conscientes e responsáveis sobre o nascimento do seu bebê.

Você pode deixar essa lista com alguém que se encarregue de avisar a todas as pessoas, assim, todos vão celebrar com você este momento tão especial da sua vida.

Seu corpo

  • Se esta difícil dormir uma noite inteira, experimente testar alguns conselhos simples: não tire sonecas à tarde, faça exercícios e mantenha-se bem hidratada. Além disso, evite o consumo de líquidos depois das 20 horas para não urinar com tanta frequência. Se não conseguir dormir, é melhor ler ou ver televisão e esperar que o sono volte.
  • Seu corpo suporta cada vez mais peso devido ao avanço da gravidez. Suas costas sofrem e isso provoca uma dor forte. Para isso, é recomendável um bom e relaxante banho de banheira.
  • Devido à pressão que o bebê exerce na sua pélvis, você tem a sensação de que ele desceu ainda mais.

Por outro lado, suas ansiedades e medos podem causar o aparecimento de dúvidas sobre o parto prematuro. Por isso, informe-se bem sobre quais são os sinais e sintomas deste parto:

  • Cólicas que se parecem às cólicas menstruais e que podem vir acompanhadas de diarreia, indigestão ou náuseas.
  • Um fluxo aquoso, de cor rosada ou café, acompanhada de um material mucoso.
  • Fluido amniótico saindo pela vagina.

Seu bebê

  • O bebê mede aproximadamente 43 cm e pesa ao redor de 2400g.
  • Ele se mexe bastante enquanto está acordado, mas, como os recém-nascidos, passa bastante tempo dormindo.
  • Os olhos do seu bebê agora ficam abertos enquanto ele está acordado e se fecham quando o pequeno dorme.
  • Seu sistema de imunidade está desenvolvendo defesas contra inúmeras doenças. Se for um menino, seus testículos já estão junto ao escroto.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

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