Como dormir quando você está grávida?

Como dormir quando você está grávida?

Ter uma boa noite de sono durante a gravidez pode ser difícil, pois seu corpo trabalha para formar a seu bebê e se prepara para o parto. Descansar o suficiente é uma parte essencial da gravidez, no entanto, parece estranho que, quando o seu corpo mais o necessita, o sono não aparece. Além disso, tentar encontrar uma posição ideal para dormir e ajustar-se as mudanças de cada trimestre pode ser um desafio.

Como dormir quando você está grávida?

Ter uma boa noite de sono durante a gravidez pode ser difícil, pois seu corpo trabalha para formar a seu bebê e se prepara para o parto. Descansar o suficiente é uma parte essencial da gravidez, no entanto, parece estranho que, quando o seu corpo mais o necessita, o sono não aparece. Além disso, tentar encontrar uma posição ideal para dormir e ajustar-se as mudanças de cada trimestre pode ser um desafio.

Mudanças no seu padrão de sono

Durante o primeiro trimestre de sua gravidez, você pode achar que está dormindo mais do que o habitual, é assim que seu corpo trabalha para nutrir a seu bebê. No entanto, isso não implica que você tenha uma boa noite de sono, porque a pressão em sua bexiga, derivada de um útero em crescimento, faz que você faça inúmeras viagens ao banheiro durante a noite.

O segundo trimestre é um bom momento para estabelecer uma rotina de sono, pois a náusea e a fadiga podem ter diminuído, então tente ir para a cama e levantar-se ao mesmo tempo todos os dias, isso irá ajudá-la a definir um padrão e a preparar-se para o terceiro trimestre.

A maioria das mulheres gravidas acham que elas têm mais problemas para obter sono ininterrupto durante os estágios posteriores a gravidez. A medida que o feto aumenta de tamanho, muitas vezes é mais difícil encontrar uma posição de sono confortável.

Muitas mulheres grávidas relatam sonhar acordadas, especialmente no último trimestre. Isso pode ser atribuído as mudanças hormonais, que são completamente normais e podem refletir suas preocupações sobre como lidar com sua nova vida.

Embora seja comum que as mulheres grávidas tenhamm o sono interrompido à noite, há várias maneiras de minimizar o sono habitual.

Posições para dormir mais confortável durante a gravidez

  • Tente adotar o hábito de dormir em seu lado esquerdo com os joelhos dobrados. Há alguns profissionais da área de medicina acreditam que é melhor evitar deitar-se no lado direito durante a gravidez porque, neste lado do corpo, há uma veia muito importante chamada veia cava, responsável pelo retorno do sangue ao coração e a pressão sobre ela pode reduzir o fluxo de sangue e causar tonturas.
  • Use travesseiros para encontrar posições confortáveis para dormir. Tente usar um travesseiro para apoiar a parte superior da perna e um cobertor enrolado para apoiar o seu abdômen e aliviar a pressão na parte inferior das costas.
  • Quando você acordar, lembre-se de rolar para seu lado da cama e empurrar com os braços para evitar a pressão adicional sobre seus músculos abdominais, que já se dilataram.

Maneiras de obter uma noite melhor

Geralmente, saber o que mais afeta seu sonho permite que você trabalhe para reduzir isso. Realizar um processo gradual, em vez de mudar todos os elementos de sua gravidez ao mesmo tempo, pode permitir que seu corpo se adapte a um padrão de sono diferente, levando em consideração que ele muda a cada trimestre.

  • Seu bebê pode ser particularmente ativo durante a noite quando você está se acomodando para repousar. Isto está relacionado com a dimunuição das suas atividades do dia e quando você está deitada, seu bebê pode esticar-se e se mover mais. Faça massagens suaves na sua barriga e aproveite o movimento. Respire profundamente e deixe a sua mente descansar.
  • Você pode começar a sofrer de "transpiração noturna". Mantenha um pano úmido e fresco ao lado da sua cama e limpe o suor quando isso acontecer.
  • Tente estabelecer uma rotina de relaxamento após um dia agitado. Introduza ioga, meditação ou outras técnicas de relaxamento em seu estilo de vida para ajudá-la a descansar.
  • Evite exercícios extenuantes perto da hora de dormir. Em vez disso, tente relaxar-se com um banho quente ou um livro.
  • Sua insônia pode estar relacionada a sua mente que está trabalhando horas extras, planejando tudo o que você precisa fazer antes do nascimento do seu bebê. Mantenha um caderno e lápis ao lado de sua cama, escreva seus pensamentos, deite-se e descanse.
  • Não tome quaisquer pílulas para dormir, naturais ou medicinais, pois podem ter um efeito adverso sobre o seu bebê.
  • Antes de tomar ervas você deve consultar com um médico. Os seguintes chás são considerados seguros de tomar durante a gravidez: cascas de citros, gengibre, bálsamo de limão, casca de laranja e roseiras, no entanto, todos os chás e infusões devem ser tomados com algum cuidado e moderação. Uma maneira ideal de relaxar-se é tomar uma xícara de leite quente com mel antes de dormir.
  • Reduza o consumo de bebidas com cafeína como café ou chá e limite a ingestão à manhã ou à tarde. Para mais informações, veja a dieta da gravidez.
  • Se você tem problemas de azia, tente não comer em abundância antes de ir para a cama, por outro lado, coma pequenas quantidades várias vezes ao dia.
  • Se você não conseguiu dormir à noite, tente tirar cochilos durante o dia para recuperar o sono perdido.

Sem dúvida, haverá noites em que você não conseguirá dormi muito bem, mas em vez de se preocupar em não descansar o suficiente, tente gastar algum tempo em algo que você goste como ler um livro, ouvir música ou responder aos e-mails.

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Semana 41

Nesta semana você provavelmente vai sentir que tudo te irrita, até sua própria sombra e está esperando ansiosamente o dia "D". Embora o tempo de nascimento tenha vindo e ido, não sinta que você está passando pela gravidez mais longa da humanidade, menos de 5% das mulheres têm seu bebê na data prevista. Isso ocorre porque geralmente há dúvidas quanto à data exata em que o bebê foi concebido. Alguns bebês simplesmente demoram um pouco mais do que outros para "estarem prontos". Mesmo se você não sentir isso agora, sua gravidez terminará mais ou menos na semana que vem.

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Quando isso vai acabar?

Você pode ter discutido com seu médico sobre a possibilidade de induzir o parto esta semana, mas normalmente deve haver uma série de coisas a ser consideradas para que isso seja feito, incluindo o seu próprio bem e o bem-estar do seu bebê. Algumas mulheres estão tão sobrecarregadas com a excitação de estarem na semana 41 que é necessário induzir o parto, elas estão tão ansiosas que o estresse da espera pelo parto não é considerado bom para sua saúde mental e, portanto, é melhor iniciar o procedimento. Outras mulheres têm um estado de tranquilidade de "esperar e ver". Em suma, cada mulher tem sua própria maneira de lidar com os atrasos da gravidez.

As mudanças físicas desta semana

  • Na semana 41, seus exames pré-natais incluem a proposta de datas específicas ou a validação das datas propostas anteriormente. É possível que o médico te peça para fazer alguns CTG (Cardiotocografias) ou talvez um ultrassom. Eles podem medir a quantidade de líquido amniótico que envolve seu bebê, bem como seu tamanho e colocação na placenta.
  • É possível que o médico peça para você manter um registro do movimento e atividade do seu bebê durante esta semana, se houver uma mudança significativa ou seus movimentos diminuírem, você deve ir ao hospital.
  • Esta semana, você pode sentir pressão sobre o colo uterino, será uma sensação difícil de descrever, semelhante à dor de um teste de Papanicolau, e pode ir e vir, dependendo de quanta pressão exerce a cabeça do bebê. Além disso, seu colo uterino está amadurecendo agora, o que significa que está ficando mais fino e preparando-se para se dilatar. Durante o trabalho de parto, seu colo uterino deve dilatar-se 10 centímetros para permitir que a cabeça e o corpo do bebê saiam.
  • Você pode sentir um aumento de corrimento à medida que as células do colo uterino produzem uma substância branca e aquosa, algumas mulheres também produzem mucosa durante esta semana e, embora este não seja um verdadeiro sinal do parto, isso significa que algo está acontecendo.

As mudanças emocionais desta semana

  • Cada cãibra e cada dor pode ser um sinal de que chegou a hora e a espera acabou, ir para cama não permitirá que você descanse e você vai se perguntar se você vai acordar no meio da noite com a dor das contrações. Manter a calma na semana 41 é bastante difícil e parece impossível fazer planos, você sentirá que toda a sua vida depende de um grande evento.
  • Você tem todo o direito de se sentir frustrada, emocionada, ansiosa, exausta, inquieta, assustada, desconfortável e inquieta. Tente descansar, se quiser, e faça trabalhos simples que não exijam muita energia.
  • Tente consumir seu tempo com algum livro ou série, procure atividades que ajudem o tempo a passar mais rápido e a limpar a mente. Visite seus amigos, ou melhor, ainda, peça para que eles te visitem. Faça algo pela manhã e descanse um pouco à tarde, separe as atividades ao longo do dia.
  • Tente se imaginar no parto, imagine que está sendo forte e que está fazendo tudo o que seu corpo precisa para permitir que seu bebê nasça. Confie em seus médicos e tenha em mente a importância da sua saúde e a de seu bebê, isso deve ser o mais importante para todos.
  • Você pode ter visões ou sonhos estranhos sobre seu bebê esta semana, você pode sonhar que você já teve seu bebê ou que seu sexo não é o que você queria. Você pode se sentir mais cansada do que quando você foi dormir, sua imaginação pode voar quando há uma demora.

Mudanças do seu bebê esta semana

  • Você pode sentir que seu bebê está literalmente prestes a sair, especialmente se você já teve filhos. Tomara fosse tão simples. Seu bebê amadureceu, mas ainda não está pronto para sair.
  • Seu bebê já está bem desenvolvido e está mais do que pronto para respirar, comer, digerir, chorar e fazer todas as suas necessidades, caso ele decida chegar esta semana.

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