Como dormir quando você está grávida?

Ter uma boa noite de sono durante a gravidez pode ser difícil, pois seu corpo trabalha para formar a seu bebê e se prepara para o parto. Descansar o suficiente é uma parte essencial da gravidez, no entanto, parece estranho que, quando o seu corpo mais o necessita, o sono não aparece. Além disso, tentar encontrar uma posição ideal para dormir e ajustar-se as mudanças de cada trimestre pode ser um desafio.

Como dormir quando você está grávida?

Ter uma boa noite de sono durante a gravidez pode ser difícil, pois seu corpo trabalha para formar a seu bebê e se prepara para o parto. Descansar o suficiente é uma parte essencial da gravidez, no entanto, parece estranho que, quando o seu corpo mais o necessita, o sono não aparece. Além disso, tentar encontrar uma posição ideal para dormir e ajustar-se as mudanças de cada trimestre pode ser um desafio.

Mudanças no seu padrão de sono

Durante o primeiro trimestre de sua gravidez, você pode achar que está dormindo mais do que o habitual, é assim que seu corpo trabalha para nutrir a seu bebê. No entanto, isso não implica que você tenha uma boa noite de sono, porque a pressão em sua bexiga, derivada de um útero em crescimento, faz que você faça inúmeras viagens ao banheiro durante a noite.

O segundo trimestre é um bom momento para estabelecer uma rotina de sono, pois a náusea e a fadiga podem ter diminuído, então tente ir para a cama e levantar-se ao mesmo tempo todos os dias, isso irá ajudá-la a definir um padrão e a preparar-se para o terceiro trimestre.

A maioria das mulheres gravidas acham que elas têm mais problemas para obter sono ininterrupto durante os estágios posteriores a gravidez. A medida que o feto aumenta de tamanho, muitas vezes é mais difícil encontrar uma posição de sono confortável.

Muitas mulheres grávidas relatam sonhar acordadas, especialmente no último trimestre. Isso pode ser atribuído as mudanças hormonais, que são completamente normais e podem refletir suas preocupações sobre como lidar com sua nova vida.

Embora seja comum que as mulheres grávidas tenhamm o sono interrompido à noite, há várias maneiras de minimizar o sono habitual.

Posições para dormir mais confortável durante a gravidez

  • Tente adotar o hábito de dormir em seu lado esquerdo com os joelhos dobrados. Há alguns profissionais da área de medicina acreditam que é melhor evitar deitar-se no lado direito durante a gravidez porque, neste lado do corpo, há uma veia muito importante chamada veia cava, responsável pelo retorno do sangue ao coração e a pressão sobre ela pode reduzir o fluxo de sangue e causar tonturas.
  • Use travesseiros para encontrar posições confortáveis para dormir. Tente usar um travesseiro para apoiar a parte superior da perna e um cobertor enrolado para apoiar o seu abdômen e aliviar a pressão na parte inferior das costas.
  • Quando você acordar, lembre-se de rolar para seu lado da cama e empurrar com os braços para evitar a pressão adicional sobre seus músculos abdominais, que já se dilataram.

Maneiras de obter uma noite melhor

Geralmente, saber o que mais afeta seu sonho permite que você trabalhe para reduzir isso. Realizar um processo gradual, em vez de mudar todos os elementos de sua gravidez ao mesmo tempo, pode permitir que seu corpo se adapte a um padrão de sono diferente, levando em consideração que ele muda a cada trimestre.

  • Seu bebê pode ser particularmente ativo durante a noite quando você está se acomodando para repousar. Isto está relacionado com a dimunuição das suas atividades do dia e quando você está deitada, seu bebê pode esticar-se e se mover mais. Faça massagens suaves na sua barriga e aproveite o movimento. Respire profundamente e deixe a sua mente descansar.
  • Você pode começar a sofrer de "transpiração noturna". Mantenha um pano úmido e fresco ao lado da sua cama e limpe o suor quando isso acontecer.
  • Tente estabelecer uma rotina de relaxamento após um dia agitado. Introduza ioga, meditação ou outras técnicas de relaxamento em seu estilo de vida para ajudá-la a descansar.
  • Evite exercícios extenuantes perto da hora de dormir. Em vez disso, tente relaxar-se com um banho quente ou um livro.
  • Sua insônia pode estar relacionada a sua mente que está trabalhando horas extras, planejando tudo o que você precisa fazer antes do nascimento do seu bebê. Mantenha um caderno e lápis ao lado de sua cama, escreva seus pensamentos, deite-se e descanse.
  • Não tome quaisquer pílulas para dormir, naturais ou medicinais, pois podem ter um efeito adverso sobre o seu bebê.
  • Antes de tomar ervas você deve consultar com um médico. Os seguintes chás são considerados seguros de tomar durante a gravidez: cascas de citros, gengibre, bálsamo de limão, casca de laranja e roseiras, no entanto, todos os chás e infusões devem ser tomados com algum cuidado e moderação. Uma maneira ideal de relaxar-se é tomar uma xícara de leite quente com mel antes de dormir.
  • Reduza o consumo de bebidas com cafeína como café ou chá e limite a ingestão à manhã ou à tarde. Para mais informações, veja a dieta da gravidez.
  • Se você tem problemas de azia, tente não comer em abundância antes de ir para a cama, por outro lado, coma pequenas quantidades várias vezes ao dia.
  • Se você não conseguiu dormir à noite, tente tirar cochilos durante o dia para recuperar o sono perdido.

Sem dúvida, haverá noites em que você não conseguirá dormi muito bem, mas em vez de se preocupar em não descansar o suficiente, tente gastar algum tempo em algo que você goste como ler um livro, ouvir música ou responder aos e-mails.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado