Deixar de fumar na gravidez

Deixar de fumar na gravidez

Abandonar o cigarro durante a gestação é uma tarefa que corresponde tanto ao pai quanto a mãe. Ambos são responsáveis pela nova vida que vem e devem deixar de fumar para contribuir para a boa saúde e o desenvolvimento saudável do bebê.

Mamãe, eu te ajudo!


Durante a gestação, o organismo da mulher será um grande aliado para superar o vício do tabaco. Com as mudanças hormonais, se produz uma alteração no olfato que potencializa os odores do ambiente. Como consequência, é muito provável que o cheiro do cigarro se torne incômodo. Além disso, as náuseas e vômitos da gravidez diminuem a vontade de fumar.

Um plano ideal para parar de fumar


Outra alternativa para não fumar é seguir um programa criado por especialistas em tratamentos para deixar o cigarro. Basicamente, trata-se de seguir estes 6 passos:


1. Anote cada vez que você fumar:
• Em que situações fuma
• Alternativas, ou seja, o que você pode fazer em vez de fumar
• Estabeleça um plano

2. Escreva suas razões para querer parar de fumar
• Ao menos uma razão para você e uma para o bebê
• Calcule quanto dinheiro você economiza se parar de fumar e em que pode usar esse dinheiro.

3. Estabeleça objetivos
• Escreva em um papel como fará para conseguir
• Lembre-se das razões pelas quais quer parar de fumar
• Consulte seus objetivos com frequência para lembrar-se deles

4. Decida em que dia vai parar. Escolha um dia que seja importante e não mude essa data
• Peça aos fumantes que tenham consideração e que não fumem perto de você

5. Prepare-se bem
• Faça algo para você e pelo bebê (exercícios de relaxamento, natação, passeios, banhos, idas ao cinema)
• Averigue quais situações ou pensamentos põem em perigo o seu plano de parar de fumar. Se existe algum, elimine-o ou busque formas de reagir contra ele
• Não se renda, ainda que não resista e fume um cigarro

6. Você parou de fumar
• Parabéns por ter parado de fumar
• Lembre-se do porquê queria fazer isso
• Como você acha que o seu bebê se sente agora?
• Proteja-se e crie um ambiente que te proporcione segurança e bem-estar
• Se você sente estresse ou ansiedade, é um sinal de que o seu corpo está se adaptando a falta de nicotina
• Tenha ao alcance das suas mãos frutas ou água, para quando aparecer a vontade de fumar
• Pratique exercícios regularmente
• Utilize sua energia positivamente. Está tudo preparado para o bebê?
• Você já começou a construir um bom futuro para você e para o bebê, é isso que importa.

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Semana 41

Nesta semana você provavelmente vai sentir que tudo te irrita, até sua própria sombra e está esperando ansiosamente o dia "D". Embora o tempo de nascimento tenha vindo e ido, não sinta que você está passando pela gravidez mais longa da humanidade, menos de 5% das mulheres têm seu bebê na data prevista. Isso ocorre porque geralmente há dúvidas quanto à data exata em que o bebê foi concebido. Alguns bebês simplesmente demoram um pouco mais do que outros para "estarem prontos". Mesmo se você não sentir isso agora, sua gravidez terminará mais ou menos na semana que vem.

Semana 41

Nesta semana você provavelmente vai sentir que tudo te irrita, até sua própria sombra e está esperando ansiosamente o dia "D". Embora o tempo de nascimento tenha vindo e ido, não sinta que você está passando pela gravidez mais longa da humanidade, menos de 5% das mulheres têm seu bebê na data prevista. Isso ocorre porque geralmente há dúvidas quanto à data exata em que o bebê foi concebido. Alguns bebês simplesmente demoram um pouco mais do que outros para "estarem prontos". Mesmo se você não sentir isso agora, sua gravidez terminará mais ou menos na semana que vem.

Quando isso vai acabar?

Você pode ter discutido com seu médico sobre a possibilidade de induzir o parto esta semana, mas normalmente deve haver uma série de coisas a ser consideradas para que isso seja feito, incluindo o seu próprio bem e o bem-estar do seu bebê. Algumas mulheres estão tão sobrecarregadas com a excitação de estarem na semana 41 que é necessário induzir o parto, elas estão tão ansiosas que o estresse da espera pelo parto não é considerado bom para sua saúde mental e, portanto, é melhor iniciar o procedimento. Outras mulheres têm um estado de tranquilidade de "esperar e ver". Em suma, cada mulher tem sua própria maneira de lidar com os atrasos da gravidez.

As mudanças físicas desta semana

  • Na semana 41, seus exames pré-natais incluem a proposta de datas específicas ou a validação das datas propostas anteriormente. É possível que o médico te peça para fazer alguns CTG (Cardiotocografias) ou talvez um ultrassom. Eles podem medir a quantidade de líquido amniótico que envolve seu bebê, bem como seu tamanho e colocação na placenta.
  • É possível que o médico peça para você manter um registro do movimento e atividade do seu bebê durante esta semana, se houver uma mudança significativa ou seus movimentos diminuírem, você deve ir ao hospital.
  • Esta semana, você pode sentir pressão sobre o colo uterino, será uma sensação difícil de descrever, semelhante à dor de um teste de Papanicolau, e pode ir e vir, dependendo de quanta pressão exerce a cabeça do bebê. Além disso, seu colo uterino está amadurecendo agora, o que significa que está ficando mais fino e preparando-se para se dilatar. Durante o trabalho de parto, seu colo uterino deve dilatar-se 10 centímetros para permitir que a cabeça e o corpo do bebê saiam.
  • Você pode sentir um aumento de corrimento à medida que as células do colo uterino produzem uma substância branca e aquosa, algumas mulheres também produzem mucosa durante esta semana e, embora este não seja um verdadeiro sinal do parto, isso significa que algo está acontecendo.

As mudanças emocionais desta semana

  • Cada cãibra e cada dor pode ser um sinal de que chegou a hora e a espera acabou, ir para cama não permitirá que você descanse e você vai se perguntar se você vai acordar no meio da noite com a dor das contrações. Manter a calma na semana 41 é bastante difícil e parece impossível fazer planos, você sentirá que toda a sua vida depende de um grande evento.
  • Você tem todo o direito de se sentir frustrada, emocionada, ansiosa, exausta, inquieta, assustada, desconfortável e inquieta. Tente descansar, se quiser, e faça trabalhos simples que não exijam muita energia.
  • Tente consumir seu tempo com algum livro ou série, procure atividades que ajudem o tempo a passar mais rápido e a limpar a mente. Visite seus amigos, ou melhor, ainda, peça para que eles te visitem. Faça algo pela manhã e descanse um pouco à tarde, separe as atividades ao longo do dia.
  • Tente se imaginar no parto, imagine que está sendo forte e que está fazendo tudo o que seu corpo precisa para permitir que seu bebê nasça. Confie em seus médicos e tenha em mente a importância da sua saúde e a de seu bebê, isso deve ser o mais importante para todos.
  • Você pode ter visões ou sonhos estranhos sobre seu bebê esta semana, você pode sonhar que você já teve seu bebê ou que seu sexo não é o que você queria. Você pode se sentir mais cansada do que quando você foi dormir, sua imaginação pode voar quando há uma demora.

Mudanças do seu bebê esta semana

  • Você pode sentir que seu bebê está literalmente prestes a sair, especialmente se você já teve filhos. Tomara fosse tão simples. Seu bebê amadureceu, mas ainda não está pronto para sair.
  • Seu bebê já está bem desenvolvido e está mais do que pronto para respirar, comer, digerir, chorar e fazer todas as suas necessidades, caso ele decida chegar esta semana.

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