Dieta de gravidez

Mesmo que você nunca tenha dado muita importância à sua dieta, engravidar provavelmente provocará algumas mudanças, pois, tudo o que você coma e beba chegará a seu bebê. A medida que seu bebê cresça, se desenvolva, interaja e se mova dentro de você, será em parte devido aos alimentos que você comeu. Portanto, vale a pena pensar sobre sua dieta e investir energia na tomada de decisões sábias sobre o que você come. Não faça isso só por agora, mas também para seu futuro.

Dieta de gravidez

Mesmo que você nunca tenha dado muita importância à sua dieta, engravidar provavelmente provocará algumas mudanças, pois, tudo o que você coma e beba chegará a seu bebê. A medida que seu bebê cresça, se desenvolva, interaja e se mova dentro de você, será em parte devido aos alimentos que você comeu. Portanto, vale a pena pensar sobre sua dieta e investir energia na tomada de decisões sábias sobre o que você come. Não faça isso só por agora, mas também para seu futuro.

Guia geral de alimentação preconcepção

  • A cafeína e o álcool podem ser tóxicos para o desenvolvimento de esperma, por isso motive a seu parceiro a minimizar sua ingestão. Se algum de vocês é fumante, seria benéfico para vocês parar. Os fumantes masculinos produzem menos esperma de ejaculação do que os não fumantes e as mulheres fumantes podem ter problemas com a ovulação e seus ciclos menstruais.
  • Controle sua ingestão de vitamina C e verifique se você está consumindo suficientes cítricos, polpas, kiwis e sucos frescos.
  • Vigie seu peso. O excesso de peso ou a obesidade afetam a fertilidade e contribuem com o desequilíbrio hormonal. As mulheres que são muito gordas ou muito magras podem ter ciclos menstruais anormais.
  • Você e seu parceiro devem comer muitas frutas e vegetais frescos. Uma dieta saudável que se adapta aos requisitos nutricionais inclui: carne vermelha e branca, peixe e mariscos, leite e produtos lácteos, pão e cereais.
  • Aumente a ingestão de cálcio através do leite e produtos lácteos, bem como seus níveis de ácido fólico através de vegetais de folhas verdes e aumente também a ingestão de omega-3 com peixes gordurosos.
  • Comece a tomar suplementos de ácido fólico por até 3 meses antes da concepção para evitar que seu bebê desenvolva defeitos neurológicos. É recomendado um suplemento de 500 microgramas / dia. Mesmo se você tiver uma dieta rica em ácido fólico, é difícil garantir que você esteja ingerindo o suficiente para obter os benefícios.

Transtornos alimentares

Todos nós temos um relacionamento com os alimentos que pode ser funcional ou não saudável. As pessoas que veem a comida como uma amiga ou mesmo uma grande fonte de conforto, tendem a ter problemas de peso. A gravidez pode ser um momento em que se torna difícil evitar problemas de alimentação não resolvidos, por isso eles tendem a se destacar.

Se estes não forem abordados corretamente, os transtornos alimentares podem permanecer por muitos anos, juntamente com a possibilidade de os bebês os herdarem, particularmente de suas mães.

Se você teve problemas com a alimentação e a comida no passado, procure o conselho de um nutricionista no início da gravidez. Você precisará de coragem para fazê-lo, mas o primeiro passo para qualquer melhoria é reconhecer que você tem um problema e depois faz algo sobre isso. Saber que seu bebê dependerá de você para fornecer-lhes a nutrição necessária para crescer e prosperar é motivo suficiente para muitos pais procurarem ajuda. Para mais informações, visite o site da Associação Australiana de Nutricionistas.

Dieta durante a gravidez e doença matinal

  • Ouça os sinais do seu corpo sobre se quer ou não comer. Tente evitar comer algo que você não gosta, só porque é bom para você. É importante permanecer hidratada em todos os momentos com garrafas de água, xícaras de chá suaves, smoothies de frutas, cereais de leite com baixo teor de gordura ou limonada.
  • Mantenha um frasco de biscoitos e um copo de água na mesa de cabeceira. Quando você acordar, certifique-se de ter algo no seu estômago, mesmo antes de seus pés tocarem o chão.
  • Peça ao seu parceiro para cozinhar até você se sentir melhor. Isso pode acontecer até depois do primeiro trimestre. A aparência e cheiro de carne crua pode ser demais para muitas mulheres grávidas, então evite-la, se necessário.
  • Beba um copo de leite e algo leve antes de ir para a cama.
  • Evite alimentos muito picantes, gordurosos ou muito doces. Comidas leves e fáceis de digerir como arroz, macarrão, alguns lanches, frutas e torradas são boas alternativas.

Benefícios de ter uma dieta saudável durante a gravidez

  • Menor risco de desenvolver anemia e diabetes gestacional.
  • Melhor nutrição materna durante a gravidez tem benefícios para o bebê em termos de peso, crescimento e função cerebral. Estes benefícios não se aplicam apenas durante a gravidez, mas têm consequências em longo prazo durante a vida de seu bebê.
  • Melhor tempo de recuperação pós-parto e um retorno mais rápido ao peso do que antes da gravidez.
  • Uma dieta saudável durante a gravidez minimiza as mudanças de humor e leva a uma melhor saúde emocional.
  • Mais energia, menos fadiga e melhor sensação de bem-estar.
  • Menor constipação e sensação de peso no intestino. A fibra da sua comida irá funcionar como uma vassoura no intestino grosso, "varrendo" tudo o que encontrar ao longo dela.
  • Uma boa dieta durante a gravidez dará um exemplo positivo às crianças mais velhas. Ajudando-os a entender a importância das dietas e o quão vital é ficar com boa saúde.

Guia geral de alimentação durante a gravidez

  • Não pule as refeições ou deixe passar muitas horas entre as refeições. O objetivo deve ser comer entre 5 e 6 refeições por dia, entre pequenas e moderadas e que não façam que você se sinta muito cheia.
  • Tome o café da manhã, embora você normalmente não o faça. Esta é a refeição mais importante do dia, ajudará a restaurar os níveis de açúcar no sangue do seu corpo até um nível saudável depois de jejuar por tantas horas.
  • Evite cair na armadilha de dietas que afirmam eliminar toxinas do seu corpo. A menos que você tenha problemas de fígado ou limitações nos rins, é improvável que as necessite. Em caso de dúvida, consulte com seu profissional de saúde.
  • Tente ter uma relação saudável com os alimentos, olhe isso como combustível para seu corpo e como um meio para explorar suas habilidades. Tire um tempo para pensar sobre quais alimentos são bons para você e seu bebê, em vez de deixar seu paladar tomar decisões sobre o que comer.
  • Não limite a variedade ou a categoria dos alimentos na sua dieta durante a gravidez. Seu bebê vai provar o alimento que você come quando ele bebe o líquido amniótico. Isso ativará suas papilas gustativas para que, quando tiverem idade suficiente para comer alimentos sólidos (cerca de 6 meses de idade), serão mais receptivos à variedade de sabores.
  • Inclua cálcio no seu café da manhã. Leite, iogurte, chá ou café em leite e queijo na torrada ajudará a corrigir o déficit de cálcio em seus ossos, usado durante a noite. Os ossos precisam de depósitos regulares de cálcio e vitamina D para se manterem fortes.
  • Mantenha lanches e aperitivos à mão. No primeiro trimestre, quando a náusea e o vômito são comuns, comer algo pode fazer a diferença na forma como você se sinta.
  • Ceda aos desejos se você os tiver. Geralmente, há uma razão biológica para os desejos que as mulheres grávidas têm enquanto sejam alimentos comestíveis.
  • Abandone o álcool. Não existe um nível seguro ou comprovado em que as mulheres grávidas possam beber álcool, a única maneira de garantir que você não exagere é se abster. Redescubra sucos de frutas frescas, água gasosa com um toque de limão ou limão, ou simplesmente água da torneira. O flúor presente atingirá o maxilar do bebê, onde os dentes e a camada de esmalte estão se formando.
  • Compre sal iodado. As mulheres grávidas precisam disso para o bem-estar e o funcionamento da tireoide. É importante destacar que seu bebê precisa dele para aumentar seu QI. Frutos do mar, pão fortificado com iodo, vegetais de folhas verdes e ovos são uma boa fonte de abastecimento.
  • Leia os rótulos dos alimentos. A regra geral é que a maior concentração de um componente alimentar é colocada primeira na lista de ingredientes. Se você não reconhece um, provavelmente não é muito bom para você ou seu bebê.

Que alimentos evitar?

  • Alimentos que possam ter a bactéria Listeria: queijos amadurecidos, carnes crus tipo delicatessen, sushi, leite e produtos lácteos não pasteurizados. Comer dos bares de salada tipo buffet pode ser arriscado. Tente comer alimentos de sua inteira confiança, que foram armazenados e refrigerados com cuidado ou alimentos muito quentes que não tenham estado repousados há muito tempo.
  • Peixe cru e peixes predadores na cadeia alimentar podem ter altos teores de mercúrio: tubarão, espada e barracuda. Os bebês cujas mães ingerem muito mercúrio durante a gravidez podem ter problemas neurológicos.
  • Tente reduzir o consumo de bebidas com cafeína, como o chá, o café, o refrigerante e o chocolate.

Você por estar interessado

Alimentos para evitar durante a gravidez

Durante a gravidez, existem várias razões para ter um cuidado extra com o que você come - é importante saber quais são os alimentos seguros e quais devem ser evitados. Alguns alimentos contêm toxinas que podem afetar o seu bebê, outros contêm bactérias que podem enfraquecer seu sistema imunológico e causar danos ao feto. Certifique-se de que a maioria dos alimentos que você come sejam cozidos e, ao escolher uma receita, seja seletiva sobre o que você come para proteger a seu bebê contra bactérias nocivas e danos durante o desenvolvimento.

 

 

Alimentos para evitar durante a gravidez



Durante a gravidez, existem várias razões para ter um cuidado extra com o que você come - é importante saber quais são os alimentos seguros e quais devem ser evitados. Alguns alimentos contêm toxinas que podem provocar defeitos em seu bebê, outros contêm bactérias transmitidas que podem enfraquecer seu sistema imunológico e causar danos ao feto. Certifique-se de que a maioria dos alimentos que você come sejam cozidos e, ao escolher uma receita, seja seletiva sobre o que você come para proteger a seu bebê contra bactérias nocivas e danos durante o desenvolvimento.

Outro ponto importante a lembrar ao selecionar o que comer é o valor nutricional dos alimentos com os quais você está alimentando a seu bebê. É crucial obter vitaminas e minerais suficientes em sua dieta durante a gravidez, como ácido fólico, ferro, vitamina C e vitamina A, entre outros.

Há muitos alimentos que você deve evitar quando estiver grávida. A maioria dos médicos aconselha as mulheres grávidas evitar certos peixes, carnes crus, ovos crus, queijos maduros, brotos, patê, vegetais não lavados e outros alimentos discutidos abaixo:

Peixes

Alguns peixes, como tubarão, marlin, atum rabilho, laranja e peixe-espada, contêm grandes quantidades de mercúrio que se acumulam no seu tecido adiposo. As mulheres grávidas devem evitar comer grandes quantidades para evitar danos neurológicos em seu bebê. Seu bebê está em crescimento e tem um sistema nervoso sensível e, embora não seja claro quantos mariscos você teria que comer para experimentar efeitos prejudiciais, é melhor evitá-los. Outros alimentos crus que as mulheres devem evitar são as ostras e o sushi.

Ovos crus

Talvez comer ovos crus nunca tenha passado por sua mente, mas alguns alimentos os têm e podem ser uma fonte de salmonela. Os alimentos que contêm ovos crus incluem maionese, saladas Cesar, gemada, creme holandês e alguns ingredientes batidos como os usados no pudim. Para reduzir o risco de salmonela, lembre-se de cozinhar ovos antes de comera-los em qualquer refeição.

Frango cru

O frango cru deve ser evitado em todo momento, mas mais durante a gravidez. Comer ou entrar em contato com superfícies que tiveram frango cru pode transmitir salmonela, até mesmo o frango da noite anterior deve ser aquecido ou cozido novamente para destruir qualquer vestígio.

Queijos maduros

Os queijos maduros, como queijo azul, feta, brie, camembert, cottage, ricotta, queijos latino-americanos amassados e qualquer leite não pasteurizado ou lácteos não pasteurizados devem ser evitados, pois podem conter a bactéria Listeria. Esta bactéria é prejudicial para o seu bebê e deve ser evitada. Enquanto adultos com Listeria muitas vezes não apresentam sintomas, pode causar complicações fatais para o feto ou o recém-nascido. A listeriose é conhecida por desencadear abortos espontâneos, partos prematuros e envenenamento do sangue. É melhor evitar esse tipo de alimentos quando estiver grávida e consumir somente após o nascimento.

Frutas e vegetais

Ao comprar frutas e vegetais, assegure-se de lavá-los para remover pesticidas e bactérias nocivas. Os vegetais não lavados podem transmitir toxoplasmose, um parasita que contamina o solo. Evite também completamente qualquer fruta e / ou vegetais mofados.

Outros alimentos a evitar quando estiver grávida

Além dos alimentos mencionados acima, as mulheres devem evitar brotos crus, pois alguns resultaram em incidentes de surtos de salmonela. O sorvete de máquina e muitos alimentos enchidos podem conter Listeria, por isso é importante evitá-los e, se possível, minimizar o contato com essas bactérias. Outro alimento a evitar durante a gravidez e amamentação é o amendoim, pois isso pode aumentar as chances de desenvolver alergias. Os amendoins têm um tipo de mofo chamado afla toxina que pode ser potencialmente perigoso para o seu bebê.

Aditivos alimentares

Muitos alimentos são preenchidos com aditivos e conservantes, pelo qual é recomendável selecionar cuidadosamente os alimentos embalados. Os aditivos a serem evitados são MSG (glutamato monossódico) que podem causar desconforto no estômago e dores de cabeça. Evite também cores artificiais, especialmente azul 1, azul 2, verde 3, vermelho 3 e amarelo 6 e sacarina.

Vitaminas

Quando uma mulher está grávida, seu corpo requer diferentes quantidades de vitaminas para sustentar o crescimento do feto. A gravidez faz que o corpo da mulher experimente mudanças hormonais drásticas que agregam muito estresse. Portanto, você deve verificar quais são os tipos de vitaminas que você precisa. O seu médico pode recomendar suplementos pré-natais seguros e eficazes que podem fornecer vitaminas suficientes para garantir um desenvolvimento fetal saudável. Claro, obter esses nutrientes dos alimentos sempre será a melhor opção.

Tenha em mente

Os alimentos para evitar quando você está grávida são realmente muitos, por isso é muito importante que você mantenha em sua cabeça uma lista daqueles que você deve evitar para garantir o desenvolvimento saudável do seu bebê. Não é importante apenas manter uma dieta saudável, mas também manter seu peso controlado. Portanto, comer saudável é a principal prioridade e não fazer dieta para minimizar o ganho de peso.

Outra coisa que você deve ter em mente é que, se você vai comer fora, deve se certificar de que a comida que lhe serviam esteja morna, não quente ou fria. Também tente evitar muita comida rápida, pois geralmente é rica em açúcares e gorduras saturadas.

Limite a ingestão de cafeína e renuncie ao álcool (é apenas por um tempo), porque não existe um nível seguro para seu consumo durante a gravidez. O consumo de álcool durante a gravidez foi associado com baixo coeficiente intelectual em lactentes, baixo peso ao nascer e malformações. O álcool também interrompe a absorção de ácido fólico e ferro e reduz o cálcio nos ossos.

A regra número um para lembrar é: comer somente quando você estiver com fome. Tente não se preocupar com o seu apetite mutável, basta levar em conta os alimentos anteriores para evitar e tentar ganhar peso à taxa recomendada pelo seu médico. Não hesite em monitorar-se.

Você por estar interessado