Dieta de gravidez

Mesmo que você nunca tenha dado muita importância à sua dieta, engravidar provavelmente provocará algumas mudanças, pois, tudo o que você coma e beba chegará a seu bebê. A medida que seu bebê cresça, se desenvolva, interaja e se mova dentro de você, será em parte devido aos alimentos que você comeu. Portanto, vale a pena pensar sobre sua dieta e investir energia na tomada de decisões sábias sobre o que você come. Não faça isso só por agora, mas também para seu futuro.

Dieta de gravidez

Mesmo que você nunca tenha dado muita importância à sua dieta, engravidar provavelmente provocará algumas mudanças, pois, tudo o que você coma e beba chegará a seu bebê. A medida que seu bebê cresça, se desenvolva, interaja e se mova dentro de você, será em parte devido aos alimentos que você comeu. Portanto, vale a pena pensar sobre sua dieta e investir energia na tomada de decisões sábias sobre o que você come. Não faça isso só por agora, mas também para seu futuro.

Guia geral de alimentação preconcepção

  • A cafeína e o álcool podem ser tóxicos para o desenvolvimento de esperma, por isso motive a seu parceiro a minimizar sua ingestão. Se algum de vocês é fumante, seria benéfico para vocês parar. Os fumantes masculinos produzem menos esperma de ejaculação do que os não fumantes e as mulheres fumantes podem ter problemas com a ovulação e seus ciclos menstruais.
  • Controle sua ingestão de vitamina C e verifique se você está consumindo suficientes cítricos, polpas, kiwis e sucos frescos.
  • Vigie seu peso. O excesso de peso ou a obesidade afetam a fertilidade e contribuem com o desequilíbrio hormonal. As mulheres que são muito gordas ou muito magras podem ter ciclos menstruais anormais.
  • Você e seu parceiro devem comer muitas frutas e vegetais frescos. Uma dieta saudável que se adapta aos requisitos nutricionais inclui: carne vermelha e branca, peixe e mariscos, leite e produtos lácteos, pão e cereais.
  • Aumente a ingestão de cálcio através do leite e produtos lácteos, bem como seus níveis de ácido fólico através de vegetais de folhas verdes e aumente também a ingestão de omega-3 com peixes gordurosos.
  • Comece a tomar suplementos de ácido fólico por até 3 meses antes da concepção para evitar que seu bebê desenvolva defeitos neurológicos. É recomendado um suplemento de 500 microgramas / dia. Mesmo se você tiver uma dieta rica em ácido fólico, é difícil garantir que você esteja ingerindo o suficiente para obter os benefícios.

Transtornos alimentares

Todos nós temos um relacionamento com os alimentos que pode ser funcional ou não saudável. As pessoas que veem a comida como uma amiga ou mesmo uma grande fonte de conforto, tendem a ter problemas de peso. A gravidez pode ser um momento em que se torna difícil evitar problemas de alimentação não resolvidos, por isso eles tendem a se destacar.

Se estes não forem abordados corretamente, os transtornos alimentares podem permanecer por muitos anos, juntamente com a possibilidade de os bebês os herdarem, particularmente de suas mães.

Se você teve problemas com a alimentação e a comida no passado, procure o conselho de um nutricionista no início da gravidez. Você precisará de coragem para fazê-lo, mas o primeiro passo para qualquer melhoria é reconhecer que você tem um problema e depois faz algo sobre isso. Saber que seu bebê dependerá de você para fornecer-lhes a nutrição necessária para crescer e prosperar é motivo suficiente para muitos pais procurarem ajuda. Para mais informações, visite o site da Associação Australiana de Nutricionistas.

Dieta durante a gravidez e doença matinal

  • Ouça os sinais do seu corpo sobre se quer ou não comer. Tente evitar comer algo que você não gosta, só porque é bom para você. É importante permanecer hidratada em todos os momentos com garrafas de água, xícaras de chá suaves, smoothies de frutas, cereais de leite com baixo teor de gordura ou limonada.
  • Mantenha um frasco de biscoitos e um copo de água na mesa de cabeceira. Quando você acordar, certifique-se de ter algo no seu estômago, mesmo antes de seus pés tocarem o chão.
  • Peça ao seu parceiro para cozinhar até você se sentir melhor. Isso pode acontecer até depois do primeiro trimestre. A aparência e cheiro de carne crua pode ser demais para muitas mulheres grávidas, então evite-la, se necessário.
  • Beba um copo de leite e algo leve antes de ir para a cama.
  • Evite alimentos muito picantes, gordurosos ou muito doces. Comidas leves e fáceis de digerir como arroz, macarrão, alguns lanches, frutas e torradas são boas alternativas.

Benefícios de ter uma dieta saudável durante a gravidez

  • Menor risco de desenvolver anemia e diabetes gestacional.
  • Melhor nutrição materna durante a gravidez tem benefícios para o bebê em termos de peso, crescimento e função cerebral. Estes benefícios não se aplicam apenas durante a gravidez, mas têm consequências em longo prazo durante a vida de seu bebê.
  • Melhor tempo de recuperação pós-parto e um retorno mais rápido ao peso do que antes da gravidez.
  • Uma dieta saudável durante a gravidez minimiza as mudanças de humor e leva a uma melhor saúde emocional.
  • Mais energia, menos fadiga e melhor sensação de bem-estar.
  • Menor constipação e sensação de peso no intestino. A fibra da sua comida irá funcionar como uma vassoura no intestino grosso, "varrendo" tudo o que encontrar ao longo dela.
  • Uma boa dieta durante a gravidez dará um exemplo positivo às crianças mais velhas. Ajudando-os a entender a importância das dietas e o quão vital é ficar com boa saúde.

Guia geral de alimentação durante a gravidez

  • Não pule as refeições ou deixe passar muitas horas entre as refeições. O objetivo deve ser comer entre 5 e 6 refeições por dia, entre pequenas e moderadas e que não façam que você se sinta muito cheia.
  • Tome o café da manhã, embora você normalmente não o faça. Esta é a refeição mais importante do dia, ajudará a restaurar os níveis de açúcar no sangue do seu corpo até um nível saudável depois de jejuar por tantas horas.
  • Evite cair na armadilha de dietas que afirmam eliminar toxinas do seu corpo. A menos que você tenha problemas de fígado ou limitações nos rins, é improvável que as necessite. Em caso de dúvida, consulte com seu profissional de saúde.
  • Tente ter uma relação saudável com os alimentos, olhe isso como combustível para seu corpo e como um meio para explorar suas habilidades. Tire um tempo para pensar sobre quais alimentos são bons para você e seu bebê, em vez de deixar seu paladar tomar decisões sobre o que comer.
  • Não limite a variedade ou a categoria dos alimentos na sua dieta durante a gravidez. Seu bebê vai provar o alimento que você come quando ele bebe o líquido amniótico. Isso ativará suas papilas gustativas para que, quando tiverem idade suficiente para comer alimentos sólidos (cerca de 6 meses de idade), serão mais receptivos à variedade de sabores.
  • Inclua cálcio no seu café da manhã. Leite, iogurte, chá ou café em leite e queijo na torrada ajudará a corrigir o déficit de cálcio em seus ossos, usado durante a noite. Os ossos precisam de depósitos regulares de cálcio e vitamina D para se manterem fortes.
  • Mantenha lanches e aperitivos à mão. No primeiro trimestre, quando a náusea e o vômito são comuns, comer algo pode fazer a diferença na forma como você se sinta.
  • Ceda aos desejos se você os tiver. Geralmente, há uma razão biológica para os desejos que as mulheres grávidas têm enquanto sejam alimentos comestíveis.
  • Abandone o álcool. Não existe um nível seguro ou comprovado em que as mulheres grávidas possam beber álcool, a única maneira de garantir que você não exagere é se abster. Redescubra sucos de frutas frescas, água gasosa com um toque de limão ou limão, ou simplesmente água da torneira. O flúor presente atingirá o maxilar do bebê, onde os dentes e a camada de esmalte estão se formando.
  • Compre sal iodado. As mulheres grávidas precisam disso para o bem-estar e o funcionamento da tireoide. É importante destacar que seu bebê precisa dele para aumentar seu QI. Frutos do mar, pão fortificado com iodo, vegetais de folhas verdes e ovos são uma boa fonte de abastecimento.
  • Leia os rótulos dos alimentos. A regra geral é que a maior concentração de um componente alimentar é colocada primeira na lista de ingredientes. Se você não reconhece um, provavelmente não é muito bom para você ou seu bebê.

Que alimentos evitar?

  • Alimentos que possam ter a bactéria Listeria: queijos amadurecidos, carnes crus tipo delicatessen, sushi, leite e produtos lácteos não pasteurizados. Comer dos bares de salada tipo buffet pode ser arriscado. Tente comer alimentos de sua inteira confiança, que foram armazenados e refrigerados com cuidado ou alimentos muito quentes que não tenham estado repousados há muito tempo.
  • Peixe cru e peixes predadores na cadeia alimentar podem ter altos teores de mercúrio: tubarão, espada e barracuda. Os bebês cujas mães ingerem muito mercúrio durante a gravidez podem ter problemas neurológicos.
  • Tente reduzir o consumo de bebidas com cafeína, como o chá, o café, o refrigerante e o chocolate.

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Semana 41

Nesta semana você provavelmente vai sentir que tudo te irrita, até sua própria sombra e está esperando ansiosamente o dia "D". Embora o tempo de nascimento tenha vindo e ido, não sinta que você está passando pela gravidez mais longa da humanidade, menos de 5% das mulheres têm seu bebê na data prevista. Isso ocorre porque geralmente há dúvidas quanto à data exata em que o bebê foi concebido. Alguns bebês simplesmente demoram um pouco mais do que outros para "estarem prontos". Mesmo se você não sentir isso agora, sua gravidez terminará mais ou menos na semana que vem.

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Quando isso vai acabar?

Você pode ter discutido com seu médico sobre a possibilidade de induzir o parto esta semana, mas normalmente deve haver uma série de coisas a ser consideradas para que isso seja feito, incluindo o seu próprio bem e o bem-estar do seu bebê. Algumas mulheres estão tão sobrecarregadas com a excitação de estarem na semana 41 que é necessário induzir o parto, elas estão tão ansiosas que o estresse da espera pelo parto não é considerado bom para sua saúde mental e, portanto, é melhor iniciar o procedimento. Outras mulheres têm um estado de tranquilidade de "esperar e ver". Em suma, cada mulher tem sua própria maneira de lidar com os atrasos da gravidez.

As mudanças físicas desta semana

  • Na semana 41, seus exames pré-natais incluem a proposta de datas específicas ou a validação das datas propostas anteriormente. É possível que o médico te peça para fazer alguns CTG (Cardiotocografias) ou talvez um ultrassom. Eles podem medir a quantidade de líquido amniótico que envolve seu bebê, bem como seu tamanho e colocação na placenta.
  • É possível que o médico peça para você manter um registro do movimento e atividade do seu bebê durante esta semana, se houver uma mudança significativa ou seus movimentos diminuírem, você deve ir ao hospital.
  • Esta semana, você pode sentir pressão sobre o colo uterino, será uma sensação difícil de descrever, semelhante à dor de um teste de Papanicolau, e pode ir e vir, dependendo de quanta pressão exerce a cabeça do bebê. Além disso, seu colo uterino está amadurecendo agora, o que significa que está ficando mais fino e preparando-se para se dilatar. Durante o trabalho de parto, seu colo uterino deve dilatar-se 10 centímetros para permitir que a cabeça e o corpo do bebê saiam.
  • Você pode sentir um aumento de corrimento à medida que as células do colo uterino produzem uma substância branca e aquosa, algumas mulheres também produzem mucosa durante esta semana e, embora este não seja um verdadeiro sinal do parto, isso significa que algo está acontecendo.

As mudanças emocionais desta semana

  • Cada cãibra e cada dor pode ser um sinal de que chegou a hora e a espera acabou, ir para cama não permitirá que você descanse e você vai se perguntar se você vai acordar no meio da noite com a dor das contrações. Manter a calma na semana 41 é bastante difícil e parece impossível fazer planos, você sentirá que toda a sua vida depende de um grande evento.
  • Você tem todo o direito de se sentir frustrada, emocionada, ansiosa, exausta, inquieta, assustada, desconfortável e inquieta. Tente descansar, se quiser, e faça trabalhos simples que não exijam muita energia.
  • Tente consumir seu tempo com algum livro ou série, procure atividades que ajudem o tempo a passar mais rápido e a limpar a mente. Visite seus amigos, ou melhor, ainda, peça para que eles te visitem. Faça algo pela manhã e descanse um pouco à tarde, separe as atividades ao longo do dia.
  • Tente se imaginar no parto, imagine que está sendo forte e que está fazendo tudo o que seu corpo precisa para permitir que seu bebê nasça. Confie em seus médicos e tenha em mente a importância da sua saúde e a de seu bebê, isso deve ser o mais importante para todos.
  • Você pode ter visões ou sonhos estranhos sobre seu bebê esta semana, você pode sonhar que você já teve seu bebê ou que seu sexo não é o que você queria. Você pode se sentir mais cansada do que quando você foi dormir, sua imaginação pode voar quando há uma demora.

Mudanças do seu bebê esta semana

  • Você pode sentir que seu bebê está literalmente prestes a sair, especialmente se você já teve filhos. Tomara fosse tão simples. Seu bebê amadureceu, mas ainda não está pronto para sair.
  • Seu bebê já está bem desenvolvido e está mais do que pronto para respirar, comer, digerir, chorar e fazer todas as suas necessidades, caso ele decida chegar esta semana.

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