Dieta de gravidez

Mesmo que você nunca tenha dado muita importância à sua dieta, engravidar provavelmente provocará algumas mudanças, pois, tudo o que você coma e beba chegará a seu bebê. A medida que seu bebê cresça, se desenvolva, interaja e se mova dentro de você, será em parte devido aos alimentos que você comeu. Portanto, vale a pena pensar sobre sua dieta e investir energia na tomada de decisões sábias sobre o que você come. Não faça isso só por agora, mas também para seu futuro.

Dieta de gravidez

Mesmo que você nunca tenha dado muita importância à sua dieta, engravidar provavelmente provocará algumas mudanças, pois, tudo o que você coma e beba chegará a seu bebê. A medida que seu bebê cresça, se desenvolva, interaja e se mova dentro de você, será em parte devido aos alimentos que você comeu. Portanto, vale a pena pensar sobre sua dieta e investir energia na tomada de decisões sábias sobre o que você come. Não faça isso só por agora, mas também para seu futuro.

Guia geral de alimentação preconcepção

  • A cafeína e o álcool podem ser tóxicos para o desenvolvimento de esperma, por isso motive a seu parceiro a minimizar sua ingestão. Se algum de vocês é fumante, seria benéfico para vocês parar. Os fumantes masculinos produzem menos esperma de ejaculação do que os não fumantes e as mulheres fumantes podem ter problemas com a ovulação e seus ciclos menstruais.
  • Controle sua ingestão de vitamina C e verifique se você está consumindo suficientes cítricos, polpas, kiwis e sucos frescos.
  • Vigie seu peso. O excesso de peso ou a obesidade afetam a fertilidade e contribuem com o desequilíbrio hormonal. As mulheres que são muito gordas ou muito magras podem ter ciclos menstruais anormais.
  • Você e seu parceiro devem comer muitas frutas e vegetais frescos. Uma dieta saudável que se adapta aos requisitos nutricionais inclui: carne vermelha e branca, peixe e mariscos, leite e produtos lácteos, pão e cereais.
  • Aumente a ingestão de cálcio através do leite e produtos lácteos, bem como seus níveis de ácido fólico através de vegetais de folhas verdes e aumente também a ingestão de omega-3 com peixes gordurosos.
  • Comece a tomar suplementos de ácido fólico por até 3 meses antes da concepção para evitar que seu bebê desenvolva defeitos neurológicos. É recomendado um suplemento de 500 microgramas / dia. Mesmo se você tiver uma dieta rica em ácido fólico, é difícil garantir que você esteja ingerindo o suficiente para obter os benefícios.

Transtornos alimentares

Todos nós temos um relacionamento com os alimentos que pode ser funcional ou não saudável. As pessoas que veem a comida como uma amiga ou mesmo uma grande fonte de conforto, tendem a ter problemas de peso. A gravidez pode ser um momento em que se torna difícil evitar problemas de alimentação não resolvidos, por isso eles tendem a se destacar.

Se estes não forem abordados corretamente, os transtornos alimentares podem permanecer por muitos anos, juntamente com a possibilidade de os bebês os herdarem, particularmente de suas mães.

Se você teve problemas com a alimentação e a comida no passado, procure o conselho de um nutricionista no início da gravidez. Você precisará de coragem para fazê-lo, mas o primeiro passo para qualquer melhoria é reconhecer que você tem um problema e depois faz algo sobre isso. Saber que seu bebê dependerá de você para fornecer-lhes a nutrição necessária para crescer e prosperar é motivo suficiente para muitos pais procurarem ajuda. Para mais informações, visite o site da Associação Australiana de Nutricionistas.

Dieta durante a gravidez e doença matinal

  • Ouça os sinais do seu corpo sobre se quer ou não comer. Tente evitar comer algo que você não gosta, só porque é bom para você. É importante permanecer hidratada em todos os momentos com garrafas de água, xícaras de chá suaves, smoothies de frutas, cereais de leite com baixo teor de gordura ou limonada.
  • Mantenha um frasco de biscoitos e um copo de água na mesa de cabeceira. Quando você acordar, certifique-se de ter algo no seu estômago, mesmo antes de seus pés tocarem o chão.
  • Peça ao seu parceiro para cozinhar até você se sentir melhor. Isso pode acontecer até depois do primeiro trimestre. A aparência e cheiro de carne crua pode ser demais para muitas mulheres grávidas, então evite-la, se necessário.
  • Beba um copo de leite e algo leve antes de ir para a cama.
  • Evite alimentos muito picantes, gordurosos ou muito doces. Comidas leves e fáceis de digerir como arroz, macarrão, alguns lanches, frutas e torradas são boas alternativas.

Benefícios de ter uma dieta saudável durante a gravidez

  • Menor risco de desenvolver anemia e diabetes gestacional.
  • Melhor nutrição materna durante a gravidez tem benefícios para o bebê em termos de peso, crescimento e função cerebral. Estes benefícios não se aplicam apenas durante a gravidez, mas têm consequências em longo prazo durante a vida de seu bebê.
  • Melhor tempo de recuperação pós-parto e um retorno mais rápido ao peso do que antes da gravidez.
  • Uma dieta saudável durante a gravidez minimiza as mudanças de humor e leva a uma melhor saúde emocional.
  • Mais energia, menos fadiga e melhor sensação de bem-estar.
  • Menor constipação e sensação de peso no intestino. A fibra da sua comida irá funcionar como uma vassoura no intestino grosso, "varrendo" tudo o que encontrar ao longo dela.
  • Uma boa dieta durante a gravidez dará um exemplo positivo às crianças mais velhas. Ajudando-os a entender a importância das dietas e o quão vital é ficar com boa saúde.

Guia geral de alimentação durante a gravidez

  • Não pule as refeições ou deixe passar muitas horas entre as refeições. O objetivo deve ser comer entre 5 e 6 refeições por dia, entre pequenas e moderadas e que não façam que você se sinta muito cheia.
  • Tome o café da manhã, embora você normalmente não o faça. Esta é a refeição mais importante do dia, ajudará a restaurar os níveis de açúcar no sangue do seu corpo até um nível saudável depois de jejuar por tantas horas.
  • Evite cair na armadilha de dietas que afirmam eliminar toxinas do seu corpo. A menos que você tenha problemas de fígado ou limitações nos rins, é improvável que as necessite. Em caso de dúvida, consulte com seu profissional de saúde.
  • Tente ter uma relação saudável com os alimentos, olhe isso como combustível para seu corpo e como um meio para explorar suas habilidades. Tire um tempo para pensar sobre quais alimentos são bons para você e seu bebê, em vez de deixar seu paladar tomar decisões sobre o que comer.
  • Não limite a variedade ou a categoria dos alimentos na sua dieta durante a gravidez. Seu bebê vai provar o alimento que você come quando ele bebe o líquido amniótico. Isso ativará suas papilas gustativas para que, quando tiverem idade suficiente para comer alimentos sólidos (cerca de 6 meses de idade), serão mais receptivos à variedade de sabores.
  • Inclua cálcio no seu café da manhã. Leite, iogurte, chá ou café em leite e queijo na torrada ajudará a corrigir o déficit de cálcio em seus ossos, usado durante a noite. Os ossos precisam de depósitos regulares de cálcio e vitamina D para se manterem fortes.
  • Mantenha lanches e aperitivos à mão. No primeiro trimestre, quando a náusea e o vômito são comuns, comer algo pode fazer a diferença na forma como você se sinta.
  • Ceda aos desejos se você os tiver. Geralmente, há uma razão biológica para os desejos que as mulheres grávidas têm enquanto sejam alimentos comestíveis.
  • Abandone o álcool. Não existe um nível seguro ou comprovado em que as mulheres grávidas possam beber álcool, a única maneira de garantir que você não exagere é se abster. Redescubra sucos de frutas frescas, água gasosa com um toque de limão ou limão, ou simplesmente água da torneira. O flúor presente atingirá o maxilar do bebê, onde os dentes e a camada de esmalte estão se formando.
  • Compre sal iodado. As mulheres grávidas precisam disso para o bem-estar e o funcionamento da tireoide. É importante destacar que seu bebê precisa dele para aumentar seu QI. Frutos do mar, pão fortificado com iodo, vegetais de folhas verdes e ovos são uma boa fonte de abastecimento.
  • Leia os rótulos dos alimentos. A regra geral é que a maior concentração de um componente alimentar é colocada primeira na lista de ingredientes. Se você não reconhece um, provavelmente não é muito bom para você ou seu bebê.

Que alimentos evitar?

  • Alimentos que possam ter a bactéria Listeria: queijos amadurecidos, carnes crus tipo delicatessen, sushi, leite e produtos lácteos não pasteurizados. Comer dos bares de salada tipo buffet pode ser arriscado. Tente comer alimentos de sua inteira confiança, que foram armazenados e refrigerados com cuidado ou alimentos muito quentes que não tenham estado repousados há muito tempo.
  • Peixe cru e peixes predadores na cadeia alimentar podem ter altos teores de mercúrio: tubarão, espada e barracuda. Os bebês cujas mães ingerem muito mercúrio durante a gravidez podem ter problemas neurológicos.
  • Tente reduzir o consumo de bebidas com cafeína, como o chá, o café, o refrigerante e o chocolate.

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O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

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