Dieta de gravidez

Mesmo que você nunca tenha dado muita importância à sua dieta, engravidar provavelmente provocará algumas mudanças, pois, tudo o que você coma e beba chegará a seu bebê. A medida que seu bebê cresça, se desenvolva, interaja e se mova dentro de você, será em parte devido aos alimentos que você comeu. Portanto, vale a pena pensar sobre sua dieta e investir energia na tomada de decisões sábias sobre o que você come. Não faça isso só por agora, mas também para seu futuro.

Dieta de gravidez

Mesmo que você nunca tenha dado muita importância à sua dieta, engravidar provavelmente provocará algumas mudanças, pois, tudo o que você coma e beba chegará a seu bebê. A medida que seu bebê cresça, se desenvolva, interaja e se mova dentro de você, será em parte devido aos alimentos que você comeu. Portanto, vale a pena pensar sobre sua dieta e investir energia na tomada de decisões sábias sobre o que você come. Não faça isso só por agora, mas também para seu futuro.

Guia geral de alimentação preconcepção

  • A cafeína e o álcool podem ser tóxicos para o desenvolvimento de esperma, por isso motive a seu parceiro a minimizar sua ingestão. Se algum de vocês é fumante, seria benéfico para vocês parar. Os fumantes masculinos produzem menos esperma de ejaculação do que os não fumantes e as mulheres fumantes podem ter problemas com a ovulação e seus ciclos menstruais.
  • Controle sua ingestão de vitamina C e verifique se você está consumindo suficientes cítricos, polpas, kiwis e sucos frescos.
  • Vigie seu peso. O excesso de peso ou a obesidade afetam a fertilidade e contribuem com o desequilíbrio hormonal. As mulheres que são muito gordas ou muito magras podem ter ciclos menstruais anormais.
  • Você e seu parceiro devem comer muitas frutas e vegetais frescos. Uma dieta saudável que se adapta aos requisitos nutricionais inclui: carne vermelha e branca, peixe e mariscos, leite e produtos lácteos, pão e cereais.
  • Aumente a ingestão de cálcio através do leite e produtos lácteos, bem como seus níveis de ácido fólico através de vegetais de folhas verdes e aumente também a ingestão de omega-3 com peixes gordurosos.
  • Comece a tomar suplementos de ácido fólico por até 3 meses antes da concepção para evitar que seu bebê desenvolva defeitos neurológicos. É recomendado um suplemento de 500 microgramas / dia. Mesmo se você tiver uma dieta rica em ácido fólico, é difícil garantir que você esteja ingerindo o suficiente para obter os benefícios.

Transtornos alimentares

Todos nós temos um relacionamento com os alimentos que pode ser funcional ou não saudável. As pessoas que veem a comida como uma amiga ou mesmo uma grande fonte de conforto, tendem a ter problemas de peso. A gravidez pode ser um momento em que se torna difícil evitar problemas de alimentação não resolvidos, por isso eles tendem a se destacar.

Se estes não forem abordados corretamente, os transtornos alimentares podem permanecer por muitos anos, juntamente com a possibilidade de os bebês os herdarem, particularmente de suas mães.

Se você teve problemas com a alimentação e a comida no passado, procure o conselho de um nutricionista no início da gravidez. Você precisará de coragem para fazê-lo, mas o primeiro passo para qualquer melhoria é reconhecer que você tem um problema e depois faz algo sobre isso. Saber que seu bebê dependerá de você para fornecer-lhes a nutrição necessária para crescer e prosperar é motivo suficiente para muitos pais procurarem ajuda. Para mais informações, visite o site da Associação Australiana de Nutricionistas.

Dieta durante a gravidez e doença matinal

  • Ouça os sinais do seu corpo sobre se quer ou não comer. Tente evitar comer algo que você não gosta, só porque é bom para você. É importante permanecer hidratada em todos os momentos com garrafas de água, xícaras de chá suaves, smoothies de frutas, cereais de leite com baixo teor de gordura ou limonada.
  • Mantenha um frasco de biscoitos e um copo de água na mesa de cabeceira. Quando você acordar, certifique-se de ter algo no seu estômago, mesmo antes de seus pés tocarem o chão.
  • Peça ao seu parceiro para cozinhar até você se sentir melhor. Isso pode acontecer até depois do primeiro trimestre. A aparência e cheiro de carne crua pode ser demais para muitas mulheres grávidas, então evite-la, se necessário.
  • Beba um copo de leite e algo leve antes de ir para a cama.
  • Evite alimentos muito picantes, gordurosos ou muito doces. Comidas leves e fáceis de digerir como arroz, macarrão, alguns lanches, frutas e torradas são boas alternativas.

Benefícios de ter uma dieta saudável durante a gravidez

  • Menor risco de desenvolver anemia e diabetes gestacional.
  • Melhor nutrição materna durante a gravidez tem benefícios para o bebê em termos de peso, crescimento e função cerebral. Estes benefícios não se aplicam apenas durante a gravidez, mas têm consequências em longo prazo durante a vida de seu bebê.
  • Melhor tempo de recuperação pós-parto e um retorno mais rápido ao peso do que antes da gravidez.
  • Uma dieta saudável durante a gravidez minimiza as mudanças de humor e leva a uma melhor saúde emocional.
  • Mais energia, menos fadiga e melhor sensação de bem-estar.
  • Menor constipação e sensação de peso no intestino. A fibra da sua comida irá funcionar como uma vassoura no intestino grosso, "varrendo" tudo o que encontrar ao longo dela.
  • Uma boa dieta durante a gravidez dará um exemplo positivo às crianças mais velhas. Ajudando-os a entender a importância das dietas e o quão vital é ficar com boa saúde.

Guia geral de alimentação durante a gravidez

  • Não pule as refeições ou deixe passar muitas horas entre as refeições. O objetivo deve ser comer entre 5 e 6 refeições por dia, entre pequenas e moderadas e que não façam que você se sinta muito cheia.
  • Tome o café da manhã, embora você normalmente não o faça. Esta é a refeição mais importante do dia, ajudará a restaurar os níveis de açúcar no sangue do seu corpo até um nível saudável depois de jejuar por tantas horas.
  • Evite cair na armadilha de dietas que afirmam eliminar toxinas do seu corpo. A menos que você tenha problemas de fígado ou limitações nos rins, é improvável que as necessite. Em caso de dúvida, consulte com seu profissional de saúde.
  • Tente ter uma relação saudável com os alimentos, olhe isso como combustível para seu corpo e como um meio para explorar suas habilidades. Tire um tempo para pensar sobre quais alimentos são bons para você e seu bebê, em vez de deixar seu paladar tomar decisões sobre o que comer.
  • Não limite a variedade ou a categoria dos alimentos na sua dieta durante a gravidez. Seu bebê vai provar o alimento que você come quando ele bebe o líquido amniótico. Isso ativará suas papilas gustativas para que, quando tiverem idade suficiente para comer alimentos sólidos (cerca de 6 meses de idade), serão mais receptivos à variedade de sabores.
  • Inclua cálcio no seu café da manhã. Leite, iogurte, chá ou café em leite e queijo na torrada ajudará a corrigir o déficit de cálcio em seus ossos, usado durante a noite. Os ossos precisam de depósitos regulares de cálcio e vitamina D para se manterem fortes.
  • Mantenha lanches e aperitivos à mão. No primeiro trimestre, quando a náusea e o vômito são comuns, comer algo pode fazer a diferença na forma como você se sinta.
  • Ceda aos desejos se você os tiver. Geralmente, há uma razão biológica para os desejos que as mulheres grávidas têm enquanto sejam alimentos comestíveis.
  • Abandone o álcool. Não existe um nível seguro ou comprovado em que as mulheres grávidas possam beber álcool, a única maneira de garantir que você não exagere é se abster. Redescubra sucos de frutas frescas, água gasosa com um toque de limão ou limão, ou simplesmente água da torneira. O flúor presente atingirá o maxilar do bebê, onde os dentes e a camada de esmalte estão se formando.
  • Compre sal iodado. As mulheres grávidas precisam disso para o bem-estar e o funcionamento da tireoide. É importante destacar que seu bebê precisa dele para aumentar seu QI. Frutos do mar, pão fortificado com iodo, vegetais de folhas verdes e ovos são uma boa fonte de abastecimento.
  • Leia os rótulos dos alimentos. A regra geral é que a maior concentração de um componente alimentar é colocada primeira na lista de ingredientes. Se você não reconhece um, provavelmente não é muito bom para você ou seu bebê.

Que alimentos evitar?

  • Alimentos que possam ter a bactéria Listeria: queijos amadurecidos, carnes crus tipo delicatessen, sushi, leite e produtos lácteos não pasteurizados. Comer dos bares de salada tipo buffet pode ser arriscado. Tente comer alimentos de sua inteira confiança, que foram armazenados e refrigerados com cuidado ou alimentos muito quentes que não tenham estado repousados há muito tempo.
  • Peixe cru e peixes predadores na cadeia alimentar podem ter altos teores de mercúrio: tubarão, espada e barracuda. Os bebês cujas mães ingerem muito mercúrio durante a gravidez podem ter problemas neurológicos.
  • Tente reduzir o consumo de bebidas com cafeína, como o chá, o café, o refrigerante e o chocolate.

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Sutiãs de Maternidade

Sutiãs de Maternidade



Ao escolher um sutiã de maternidade, as escolhas são infinitas, então não há motivo para não encontrar um que se encaixe confortavelmente e que a faça sentir-se bem.

Se você sempre comprou o mesmo tamanho de sutiã desde a adolescência, quando seus seios pararam de crescer, isso pode ser uma surpresa. Não pense que você necessariamentre ainda vai usar o mesmo tamanho de sutiã agora que está grávida. Mais do que nunca, é importante que um especialista em sutiãs a aconselhe corretamente. Geralmente, você pode encontrá-los em lojas de departamento e dentro de lojas especializadas em lingerie.

Quando devo comprar um sutiã de maternidade?

Um sutiã de maternidade incorreto pode gerar tensão no pescoço, ombros e costas. Muitas mulheres só percebem que existem outras alternativas, até tentar um sutiã mais confortável.

No primeiro trimestre da gravidez, os seios da maioria das mulheres já passaram por uma mudança significativa. A rigidez e a sensibilidade, junto com o aumento do tamanho, fazem à maioria das mulheres sentirem muito mais incomodo em seus seios. Cada mulher experimenta mudanças únicas em seus seios, embora o aumento de tamanho e peso do tecido mamário seja comum.

A maioria das alterações mamárias durante a gravidez ocorrem nos primeiros quatro meses. Essas mudanças hormonais são essenciais e inevitáveis durante a gravidez, pois preparam os seios para amamentação. Mudanças rápidas no tecido mamário, tamanho e forma, fazem que você se sinta desconfortável com seus seios sem um sutiã apropriado. Se normalmente você evita usar sutiãs, usando apenas tops, talvez seja necessário repensar suas opções de roupas íntimas.

Por que eu deveria comprar um sutiã de maternidade?

Como eles são desenhados para fornecer um nível de suporte diferente do que os sutiãs normais, não possuem fios rígidos e tendem a ter alças mais largas e mais opções de gancho para o fechamento nas costas. Eles são muito diferentes dos sutiãs normais que são desenhados para o tecido mamário não lactante e muitas vezes podem ter a moda e a aparência como uma prioridade

Importa se eu não quiser usar um sutiã de maternidade?

Você não é obrigada a fazer nada, a escolha é totalmente sua. Algumas mulheres não se adaptam bem a esse tipo de sutiã e outras, sim.

No entanto, usar um sutiã, sem dúvida, ajudará a evitar o alongamento do tecido mamário ajudando a reduzir a flacidez e o desconforto.

O que devo procurar quando comprar um sutiã de maternidade?

Três palavras responderão a esta pergunta: conforto, apoio e aparência, cada um desses fatores é igualmente importante. Todas nós tivemos a experiência de vestir um sutiã desconfortável e quando o fazemos, tudo o que pensamos é tira-lo.

Que mulher não entrou na casa, depois de um longo dia, tirou o sutiã e sentiu um grande alívio?

Posso usar os mesmos sutiãs de maternidade para todas as minhas gravidezes?

É possível, desde que estejam em boas condições e não tenham perdido suas propriedades de suporte. Muito uso e a lavagem podem corroem as fibras e, como qualquer outra roupa, os sutiãs de maternidade têm vida útil.

Cada gravidez coloca novas exigências e alterações hormonais sobre os seios de uma mulher e a taxa de crescimento dos seios pode ser diferente para cada gravidez.

Cuidado dos sutiãs de maternidade

Embora os fabricantes recomendem lavá-los à mão, é muito difícil ter tempo para isso. No entanto, se você cuidar de seus sutiãs de maternidade, eles cuidarão de você e durarão mais do que se você os colocar na máquina de lavar.

Evite lavar com água quente, isso só irá destruir as fibras elásticas e qualquer cordão que tenha. 

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