É seguro tomar sol ou fazer bronzeamento artificial durante a gravidez?

Da mesma forma que em qualquer outra etapa de sua vida, tomar sol durante a gravidez será saudável e benéfico sempre que o fizer com a proteção adequada. Quanto ao bronzeamento artificial, as precauções e advertências aumentam.

Se você quer ter um tom mais dourado em sua pele durante a gravidez, deve ter as mesmas, ou maiores, precauções em relação aos raios ultravioletas. Além dos conhecidos riscos de desenvolver o câncer de pele, a exposição indiscriminada a estes raios podem intensificar ou favorecer a aparição de manchas no rosto, resultado das mudanças hormonais provocadas pela gravidez.

No entanto, tomando certos cuidados você pode desfrutar do sol e até se beneficiar, já que fora das horas de mais intensidade (das 11h às 14h), ele fornece a vitamina D que ajuda na absorção do cálcio.

Cuidados para serem levados em conta:

  • É recomendável que você utilize protetor solar com fatores altos, mais que 15 fps, e que aplique meia hora antes da exposição ao sol, reaplicando-o frequentemente. Você deve levar em conta qual protetor solar é o ideal para a sua pele e também adequado ao lugar que você vá utilizá-lo, por exemplo, na praia, o fator deve ser maior porque o sol reflete na areia. Já na cidade, uma opção são os cremes com filtro solar incluído.
  • Durante os dias nublados, você também precisa aplicar o protetor solar, pois os raios ultravioletas continuam atravessando as nuvens. A sombra também não é confiável, pois muitos elementos como a areia, a neve e a água refletem os raios solares.
  • Exponha-se por períodos curtos. Se o calor for muito intenso e você se sentir enjoada, com tontura ou cansada, o melhor é que se abrigue em um lugar mais fresco.

Os riscos da cama de bronzeamento artificial:

A cama de bronzeamento artificial gera danos em sua pele, já que transmite somente os raios que produzem o bronzeado. No entanto, não há provas científicas que confirmem que as sessões façam mal ao seu bebê, mas, sim, a você. Assim como o sol, o bronzeamento artificial libera raios ultravioletas que podem gerar câncer de pele. Estudos recentes mostram que o uso frequente da cama aumenta o risco de melanomas. Nesse caso, o câncer pode chegar até a placenta, o que resultará em muito dano para você e para o seu bebê.

Também o calor excessivo da cama solar pode afetar o bebê, produzindo problemas em sua coluna vertebral. Este resultado não é consequência somente das camas de bronzeamento artificial, mas também de saunas e qualquer lugar com temperaturas muito elevadas.

Uma alternativa saudável

Uma boa alternativa para ficar bronzeada sem expor-se a estes riscos, são as loções bronzeadoras. Você pode encontrá-las em muitos formatos e escolher a mais adequada ao seu tom de pele.

Você por estar interessado

Semana 34: Compartilhando a alegria

É um bom momento para começar a informar-se sobre tudo o que se refere ao parto para tomar decisões conscientes e responsáveis sobre o nascimento do seu bebê.

Você pode deixar essa lista com alguém que se encarregue de avisar a todas as pessoas, assim, todos vão celebrar com você este momento tão especial da sua vida.

Seu corpo

  • Se esta difícil dormir uma noite inteira, experimente testar alguns conselhos simples: não tire sonecas à tarde, faça exercícios e mantenha-se bem hidratada. Além disso, evite o consumo de líquidos depois das 20 horas para não urinar com tanta frequência. Se não conseguir dormir, é melhor ler ou ver televisão e esperar que o sono volte.
  • Seu corpo suporta cada vez mais peso devido ao avanço da gravidez. Suas costas sofrem e isso provoca uma dor forte. Para isso, é recomendável um bom e relaxante banho de banheira.
  • Devido à pressão que o bebê exerce na sua pélvis, você tem a sensação de que ele desceu ainda mais.

Por outro lado, suas ansiedades e medos podem causar o aparecimento de dúvidas sobre o parto prematuro. Por isso, informe-se bem sobre quais são os sinais e sintomas deste parto:

  • Cólicas que se parecem às cólicas menstruais e que podem vir acompanhadas de diarreia, indigestão ou náuseas.
  • Um fluxo aquoso, de cor rosada ou café, acompanhada de um material mucoso.
  • Fluido amniótico saindo pela vagina.

Seu bebê

  • O bebê mede aproximadamente 43 cm e pesa ao redor de 2400g.
  • Ele se mexe bastante enquanto está acordado, mas, como os recém-nascidos, passa bastante tempo dormindo.
  • Os olhos do seu bebê agora ficam abertos enquanto ele está acordado e se fecham quando o pequeno dorme.
  • Seu sistema de imunidade está desenvolvendo defesas contra inúmeras doenças. Se for um menino, seus testículos já estão junto ao escroto.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado