Meditação durante a gravidez

Agora que você está grávida, vale a pena considerar praticar a meditação, mesmo que você não tenha feito isso antes. Além dos inúmeros benefícios que traz para a sua saúde e para o seu bebê, esta prática não tem efeitos colaterais ou resultados negativos durante a gravidez.

Meditação durante a gravidez

Meditação durante a gravidez

Agora que você está grávida, vale a pena considerar praticar a meditação, mesmo que você não tenha feito isso antes. Além dos inúmeros benefícios que traz para a sua saúde e para o seu bebê, esta prática não tem efeitos colaterais ou resultados negativos durante a gravidez.

Mas eu não quero que nada mude!

A gravidez não é mais que um momento de imensa mudança. As mudanças na forma e no comportamento do corpo são as mais óbvias, assim como mudanças de humor e sensação de perda de controle, especialmente durante o parto e o nascimento. A meditação durante a gravidez pode ajudar a manter o controle e aumentar a força física e emocional.

Submeter-se às mudanças pode ser imensamente difícil para algumas mulheres, mais do que para outras. Para aquelas que estão acostumadas a ter controle de si mesmas, sua profissão e antecipar os resultados, ter um bebê pode criar desafios únicos.

A meditação pode ajudar a criar um oásis pacífico de calma interior e concentração quando os sentimentos de tensão aparecem.

Mas não tenho tempo para meditar

Dê tempo para a meditação. Em nossas vidas ocupadas, sempre há algo a fazer, uma reunião ou um prazo para cumprir, dar prioridade à meditação e outros aspectos do autocuidado, é vital para obter tantos benefícios quanto possível.

Um dos muitos benefícios da meditação durante a gravidez é que você não precisa ser um especialista. Em um mundo competitivo, todos podemos ser culpados de evitar situações em que talvez não se sintam perfeitos. No entanto, na meditação ninguém julgará seu desempenho.

Se você se sentir mais calma e pacífica após uma sessão, então você terá colhido os benefícios da meditação e, provavelmente, seu entusiasmo terá um efeito contagioso sobre aqueles que estão perto de você.

Afinal, o que é a meditação?

Há muitas definições para o termo meditação, mas essencialmente significa parar todas as atividades físicas e se concentrar na respiração e em nossos próprios sentidos, é criar uma sensação de calma e saciedade, é sentir que você está "no momento certo". Esses são os objetivos da meditação.

Outro aspecto da meditação é concentrar-se na respiração. Ao inalar e expirar, visualizar como o ar entra e sai dos pulmões pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e trazer benefícios significativos a todos os sistemas do corpo.

Benefícios da meditação durante a gravidez para as mães

Isso cria sentimentos de paz, calma e tranquilidade.

Descanso físico e emocional. A meditação durante a gravidez pode ajudar com a insônia, melhorando a duração e a qualidade do sono.

Isso cria consciência mental, corporal e espiritual.

A meditação durante a gravidez relaxa a mente e o corpo e, para alguns, o espírito.

Oferece benefícios fisiológicos, como baixar a pressão sanguínea, reduzir a frequência cardíaca, melhorar a circulação e aumentar a oxigenação.

Recarga os níveis de energia. Isto é especialmente benéfico para as mulheres grávidas que trabalham e / ou têm que cuidar de outras crianças.

Criação de tempo pessoal. Devido à família e ao trabalho, pode ser muito difícil encontrar tempo para nós mesmos e isso pode criar sentimentos de ressentimento quando sentimos que damos muito sem receber nada.

Se você praticar meditação junto com ioga, Pilates ou outro exercício pode haver menos risco de precisar de um parto assistido.

Meditar durante a gravidez ajuda a lidar com mudanças de humor causadas por alterações hormonais. Se você se sentir um pouco reativa, encontrar alguma paz interior através da meditação irá ajudá-la a sentir que você não perdeu o controle de sua mente.

­­­­­­­­A meditação pode ajudar a estimular o sistema imunológico. Evitar ficar doente sempre será útil, especialmente durante a gravidez.

As endorfinas são os hormônios naturais da felicidade e também ajudam a reduzir a dor física. A meditação pode ajudar a aumentar os níveis de endorfinas para ajudá-la com as dores de parto.

Meditação durante o primeiro trimestre

Este é um momento em que os primeiros sintomas da gravidez podem sobrecarregar até mulher mais forte. Náuseas, indigestão e mudanças na frequência urinária fazem de um sono profundo e repousante uma memória distante e, literalmente, algo que só pode ser um sonho. Portanto, ter a oportunidade de relaxar profundamente através da meditação pode ser uma alternativa bem-vinda quando a sua realidade não é algo invejável.

Tente visualizar a seu bebê crescendo e formando seus órgãos, você já pode sentir uma conexão emocional com seu bebê. Olhe a meditação como uma oportunidade para se comunicar com seu pequeno.

Durante estes três meses, os sentidos do seu bebé se desenvolveram, incluindo os ouvidos e o sistema auditivo. Portanto, ouvir música ou cantar para o seu bebê não será um desperdício.

Meditação durante o segundo trimestre

Este é o momento de brilhar para muitas mulheres grávidas. Os dias de náusea e exaustão passaram e você provavelmente se sentirá muito mais positiva.

Use este tempo para visualizar o crescimento, o ganho de peso e os movimentos do seu bebê. Imagine o seu rosto, imagine sua experiência em sua barriga, coloque suas mãos na barriga e tente senti-lo, fale calmamente com o bebê ou mande pequenas mensagens mentais.

Este é o trimestre em que, pela primeira vez, você sentirá a seu bebê em movimento. Para as mulheres que já tiveram um bebê, isso acontecerá por volta da semana 15 e, para as que são mães pela primeira vez, isso pode acontecer por volta da semana 18.

Meditação durante o terceiro trimestre

Crie um berçário confortável com almofadas que proporcionem o suporte que seu corpo precisa. Visualize seu bebê tentando encontrar uma posição igualmente confortável em um útero que se torna cada vez mais limitado, em breve essa casa aquosa será muito pequena para ele.

Se você sente que está cada vez mais incômoda, visualize um momento e um lugar onde seu corpo não sinta pressão, dor ou tensão. Fale com seu bebê e sinta como ele responde à sua voz.

Pressione suavemente a sua barriga e comunique-se através dos dedos e das palmas das mãos. Pense sobre o nascimento de seu bebê e como você espera que seja.

Com cada inalação visualize sua força, a luz e a sensação de calma, durante o trabalho de parto, você deverá acudir ao que praticou. Para mais informações sobre o trabalho do parto consulte aqui.

Dicas para meditação durante a gravidez

Encontre uma posição, sentada ou deitada, que seja confortável para você. Primeiro, certifique-se de ir ao banheiro e de beber água, não há nada como o desconforto físico para impedir uma sessão de meditação.

Desconecte-se e coloque seu telefone celular em modo avião. Este é um tempo apenas para você e seu bebê, o resto do mundo terá que seguir sem você durante a próxima meia hora.

Tente reservar esse tempo todos os dias na mesma hora. Isso a ajudará a manter um padrão regular e evitar que outras tarefas se envolvam e tomem seu espaço.

Encontre um lugar tranquilo e livre de distração. Estabeleça uma área de descanso ou um lugar onde você possa deitar-se e ficar muito confortável. Lembre-se, o objetivo da meditação não é dormir, mas alcançar um estado de relaxamento profundo e paz.

Certifique-se de que o local escolhido esteja bem ventilado e a uma temperatura confortável, é improvável que você consiga todos os benefícios se você estiver tremendo ou suando.

Experimente diferentes posturas quando estiver deitada ou sentada, você perceberá que algumas posições são melhores do que outras, dependendo do estágio de sua gravidez e seus sintomas.

Certifique-se de que seu lugar de meditação esteja longe de distrações, como televisão, rádio, computadores e telefones. Isso é muito importante para não ser interrompida.

Seja paciente quando estiver aprendendo a meditar. Como qualquer coisa nova, acostumar-se a isso, pode levar algumas semanas.

Não tente afastar todos os pensamentos em sua mente, se eles retornarem, deixe-os entrar em sua consciência e deixe-os sair com a mesma facilidade. Divagar sobre preocupações só criará mais tensão e estresse.

Não sinta que você deve explicar isso para sua família e amigos. Algumas pessoas são receptivas com a meditação e outros a veem como um sonho hippie, "As pessoas que se preocupam por você, não precisam de explicações e aqueles que não o fazem, não importam", então faça o que você acha que é certo para você e seu bebê.

Considere meditar com uma amiga ou talvez outra mulher grávida. Vocês podem procurar um tutor de meditação ou um médico para orientar e dividir o custo.

Sentir que você está em um estado de relaxamento pode demorar algum tempo, então não se estresse, a prática faz ao mestre, apegue-se a isso!

É possível que quando você estiver meditando, você sinta que seu bebê está se movendo. Em um dia agitado, esta pode ser a primeira vez que você está realmente consciente dos movimentos do seu bebê, coloque sua mão no estômago e tente sentir a conexão entre seu cérebro, sua mão e seu bebê.

Feche seus olhos durante suas sessões de meditação, isso ajudará a bloquear qualquer estímulo externo e minimizar as distrações.

Considere baixar aplicativos de yoga ou comprar CDs ou DVDs, coloque seus fones de ouvido e siga as instruções.

Evite meditar depois de uma grande refeição, é provável que você durma, Da mesma forma, evite meditar quando está cansada demais, com fome ou com sede ou distraída por algo urgente.

Em geral, seja positiva sobre os benefícios da meditação. Se você nunca fez isso antes, considere como uma experiência.

A meditação durante a gravidez só pode trazer benefícios para você e seu bebê, dê uma oportunidade!

Este artigo foi escrito por Jane Barry, parteira, enfermeira de saúde infantil, consultora de criança freelance.

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A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

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O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

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