O que é o fator Rh?

O fator Rhesus é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos da maioria das pessoas. É reconhecida como Rh positivo ou Rh negativo. No geral, os bebês herdam o fator sanguíneo do pai.

RH negativo ou RH positivo?

Depende se os seus glóbulos vermelhos apresentam esse fator de aglutinamento ou não. Isto é determinado por meio de um exame de sangue.

Seu bebê tem mais possibilidades de herdar o mesmo fator sanguíneo que o pai, portanto, se você e o pai do bebê são ambos Rh positivo, ou ambos Rh negativo, não afetará em nada sua gravidez.

No entanto, se você é Rh negativo e o pai Rh positivo há mais possibilidades de que o bebê seja positivo e isto poderia ocasionar incompatibilidade sanguínea entre você e o bebê durante a gestação.

Dado que em algum momento possa haver uma troca de sangue entre você e seu pequeno, ao receber os seus glóbulos vermelhos com este componente estranho, seu organismo desenvolverá anticorpos para eliminá-los. Isto gera um tipo de reação alérgica no feto, também chamada sensibilização. Ao eliminar os seus glóbulos vermelhos, o bebê pode sofrer anemia, icterícia ou problemas cerebrais e cardíacos.

Na primeira gravidez, isto não afetará em nada o bebê, já que os anticorpos são produzidos mais ao final. No entanto, é muito importante que você tome certas precauções para futuras gestações. Para que não haja riscos, há injeções de imunoglobulina Rh que são dadas nas 72 horas depois do parto e evitam a produção de anticorpos que causam a sensibilização nas futuras gestações. Esta vacina também deve ser tomada em caso de gestação ectópica ou abortos.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado