Práticas especiais durante a gravidez de múltiplos

Uma gestação múltipla requer mais cuidados do que uma gravidez normal, razão pela qual você deve consultar seu médico sobre quais práticas você deve começar a fazer e como incorporá-las em sua rotina.

A atenção médica de uma gravidez múltipla pode incluir algumas ou várias dessas práticas:

  • Especialistas: É possível que seja necessário levar a futura mamãe a um especialista materno e fetal, chamado perinatólogo, para que ele realize estudos especiais, avalie as ultrassonografias e, em caso de que se apresentem complicações, possa prevê-las e estar preparado para coordenar sua atenção.
  • Exames maternos e fetais. Podem ser necessários exames para controlar a saúde dos bebês, em especial, em casos que se apresentem complicações.
  • Tocolíticos são medicações utilizadas para suprimir um trabalho de parto prematuro.
  • Medicamentos com corticoesteroide. A imaturidade pulmonar é um dos principais problemas dos bebês prematuros, esses medicamentos favorecem o amadurecimento pulmonar.
  • Cerclagem cervical. Algumas mães com gestações múltiplas de três bebês ou mais podem precisar desse procedimento no começo da gravidez, esse procedimento mantém o colo uterino fechado.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado