Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado

Semana 38: Com a bolsa preparada!

Planejar os momentos antes do parto te ajudará a estar mais tranquila e organizada. Não deixe para o último momento o que pode ser resolvido desde já.

É hora de deixar suas malas prontas ao lado da porta e organizar tudo para o grande momento. Caso você ainda não tenha se decidido, fale com seu companheiro e família sobre quem poderá te acompanhar durante a primeira semana de vida do bebê, já que possivelmente você precise de ajuda nos trabalhos de casa. Por outro lado, sua ansiedade está cada dia mais influenciada pela proximidade do parto. Você se perguntará: “Como eu vou perceber que estou em trabalho de parto?”

Seu corpo

A descida do bebê à pélvis faz com que você sinta dores bruscas na virilha e na parte alta das coxas, isso é normal. Outro fato comum é que, devido ao incômodo da barriga e sua ansiedade, está difícil dormir. As contrações de Braxton Hicks são mais frequetes e intensas.

Seu bebê

  • Seu bebê mede aproximadamente 50 cm e pesa mais ou menos 3 kilos. Ainda que ele continue ganhando peso, não vai crescer tanto de tamanho.
  • O intestino do seu bebê formou uma substância verde escura que será eliminada logo ao nascer. O chamado mecônio é composto por laguno, líquido amniótico e muco.
  • O líquido dentro do seu saco amniótico aumentou de uma gota para um litro. A placenta cresceu e agora tem uns 20 cm de diâmetro e pesa por volta de 900 gramas.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado