Semana 03: Concepção

O evento principal ocorre no início da terceira semana. O óvulo, já fecundado, viaja até o útero. Nesta etapa é um zigoto, um conjunto de celular que se divide rapidamente.

O útero se prepara para receber o óvulo fertilizado engrossando-se (isto ocorre todos os meses nos quais há ovulação). Se a capa mais interna de seu útero, o endométrio, não recebe finalmente o óvulo fertilizado, se desprende e produz, então, a menstruação.

Os primeiros sintomas da gravidez.

No caso do óvulo fecundado se implantar, não haverá menstruação. Neste caso, a mulher poderá observar os seguintes sintomas:

  • O muco cervical terá sangue
  • Dores fortes, como se fossem precisamente os sintomas do ciclo menstrual

Estes sinais ocorrem em geral entre o 7º e 12º dia depois da fertilização. Nesse tempo desde a fecundação, a união do óvulo com o espermatozoide se transforma em uma célula que se dividirá sucessivamente e adquirirá uma conformação que inicialmente terá duas camadas:

  • Uma externa que formará a placenta
  • Outra que será o embrião

Ambas estarão unidas à camada do útero que já havia se preparado para recebê-las.

Seu bebê

Nesta etapa, o bebê é ainda um zigoto, um conjunto de células que se dividem rapidamente. Pode ser chamado de zigoto somente por duas semanas, pois logo passará a ser um embrião, depois será um feto e, finalmente, se tornará um lindo bebê.

Menino ou menina?

O sexo do seu bebê se define no mesmo momento da concepção, sendo determinado pelos cromossomos presentes no espermatozoide. Se o espermatozoide contem um cromossomo X, você terá uma menina, porém, se o cromossomo for Y, então, terá um menino.

Pré-gravidez

Se você esta tentando engravidar, deve consumir muitas vitaminas, especialmente ácido fólico, que previne a aparição de defeitos congênitos, especialmente aqueles relacionados ao desenvolvimento neural.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado