Semana 05: Grávida!

Seja por meio do teste caseiro ou da análise indicada pelo médico, a esta altura você já confirmou suas suspeitas: Esta grávida!

O controle pré-natal é muito importante. Depois da sua primeira visita ao médico para confirmar sua gravidez, o ideal é que continue as visitas mensalmente. Escolha um médico com quem você se sinta cômoda, já que ele será responsável por cuidar de você, te acompanhar e monitorar todo o processo durante os próximos meses.

Seu corpo

Você esta feliz pela notícia, mas se sente estranha: provavelmente te doerão os seios e se sinta cansada. Você também poderá ter um estranho sabor metálico em sua boca ou simplesmente aumentará a frequência ao banheiro para urinar. Não se preocupe, são todos sintomas normais. As recomendações para uma “vida saudável” podem ser aplicadas perfeitamente ao estado de gravidez, a atividade física é uma delas. As mais recomendadas são as seguintes:

  • Atividade física: Você descubrirá que a prática de exercícios (como a Yoga) ou de algum esporte aeróbico (caminhada, natação) é muito benéfica durante a gravidez e também no pós-parto. São muitas as razões que asseguram a atividade física como recomendável durante a gravidez: previne a hipertensão, a constipação, reduz as dores nas costas e a possibilidade de aparição de estrias e varizes. As mulheres grávidas, ao menos que tenham indicação médica para não fazer, deveriam se exercitar pelo menos 30 minutos por dia. Esta prática permitirá uma melhora tanto física, quanto emocionalmente.
  • Uma dieta equilibrada e que inclua um alto consumo de água: durante a gravidez, a alimentação é um dos pilares mais importantes para a saúde da mãe e do bebê. O avanço da gestação é acompanhado de numerosas mudanças na composição corporal: se produzem mudanças hormonais e a função digestiva é alterada pela presença de náuseas, azia e constipação.

Seu bebê

  • É no período que vai desta semana a semana 10 que reside uma maior possibilidade de teratogenicidade (malformações fetais). Por esse motivo, é indicado evitar a exposição à substâncias que possam acarretá-la, como drogas, tóxicos, etc.
  • Nesta etapa, a maioria dos embriões mede entre 1.5 e 3.0 mm de comprimento, comparável com uma pequena semente de linhaça. O embrião cresce rapidamente. Seu comprimento cefálico é de pouco mais que 1 mm. No bebê, se inicia a formação do coração que começará a pulsar irregularmente.
  • O sistema nervoso está começando a se desenvolver e logo começa a circulação sanguínea. Sua coluna vertebral está crescendo e seu cérebro já possui lobos cerebrais. Também alguns órgãos, como o fígado, rins e intestinos começam a se formar. O tubo neural, que conecta o cérebro com a medula espinhal, se fechará e começarão a aparecer pequenas protuberâncias, os membros posteriores e inferiores.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado