Semana 05: Grávida!

Seja por meio do teste caseiro ou da análise indicada pelo médico, a esta altura você já confirmou suas suspeitas: Esta grávida!

O controle pré-natal é muito importante. Depois da sua primeira visita ao médico para confirmar sua gravidez, o ideal é que continue as visitas mensalmente. Escolha um médico com quem você se sinta cômoda, já que ele será responsável por cuidar de você, te acompanhar e monitorar todo o processo durante os próximos meses.

Seu corpo

Você esta feliz pela notícia, mas se sente estranha: provavelmente te doerão os seios e se sinta cansada. Você também poderá ter um estranho sabor metálico em sua boca ou simplesmente aumentará a frequência ao banheiro para urinar. Não se preocupe, são todos sintomas normais. As recomendações para uma “vida saudável” podem ser aplicadas perfeitamente ao estado de gravidez, a atividade física é uma delas. As mais recomendadas são as seguintes:

  • Atividade física: Você descubrirá que a prática de exercícios (como a Yoga) ou de algum esporte aeróbico (caminhada, natação) é muito benéfica durante a gravidez e também no pós-parto. São muitas as razões que asseguram a atividade física como recomendável durante a gravidez: previne a hipertensão, a constipação, reduz as dores nas costas e a possibilidade de aparição de estrias e varizes. As mulheres grávidas, ao menos que tenham indicação médica para não fazer, deveriam se exercitar pelo menos 30 minutos por dia. Esta prática permitirá uma melhora tanto física, quanto emocionalmente.
  • Uma dieta equilibrada e que inclua um alto consumo de água: durante a gravidez, a alimentação é um dos pilares mais importantes para a saúde da mãe e do bebê. O avanço da gestação é acompanhado de numerosas mudanças na composição corporal: se produzem mudanças hormonais e a função digestiva é alterada pela presença de náuseas, azia e constipação.

Seu bebê

  • É no período que vai desta semana a semana 10 que reside uma maior possibilidade de teratogenicidade (malformações fetais). Por esse motivo, é indicado evitar a exposição à substâncias que possam acarretá-la, como drogas, tóxicos, etc.
  • Nesta etapa, a maioria dos embriões mede entre 1.5 e 3.0 mm de comprimento, comparável com uma pequena semente de linhaça. O embrião cresce rapidamente. Seu comprimento cefálico é de pouco mais que 1 mm. No bebê, se inicia a formação do coração que começará a pulsar irregularmente.
  • O sistema nervoso está começando a se desenvolver e logo começa a circulação sanguínea. Sua coluna vertebral está crescendo e seu cérebro já possui lobos cerebrais. Também alguns órgãos, como o fígado, rins e intestinos começam a se formar. O tubo neural, que conecta o cérebro com a medula espinhal, se fechará e começarão a aparecer pequenas protuberâncias, os membros posteriores e inferiores.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Semana 34: Compartilhando a alegria

É um bom momento para começar a informar-se sobre tudo o que se refere ao parto para tomar decisões conscientes e responsáveis sobre o nascimento do seu bebê.

Você pode deixar essa lista com alguém que se encarregue de avisar a todas as pessoas, assim, todos vão celebrar com você este momento tão especial da sua vida.

Seu corpo

  • Se esta difícil dormir uma noite inteira, experimente testar alguns conselhos simples: não tire sonecas à tarde, faça exercícios e mantenha-se bem hidratada. Além disso, evite o consumo de líquidos depois das 20 horas para não urinar com tanta frequência. Se não conseguir dormir, é melhor ler ou ver televisão e esperar que o sono volte.
  • Seu corpo suporta cada vez mais peso devido ao avanço da gravidez. Suas costas sofrem e isso provoca uma dor forte. Para isso, é recomendável um bom e relaxante banho de banheira.
  • Devido à pressão que o bebê exerce na sua pélvis, você tem a sensação de que ele desceu ainda mais.

Por outro lado, suas ansiedades e medos podem causar o aparecimento de dúvidas sobre o parto prematuro. Por isso, informe-se bem sobre quais são os sinais e sintomas deste parto:

  • Cólicas que se parecem às cólicas menstruais e que podem vir acompanhadas de diarreia, indigestão ou náuseas.
  • Um fluxo aquoso, de cor rosada ou café, acompanhada de um material mucoso.
  • Fluido amniótico saindo pela vagina.

Seu bebê

  • O bebê mede aproximadamente 43 cm e pesa ao redor de 2400g.
  • Ele se mexe bastante enquanto está acordado, mas, como os recém-nascidos, passa bastante tempo dormindo.
  • Os olhos do seu bebê agora ficam abertos enquanto ele está acordado e se fecham quando o pequeno dorme.
  • Seu sistema de imunidade está desenvolvendo defesas contra inúmeras doenças. Se for um menino, seus testículos já estão junto ao escroto.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado