Semana 10: Completando exames

Nesta etapa, você terá que realizar vários exames de laboratório estabelecidos pelas pautas de saúde do pré-natal. É recomendável que você leve anotadas as perguntas para o médico, dessa forma não se esquecerá de nada no momento da consulta.

Normalmente, nas gestações consideradas como de baixo risco, os controles pré-natais são mensais até a semana 37 e depois são semanais até o parto. Se sua gravidez é considerada de alto risco, o esquema pode variar.

Dúvidas frequentes durante a gravidez


De todas as questões que preocupam as grávidas, uma bastante recorrente diz respeito à possibilidade de manter relações sexuais. A resposta é sim, para a maioria das grávidas.
As exceções são as grávidas que foram colocadas em repouso por ameaça de aborto ou as que apresentem sangramento genital, ou por outra indicação médica.

Seu corpo


O útero tem o tamanho de uma laranja grande e pode ser apalpado através do abdômen. Você já pode sentir que esta engordando e que seus peitos estão crescendo: não se sinta mal, é totalmente normal nesta etapa da gravidez. Talvez se sinta cansada, trate de dormir e delegar todo o trabalho que for possível.

Seu bebê


  • Esta é a última semana que o chamaremos de embrião, na próxima será formalmente um feto.
  • Os órgãos genitais se definem claramente e seu bebê mede aproximadamente 3,5 centímetros e tem um peso ao redor de 10 gramas.
  • Nas extremidades vemos cotovelos e joelhos. As orelhas são muito nítidas e as pálpebras já são aparentes.
  • Ainda que a cabeça embrionária seja enorme, já parece ser um ser humano.
  • O cordão umbilical já está formado e é o elemento que cumpre a função vital de transportar ao seu bebê oxigênio e nutrientes.


Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado