Semana 11: De embrião a feto

Nesta etapa da gravidez, o obstetra solicita exame de sangue, urina, ultrassonografias e outros que detectem anticorpos de diversas doenças

Este momento pode ser estressante à medida que se iniciam os testes para conhecer o estado de sua gravidez. No geral, o profissional solicita exames de sangue e de urina, ultrassonografias, assim como exames para detectar anticorpos de diversas doenças, como rubéola, toxoplasmose e VIH (HIV). Normalmente, entre esta semana e a 14, se realiza o teste NT Plus 11-14, um teste não invasivo, no qual se avalia a anatomia embrionária e se realiza a medição de sua translucência nucal por meio de uma ultrassonografia. Este estudo se baseia na determinação de um hormônio placentário no sangue da mãe e no objetivo de detectar anomalias cromossômicas, como a Síndrome de Down.

Seu corpo

A esta altura é importante que você controle sua reserva de ferro, que tem a função de formar a hemoglobina. Pode ser encontrado nos seguintes alimentos: .

  • Fígado bovino
  • Carne vermelha
  • Gema de ovo
  • Trigo
  • Gérmen de trigo
  • Legumes
  • Tomate.


Especialistas argumentam que ao consumir um alimento rico em ferro, devemos fazê-lo juntamente com ácido fólico, que se encontra nas laranjas, nos vegetais de folhas verdes e nos aspargos. Desta forma, o ferro que é ingerido será aproveitado em sua totalidade.

Por outro lado, continuando com a descrição de seu corpo, notamos que:

  • Seu útero cresceu muito e já ocupa a pélvis a ponto de poder apalpar a região do púbis.
  • Pode ser que note seus seios mais delicados e pesados.
  • Suas emoções talvez fiquem imprevisíveis devido às oscilações hormonais, você também se sintará mais cansada.

Seu bebê

  • Nesta etapa o seu bebê já deixou de ser chamado de embrião. Mede quase 5 cm, o tamanho de uma fruta pequena, e seu esqueleto cresce a passos largos.
  • Os ossos começam a se solificar, mesmo que ainda sejam de um material flexível. Seus órgãos estão formados e funcionam completamente.
  • O sistema nervoso do bebê vai se desenvolvendo e seu cérebro e suas termições nervosas se conectam por meio de impulsos elétricos.
  • Também verá que seus dedos se separaram e as unhas começam a crescer.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado