Semana 19: Retendo líquido

Este é um bom momento para repassar a lista de atividades a serem terminadas antes da chegada do seu bebê. Não se esqueça de incluir o curso pré-parto e alguma consulta adicional sobre lactância.

Cuidados na gravidez

  • Momentos de lazer podem ser muito mais agradáveis nesta etapa. Programe sair para fazer compras, visitar as amigas, etc.
  • Também aproveite para descansar em sua casa, é preciso aliviar alguns pequenos desconfortos que são consequências da gestação.
  • É possível que suas pernas e braços sofram com inchaço ou edemas, resultados da retenção de líquidos.
  • Como um cuidado especial: nada melhor do que descansar com as pernas para o alto sob uma almofada bem confortável!

Seu corpo

  • Seu corpo está retendo líquidos e seus ligamentos estão ficando mais frouxos.
  • Possivelmente, você sentirá seus sapatos apertados: pode chegar a ficar com os pés maiores.
  • Também é possível que seus níveis de ferro caiam. Neste caso, é indispensável que reforce sua alimentação nutrindo-se com produtos como vegetais (espinafre, acelga), frutas e leite. Se for a uma consulta com seu médico, ele talvez te receitará suplementos dietéticos com ferro.
  • Nesta etapa, sua barriga começa a crescer a passos largos e, possivelmente, será necessário renovar seu guarda-roupa com roupas específicas para futuras mamães.

Seu bebê

  • Seu bebê mede aproximadamente 16 cm. e pesa cerca de 240 gramas.
  • Já estão se formando esboços dos dentes definitivos, por detrás dos de leite.
  • Se for menina, já terá em seus ovários células primitivas de zigotos.
  • O desenvolvimento de seu bebê vai aumentar a partir desta etapa.
  • Sua pele fina é transparente e seus pequenos olhos permanecem fechados, porém, já podem responder aos estímulos da luz.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado