Semana 20: O sexo faz bem

Parabéns, você já está na metade da gestação! A não ser que seu médico tenha indicado suspender as relações sexuais durante a gravidez,você pode seguir disfrutando dessa atividade normalmente.

O sexo faz bem e te ajudará a continuar com uma ótima relação com o seu companheiro. Muitos pais pensam que a relação sexual pode afetar a saúde do bebê, eles acreditam que essa atividade pode ser dolorosa e expor a mulher a mal-estares sem necessidade. O sexo durante a gravidez é saudável! Nada melhor do que conversar com o seu parceiro sobre as suas necessidades e preocupações, a fim de proporcionar prazer um ao outro. Se a sua gravidez for de alto risco, é possível que você tenha que tomar algumas outras precauções. Recomendamos contatar seu médico para falar sobre suas dúvidas a respeito desse assunto.

Seu corpo



  • Seu ventre cresce à medida que sua gestação avança. Você observa que pouco a pouco a forma normal da sua barriga começa a mudar. Abaixo do umbigo, a linha negra que há pouco tempo apareceu agora está mais visível.
  • Na gravidez, existem recomendações quanto à alimentação. Os nutrientes que a mulher deve ingerir em maior quantidade para uma gravidez saudável são proteínas, ferro, cálcio, magnésio e ácido fólico. Esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento da estrutura óssea, do funcionamento neurológico, do sistema imunológico e da evolução completa dos órgãos do bebê.
  • Algumas mulheres têm mudanças temporárias em sua visão durante a gestação, isso acontece devido ao aumento de água dentro dos seus olhos. Se você usa lentes de contato, esse acúmulo pode gerar um pouco de incômodo.
  • Você com certeza notou que os pêlos do seu corpo mudaram, principalmente os cabelos, que agora estão mais brilhantes e grossos.



Seu bebê



  • Seu bebê agora mede mais ou menos 17 cm e pesa ao redor de 300 gr.
  • Nessa etapa ocorre o processo de desenvolvimento dos sentidos cerebrais (paladar, olfato, audição e tato).
  • A pele começa a perder sua transparênca, sob a capa do lanugo.
  • Lembre-se que lanugo são os pêlos que os bebês têm em seu corpo, que tem a função de proteger a pele do pequeno. Muitos bebês nascem com esses pêlos, outros os perdem antes do nascimento.
  • Os pulmões e tubo digestivo estão maturando.
  • Seu cérebro já conta com 30.000 milhões de neurônios.


Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado