Semana 22: É momento de repousar

Alguns tipos de patologias podem aparecer na gravidez, por exemplo, a placenta prévia, o parto pré-termo ou o atraso do crescimento intrauterino. Nesses casos, o médico obstetra te indicará repouso.

Recomendações para o repouso na gravidez

  • Fique o mais confortável possível em sua cama. Não se esqueça de ter ao seu alcance livros, telefone, comidas gostosas e nutritivas, uma boa televisão e tudo o que você possa precisar.
  • Sinta-se bem. Lembre-se que a maioria das gestações de alto risco termina sem complicações e com o nascimento de um lindo e saudável bebê.
  • Se o seu médico não te indicar o repouso, ainda assim é importante começar a exercitar-se com mais cautela. Como parte da preparação do seu corpo para o parto, seus ligamentos adquirem um certo amolecimento, o que te faz estar mais propensa a lesões.

Seu corpo

  • Por essa semana surge a necessidade de complementar a sua dieta com ferro. Isso é necessário para evitar a anemia, já que o crescimento do seu bebê aumenta a sua necessidade diária desse elemento.
  • Até esse período, as suas reservas de ferro eram suficientes para cobrir as suas necessidades e as do bebê, a partir de agora você precisa complementar essa demanda. Quando escasso, esse elemento pode ser desviado ao bebê, deixando você com um déficit.
  • Mesmo que a anemia não cause maiores consequências inicialmente, ela pode motivar um maior risco de parto prematuro ou de um bebê pequeno demais para a idade gestacional. Recomendamos que você consulte o seu médico sobre esse tema.
  • Tente consumir verduras e alimentos ricos em cálcio e proteínas e evitar a ingestão de gordura e açúcar. E o mais importante: trate de manter-se ativa, ainda que sem excessos.

Seu bebê

  • Seu bebê mede aproximadamente 22 cm. e pesa quase meio kilo. Além disso, ele segue definindo seus traços.
  • Se for menino, os testículos começarão a descer de dentro do abdômen até o escroto, que será seu lugar definitivo.
  • Diversas investigações em psicologia fetal apontam que nessa etapa o feto já pode ter mudanças em seu estado de ânimo. Dessa maneira, ele pode chorar, rir e até ficar bravo. Seu sistema límbico (lugar do cérebro que controla os sentimentos e emoções) está em pleno desenvolvimento. Segundo M. Valdés: “Esse sistema foi denominado ‘cérebro emocional’ por sua participação no estabelecimento das cognições que determinam os estados subjetivos do organismo”.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado