Semana 23: Movimentos na sua barriga

Como parte da preparação para o parto, é importante que você se lembre de fazer exercícios para treinar os músculos do assoalho pélvico. Esses exercícios podem ser aprendidos nas aulas de pré-parto.

Estes exercícios te ajudarão logo depois do parto na recuperação dessa importante parte do organismo.



  • Cabe destacar que os cursos pré-parto são espaços de aprendizado, que ajudam a mãe a incorporar ferramentas simples para que o pré-parto e o parto propriamente dito possam ser vivencidos com naturalidade.
  • O/a obestetra responsável pela realização dessa aula fornecerá todos os conhecimentos para que você se sinta protegida e informada a respeito das probabilidades de parto (normal ou cesária). Além disso, esses tipos de cursos te permitem compartilhar experiências com outras mães.
  • Os cursos de preparação para o parto são compostos por uma parte teórica e exercícios práticos. As aulas começam aproximadamente entre o sexto e o sétimo mês de gravidez.



Exercícios pré-parto

A ginástica pré-natal é composta de diversos exercícios. Neste espaço te apresentamos alguns:

1. Deitada em um colchonete, eleve suas pernas e desenhe círculos no ar num movimento de dentro para fora. Esse exercício tem como objetivo aliviar as dores nas pernas e previnir inchaços.

2. Nessa mesma posição, apoie os pés no chão. Uma perna por vez, inicie o movimento de elevar a perna e flexionar os joelhos. Mantenha esta posição alguns segundos e volte à postura inicial.

3. De pé, apoiada em uma parede, visualize sua pélvis e eleve o púbis até o umbigo, depois retorne à posição inicial. Repita dez vezes ao dia.

Seu corpo



  • Se você ainda não sentiu, é muito provável que agora comecem a aparecer as contrações de Braxton Hicks.
  • Como já contamos, esse tipo de contração é normal. Ela é relativamente indolor, não afeta o bebê e não indica que você esteja em trabalho de parto. São contrações de preparação do útero para as atividades que serão desenvolvidas mais adiante.
  • Agora você tem que duplicar esforços para não ganhar mais que um kilo por mês. Ao exceder esse aumento, serão maiores as chances de aparecimento de sintomas incômodos como a dor nas costas e a fadiga.


Seu bebê



  • Seu bebê mede mais de 22 cm e pesa mais de 600 gr.
  • O pequeno ainda é um feto delicado. Grande parte do peso, nessa fase, vai para a gordura que lhe permite formar um isolamento do meio em que o rodeia, com isso o bebê poderá sobreviver fora de seu útero. Se ele nasce nesse momento, necessitará de algumas semanas de hospitalização.
  • Na semana 23 as formas dos olhos começam a ser definidas, seus cílios vão aumentar de tamanho e aparecerá algum pêlo nas sobrancelhas. Começa também o desenvolvimento de seus globos oculares.
  • Nas semanas que vêm pela frente, ele ganhará tamanho e peso, enquanto se definem ainda mais detalhes de sua anatomia e seu corpo se prepara para deixar o útero.
  • Seu bebê se move, dá voltas e se sacode. Isso acontece porque ainda há algum espaço dentro do útero. Esses movimentos são cada vez mais notáveis e podem chegar a ser um pouco dolorosos.


Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Sutiãs de Maternidade

Sutiãs de Maternidade



Ao escolher um sutiã de maternidade, as escolhas são infinitas, então não há motivo para não encontrar um que se encaixe confortavelmente e que a faça sentir-se bem.

Se você sempre comprou o mesmo tamanho de sutiã desde a adolescência, quando seus seios pararam de crescer, isso pode ser uma surpresa. Não pense que você necessariamentre ainda vai usar o mesmo tamanho de sutiã agora que está grávida. Mais do que nunca, é importante que um especialista em sutiãs a aconselhe corretamente. Geralmente, você pode encontrá-los em lojas de departamento e dentro de lojas especializadas em lingerie.

Quando devo comprar um sutiã de maternidade?

Um sutiã de maternidade incorreto pode gerar tensão no pescoço, ombros e costas. Muitas mulheres só percebem que existem outras alternativas, até tentar um sutiã mais confortável.

No primeiro trimestre da gravidez, os seios da maioria das mulheres já passaram por uma mudança significativa. A rigidez e a sensibilidade, junto com o aumento do tamanho, fazem à maioria das mulheres sentirem muito mais incomodo em seus seios. Cada mulher experimenta mudanças únicas em seus seios, embora o aumento de tamanho e peso do tecido mamário seja comum.

A maioria das alterações mamárias durante a gravidez ocorrem nos primeiros quatro meses. Essas mudanças hormonais são essenciais e inevitáveis durante a gravidez, pois preparam os seios para amamentação. Mudanças rápidas no tecido mamário, tamanho e forma, fazem que você se sinta desconfortável com seus seios sem um sutiã apropriado. Se normalmente você evita usar sutiãs, usando apenas tops, talvez seja necessário repensar suas opções de roupas íntimas.

Por que eu deveria comprar um sutiã de maternidade?

Como eles são desenhados para fornecer um nível de suporte diferente do que os sutiãs normais, não possuem fios rígidos e tendem a ter alças mais largas e mais opções de gancho para o fechamento nas costas. Eles são muito diferentes dos sutiãs normais que são desenhados para o tecido mamário não lactante e muitas vezes podem ter a moda e a aparência como uma prioridade

Importa se eu não quiser usar um sutiã de maternidade?

Você não é obrigada a fazer nada, a escolha é totalmente sua. Algumas mulheres não se adaptam bem a esse tipo de sutiã e outras, sim.

No entanto, usar um sutiã, sem dúvida, ajudará a evitar o alongamento do tecido mamário ajudando a reduzir a flacidez e o desconforto.

O que devo procurar quando comprar um sutiã de maternidade?

Três palavras responderão a esta pergunta: conforto, apoio e aparência, cada um desses fatores é igualmente importante. Todas nós tivemos a experiência de vestir um sutiã desconfortável e quando o fazemos, tudo o que pensamos é tira-lo.

Que mulher não entrou na casa, depois de um longo dia, tirou o sutiã e sentiu um grande alívio?

Posso usar os mesmos sutiãs de maternidade para todas as minhas gravidezes?

É possível, desde que estejam em boas condições e não tenham perdido suas propriedades de suporte. Muito uso e a lavagem podem corroem as fibras e, como qualquer outra roupa, os sutiãs de maternidade têm vida útil.

Cada gravidez coloca novas exigências e alterações hormonais sobre os seios de uma mulher e a taxa de crescimento dos seios pode ser diferente para cada gravidez.

Cuidado dos sutiãs de maternidade

Embora os fabricantes recomendem lavá-los à mão, é muito difícil ter tempo para isso. No entanto, se você cuidar de seus sutiãs de maternidade, eles cuidarão de você e durarão mais do que se você os colocar na máquina de lavar.

Evite lavar com água quente, isso só irá destruir as fibras elásticas e qualquer cordão que tenha. 

Você por estar interessado