Semana 23: Movimentos na sua barriga

Como parte da preparação para o parto, é importante que você se lembre de fazer exercícios para treinar os músculos do assoalho pélvico. Esses exercícios podem ser aprendidos nas aulas de pré-parto.

Estes exercícios te ajudarão logo depois do parto na recuperação dessa importante parte do organismo.



  • Cabe destacar que os cursos pré-parto são espaços de aprendizado, que ajudam a mãe a incorporar ferramentas simples para que o pré-parto e o parto propriamente dito possam ser vivencidos com naturalidade.
  • O/a obestetra responsável pela realização dessa aula fornecerá todos os conhecimentos para que você se sinta protegida e informada a respeito das probabilidades de parto (normal ou cesária). Além disso, esses tipos de cursos te permitem compartilhar experiências com outras mães.
  • Os cursos de preparação para o parto são compostos por uma parte teórica e exercícios práticos. As aulas começam aproximadamente entre o sexto e o sétimo mês de gravidez.



Exercícios pré-parto

A ginástica pré-natal é composta de diversos exercícios. Neste espaço te apresentamos alguns:

1. Deitada em um colchonete, eleve suas pernas e desenhe círculos no ar num movimento de dentro para fora. Esse exercício tem como objetivo aliviar as dores nas pernas e previnir inchaços.

2. Nessa mesma posição, apoie os pés no chão. Uma perna por vez, inicie o movimento de elevar a perna e flexionar os joelhos. Mantenha esta posição alguns segundos e volte à postura inicial.

3. De pé, apoiada em uma parede, visualize sua pélvis e eleve o púbis até o umbigo, depois retorne à posição inicial. Repita dez vezes ao dia.

Seu corpo



  • Se você ainda não sentiu, é muito provável que agora comecem a aparecer as contrações de Braxton Hicks.
  • Como já contamos, esse tipo de contração é normal. Ela é relativamente indolor, não afeta o bebê e não indica que você esteja em trabalho de parto. São contrações de preparação do útero para as atividades que serão desenvolvidas mais adiante.
  • Agora você tem que duplicar esforços para não ganhar mais que um kilo por mês. Ao exceder esse aumento, serão maiores as chances de aparecimento de sintomas incômodos como a dor nas costas e a fadiga.


Seu bebê



  • Seu bebê mede mais de 22 cm e pesa mais de 600 gr.
  • O pequeno ainda é um feto delicado. Grande parte do peso, nessa fase, vai para a gordura que lhe permite formar um isolamento do meio em que o rodeia, com isso o bebê poderá sobreviver fora de seu útero. Se ele nasce nesse momento, necessitará de algumas semanas de hospitalização.
  • Na semana 23 as formas dos olhos começam a ser definidas, seus cílios vão aumentar de tamanho e aparecerá algum pêlo nas sobrancelhas. Começa também o desenvolvimento de seus globos oculares.
  • Nas semanas que vêm pela frente, ele ganhará tamanho e peso, enquanto se definem ainda mais detalhes de sua anatomia e seu corpo se prepara para deixar o útero.
  • Seu bebê se move, dá voltas e se sacode. Isso acontece porque ainda há algum espaço dentro do útero. Esses movimentos são cada vez mais notáveis e podem chegar a ser um pouco dolorosos.


Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Semana 34: Compartilhando a alegria

É um bom momento para começar a informar-se sobre tudo o que se refere ao parto para tomar decisões conscientes e responsáveis sobre o nascimento do seu bebê.

Você pode deixar essa lista com alguém que se encarregue de avisar a todas as pessoas, assim, todos vão celebrar com você este momento tão especial da sua vida.

Seu corpo

  • Se esta difícil dormir uma noite inteira, experimente testar alguns conselhos simples: não tire sonecas à tarde, faça exercícios e mantenha-se bem hidratada. Além disso, evite o consumo de líquidos depois das 20 horas para não urinar com tanta frequência. Se não conseguir dormir, é melhor ler ou ver televisão e esperar que o sono volte.
  • Seu corpo suporta cada vez mais peso devido ao avanço da gravidez. Suas costas sofrem e isso provoca uma dor forte. Para isso, é recomendável um bom e relaxante banho de banheira.
  • Devido à pressão que o bebê exerce na sua pélvis, você tem a sensação de que ele desceu ainda mais.

Por outro lado, suas ansiedades e medos podem causar o aparecimento de dúvidas sobre o parto prematuro. Por isso, informe-se bem sobre quais são os sinais e sintomas deste parto:

  • Cólicas que se parecem às cólicas menstruais e que podem vir acompanhadas de diarreia, indigestão ou náuseas.
  • Um fluxo aquoso, de cor rosada ou café, acompanhada de um material mucoso.
  • Fluido amniótico saindo pela vagina.

Seu bebê

  • O bebê mede aproximadamente 43 cm e pesa ao redor de 2400g.
  • Ele se mexe bastante enquanto está acordado, mas, como os recém-nascidos, passa bastante tempo dormindo.
  • Os olhos do seu bebê agora ficam abertos enquanto ele está acordado e se fecham quando o pequeno dorme.
  • Seu sistema de imunidade está desenvolvendo defesas contra inúmeras doenças. Se for um menino, seus testículos já estão junto ao escroto.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado