Semana 26: Preparando-se para respirar

Os pulmões do futuro bebê começam a secretar surfactante, que é uma substância essencial para que esses órgãos possam expandir-se.

As ultrassonografias podem determinar o grau de desenvolvimento fetal e te permite também conhecer o sexo do seu bebê. Contudo, algumas vezes a posição do pequeno dentro do útero impossibilita a visualização dos seus órgãos genitais. Se esse é o seu caso, não se desespere. Você só terá que esperar alguns dias para saber se deve comprar uma roupinha azul ou rosa. É um bom momento também para pedir conselhos e indicações aos seus familiares e amigos sobre o pediatra.

Seu corpo

  • Algumas mulheres notam nos mamilos o vazamento de um líquido amarelado e pegajoso. Esse líquido se chama calostro, que é o primeiro leite que se prepara para sair de seus seios. No entanto, há mulheres que só produzem o calostro no momento do parto.
  • O calostro é um “pré-leite”, muito rico em anticorpos e que ajudará o bebê a manter-se livre de doenças. Essa será sua primeira refeição e, sem dúvidas, a melhor que ele pode ter.
  • O leite posterior ao calostro aparecerá três ou quatro dias depois do nascimento do bebê.
  • À medida que sua gravidez se desenvolve e você ganha mais peso, as dores nas costas, pélvis e pés aparecem com mais frequência.
  • Para tolerar melhor esses sintomas, é recomendável que você use sapatos confortáveis e baixos. É possível, inclusive, que você tenha que comprar sapatos de números maiores, já que seus pés podem aumentar de tamanho. Também é recomendável massagens nas costas e pés, que vão te ajudar a relaxar.

Seu bebê

  • Seu bebê pesa ao redor de 900 gramas e o aumento dos depósitos de gordura em seu organismo, parelalamente ao crescimento dos órgãos já desenvolvidos, dão a ele um aspecto menos esguio e mais proporcional.
  • Quanto ao desenvolvimento dos seus sentidos, esses vão estar cada vez mais aguçados e podem reagir, por exemplo, à luz.
  • Seus pulmões começam a secretar surfactante, que é uma substância essencial para que esses órgãos possam expandir-se. Esse fenômeno é um dos pilares mais importantes do amadurecimento intrauterino, já que é vital para a respiração. Se o bebê nascer nessa semana, estará em um bom estágio. No entanto, este ainda não é o melhor momento para essa chegada.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado