Semana 29: Hora de se preparar

Nesse momento, você e seu companheiro podem começar a se preparar para estarem prontos no momento do parto.

Uma boa ideia é começar com as massagens perineais (massagem no períneo, que é a pele e os músculos que se encontram entre a vulva e o ânus), com a finalidade de tentar evitar uma episiotomia ou rasgo no processo do parto. Se você não conseguir fazer essa massagem sozinha, peça ajuda ao seu companheiro. A massagem perineal se realiza através do estiramento gradual dos tecidos vaginais e perineais. Consulte seu médico para saber mais sobre esse tipo de massagem.

Seu corpo

  • Seu volume sanguíneo se multiplicou e seu peso aumentou por volta de 7 a 9 kg.
  • Você precisa consumir ferro e cálcio para ajudar na finalização da formação dos ossos e do sangue do seu bebê.
  • Se você sente dor nas costas ao dormir, tente colocar um travesseiro entre suas pernas e outro debaixo da barriga.
  • Por outro lado, seu corpo percebe contrações localizadas e suaves. Elas são ainda mais frequentes e estão associadas às mudanças na posição do bebê.

Seu bebê

    Parece mentira, mas seu bebê já alcançou os 35 cm e pesa praticamente 1,5 kg! Seus movimentos são sentidos mais como pressões do que como chutes. Essa mudança não deve te assustar, o importante é que você sinta o pequeno se mexendo todos os dias.
  • Suas pálpebras se abrem e fecham, respondendo às mudanças de luz. Seus punhos também ensaiam um movimento de abrir e fechar. Esses movimentos são mais complexos comparados aos que ele vinha desenvolvendo até agora.
  • Seus órgãos internos já começam a funcionar.
  • Seu cérebro controla a temperatura e a respiração para quando estiver pronto para a vida do lado de fora.
  • Além disso, seus rins produzem urina, que é eliminada no líquido amniótico, e sua medula óssea produz as células do sangue.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado