Semana 35: Cãibras

É recomendável intensificar e melhorar a qualidade dos alimentos que você ingere. Aumente a quantidade de lácteos e de frutas, esses nutrientes irão te ajudar a passar por esse período com mais calma.

Durante a semana 35, você pode sentir algumas sensações intensas em suas pernas e braços, tratam-se das câimbras. O desenvolvimento dos ossos do bebê inclui a solidificação progressiva destes, o que significa uma maior utilização do cálcio e a possibilidade de câimbras.

Outros conselhos para esta etapa da gravidez

  • É importante que você planeje o indispensável para levar à maternidade onde o parto irá acontecer, caso aconteça antes do planejado.
  • Pode ser útil planejar também quem irá te levar ao hospital e ter em mãos desde já o telefone do hospital.
  • Para não ser pega de surpresa, comece a preparar a mala com as coisas indispensáveis para esse momento. É fundamental ter o necessário para o dia do parto. Tenha em mãos uma mala com as seguintes coisas para o bebê: roupinhas (batas, macacões e tocas de algodão), fraldas, toalhinhas, chupeta, algodão e álcool. É indispensável que você leve outra mala com as suas coisas, é recomendável uma camisola com botões no peito, para que você possa amamentar o pequeno sem ter que tirar o pijama, pantufas, roupas íntimas, cremes e etc.
  • Se você tem mais filhos, encarregue-se de ver quem ficará responsável por eles enquanto você estiver na maternidade.

      Seu corpo

      Você já deve ter tido que trocar o tamanho do sutiã há algumas semanas e agora pode necessitar também de um que te dê mais apoio durante a noite. Mantenha-se saudável e planeje seus próximos dias ao máximo. Tente dormir.

      Seu bebê

      • Seu bebê agora mede 45 cm e pesa ao redor de 2,5 kg.
      • Cresceu tanto que agora ocupa quase todo o espaço do útero, fica cada vez mais difícil para ele mover-se dentro da sua barriga.
      • Aumentará mais ou menos 250 gramas por semana.
      • Parte do desenvolvimento de seus ossos inclui a solidificação progressiva destes, o que significa a maior utilização de cálcio e o aumento das chances de câimbra na mãe. Consulte seu médico, que possivelmente te receitará suplementos de cálcio em pastilhas.

      Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado