Semana 35: Cãibras
É recomendável intensificar e melhorar a qualidade dos alimentos que você ingere. Aumente a quantidade de lácteos e de frutas, esses nutrientes irão te ajudar a passar por esse período com mais calma.
Durante a semana 35, você pode sentir algumas sensações intensas em suas pernas e braços, tratam-se das câimbras. O desenvolvimento dos ossos do bebê inclui a solidificação progressiva destes, o que significa uma maior utilização do cálcio e a possibilidade de câimbras.
Outros conselhos para esta etapa da gravidez
- É importante que você planeje o indispensável para levar à maternidade onde o parto irá acontecer, caso aconteça antes do planejado.
- Pode ser útil planejar também quem irá te levar ao hospital e ter em mãos desde já o telefone do hospital.
- Para não ser pega de surpresa, comece a preparar a mala com as coisas indispensáveis para esse momento. É fundamental ter o necessário para o dia do parto. Tenha em mãos uma mala com as seguintes coisas para o bebê: roupinhas (batas, macacões e tocas de algodão), fraldas, toalhinhas, chupeta, algodão e álcool. É indispensável que você leve outra mala com as suas coisas, é recomendável uma camisola com botões no peito, para que você possa amamentar o pequeno sem ter que tirar o pijama, pantufas, roupas íntimas, cremes e etc.
- Se você tem mais filhos, encarregue-se de ver quem ficará responsável por eles enquanto você estiver na maternidade.
- Seu bebê agora mede 45 cm e pesa ao redor de 2,5 kg.
- Cresceu tanto que agora ocupa quase todo o espaço do útero, fica cada vez mais difícil para ele mover-se dentro da sua barriga.
- Aumentará mais ou menos 250 gramas por semana.
- Parte do desenvolvimento de seus ossos inclui a solidificação progressiva destes, o que significa a maior utilização de cálcio e o aumento das chances de câimbra na mãe. Consulte seu médico, que possivelmente te receitará suplementos de cálcio em pastilhas.
Seu corpo
Você já deve ter tido que trocar o tamanho do sutiã há algumas semanas e agora pode necessitar também de um que te dê mais apoio durante a noite. Mantenha-se saudável e planeje seus próximos dias ao máximo. Tente dormir.
Seu bebê
Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.
Você por estar interessado
Prurido (comichão)
A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.
Prurido (comichão)
A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.
O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.
O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.
Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.