Semana 39: Hora de dormir!

Aproveite esse tempo para descansar e compartilhar momentos de intimidade com o seu companheiro. Caminhadas suaves e longas podem te ajudar na preparação para o parto.

Os sinais do pré-parto podem acontecer a qualquer momento. A seguir estão alguns sintomas:

  • A ruptura da bolsa de água pode acontecer de forma brusca, de uma só vez, ou apresentar-se como uma perda contínua de pouca quantidade de água.
  • Se você sentir contrações frequentes, rítmicas e que duram por algumas horas, sem dúvidas você deve avisar ao seu médico, já que o parto é quase um fato.
  • Lembre-se que podem passar entre 8 e 12 horas desde o início do parto até o nascimento do bebê.
  • Ligue para o seu obstetra se a sua bolsa romper, em caso de febre, dor abdominal, dor de cabeça aguda ou alterações na visão.

Seu corpo

Você pode estar sentindo duas situações diferentes: cansaço extremo ou sentir-se cheia de energia. É normal. É possível também que você experimente períodos de contrações rítmicas e que duram pouco, o chamado pré-parto. Seu colo uterino já está maturado para o parto, preparando-se para dilatar.

Seu bebê

O nascimento pode acontecer a qualquer momento. Seu bebê ganhou um pouco mais de peso, mas você provavelmente não. Ele mede entre 49 e 51 centímetros e pesa por volta de 3.400 gramas. O lanugo desapareceu quase que em sua totalidade e o bebê está pronto para nascer.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado