Sintomas da gravidez

Se você esta pesquisando sobre a gravidez e quer estar sempre atenta, te presenteamos com uma descrição dos sinais físicos que podem antecipar a novidade.

Alguns sintomas são considerados sinais típicos da gravidez e podem anunciar que algo em seu corpo mudou. A maioria deles é produzida por alterações em seus hormônios por meio da concepção.

  • Atraso na menstruação: é o mais fácil de notar, porém, só será útil se seus ciclos menstruais forem regulares e com características normais. Também, as próprias variações hormonais de seu corpo podem afetá-lo e fazer com que este não seja um sinal seguro para o anuncio da gravidez.
  • Aumento do sono e da fadiga: características do primeiro trimestre na maioria das grávidas.
  • Diminuição no número da pressão arterial: pode notá-la porque vem acompanhada de tontura e, eventualmente, desmaios.
  • Enjoos ou vômitos: na maioria das grávidas são somente matinais, porém, podem ocorrer durante o dia todo.
  • Alterações no apetite: seja repulsa por certos alimentos ou desejo exagerado por outros.
    Seios mais sensíveis e mamilo e a aréola mais escuros.

Mesmo estes sintomas sendo bastante confiáveis, é importante saber que mudanças similares por alterações hormonais podem acontecer por outras razões e situações. O aparecimento de um ou mais sintomas nem sempre é uma garantia de gravidez.

Por outro lado, algumas mulheres ficam grávidas e passam todo o primeiro trimestre sem a maioria destes sintomas. Por isso, é recomendável realizar um teste de gravidez que possa confirmar ou descartar suas suspeitas.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado