10 passos para a extração do leite

1. Prepare os elementos necessários para a extração do leite e seu armazenamento: tira leite esterilizado, recipiente de plástico ou de vidro bem lavado e enxugado, ou bolsinhas especiais. Prepare também um copo de água para tê-lo ao lado e se hidratar.
2. Lave as duas mãos com sabonete e higienize suas unhas. É recomendável se secar com papel e não com toalha.
3. Faça pequenas massagens circulares no peito, ao redor do mamilo. A ideia é que estimule a secreção para facilitar a extração. Pode colocar uma foto ou roupa do seu bebê no local de trabalho, ou se aproximar dele, caso esteja perto, para estimular a produção de leite. Outro truque muito útil é colocar um pano morno no peito minutos antes de começar.
4. Escolha um ambiente privado, aconchegante e tranquilo.
5. Os melhores momentos para extrair o leite materno são depois de um banho ou ducha e pela manhã. Geralmente, nestes momentos cresce a produção de leite.
6. Estando no trabalho, extraia leite pelo menos a cada três horas, de cinco a dez minutos por peito, ainda que saia pouco. O objetivo é manter a produção e evitar a retenção.
7. Despeje o leite extraído em um recipiente de plástico duro ou de vidro. Pode armazenar o leite de diferentes extrações em um mesmo vidro. Coloque etiquetas nos frascos e leve em conta o tempo de conservação: quatro horas fora da geladeira, 48 horas na geladeira, um mês no congelador e seus meses no freezer.
8. Se realizou a extração fora de casa, use um refrigerador portátil.
9. Se utilizou uma bomba tira leite, é importante que a limpe cuidadosamente com um jorro de água para eliminar restos de leite antes de esterilizá-lo. E pode fazer a esterilização lavando com uma mistura de água e vinagre branco em quantidades iguais, enxaguando-a e a fervendo durante cinco minutos.
10. Quando chegar em casa, ponha o seu bebê no peito para favorecer a produção de leite e lhe dar o melhor de todos os alimentos.

Mais sobre Amamentação

Ver todos os tópicos relacionados Ver todo

Ferramentas que nos ajudam

Calendário de ovulação

Temos um controle sobre nosso corpo para saber quando é o melhor momento para conceber o bebê.

Calcular
Quando vai nascer meu bebê?

Ver seu rosto pela primeira vez e carregá-lo em nossos braços. Esta ferramenta nos ajuda a saber quando será este momento.

Calcular
Chá De Bebê Huggies

Com a plataforma Chá de Bebê Huggies você organiza este momento tão especial, convida suas amigas, faz sua lista de presentes, sua playlist e suas convidadas compram fraldas Huggies com 20% de desconto! E você ainda pode ganhar um vale compra Huggies exclusivo!

Organize Aqui