Brincadeiras para bebês de 0 a 6 meses: viva a música!

Os bebês adoram música, e é um excelente estímulo porque os ajudam a desenvolver a compreensão oral, a linguagem e a coordenação. As brincadeiras musicais são uma grande alternativa para desfrutar em família.

O ritmo e a música são fatores importantes do nosso ambiente.

Além de pôr o bebê em contato com a música através de uma boa coleção de CDs, existem muitas brincadeiras musicais que podem desfrutar com o seu bebê.

Confira algumas ideias.

  • Coloquem uma campainha nas meias do bebê e dancem abraçados com ele.
  • Verão como dará gritinhos de alegria. Estimulem os sentidos do bebê falando com ele e cantarolando canções, principalmente aquelas que tenham que aplaudir.
  • Cantem músicas de ninar ou inventem musiquinhas enquanto lhe fazer carinho.
  • Utilizem movimentos exagerados e mudem o nível e o tom de voz.
  • Enriqueçam as experiências do seu bebê representando canções infantis, descrevendo-as com ações e movimentos.
  • Gesticulem de forma bem expressiva e acompanhem os gestos com o tom adequado.
  • Com o tempo o seu bebê os copiará. Para desenvolver sua atenção, comecem entoando uma canção tranquila e logo passem a uma música mais ativa e estridente.

Você por estar interessado

Suas primeiras roupinhas

Nem mesmo divulgaram a boa notícia e, provavelmente, você ou o papai já foi correndo comprar uma linda camisetinha para o futuro bebê. Comprar as novas roupinhas é uma das atividades preferidas do casal grávido.

O recomendável é que não comprem muita roupa, principalmente porque não sabem quanto pesará o bebê ao nascer. É melhor ter cinco ou seis mudas para recém-nascidos e, depois, se necessário, comprar mais, porque os bebês crescem muito rápido e em questão de semanas a roupinha já não lhes servirá mais. Vão notar que às vezes aquela roupa maravilhosa que compraram há poucos dias, já não serve mais.

Escolhendo a roupa certa

As vitrines estão cheias de roupa desenhadas para o bebê. No entanto, deixando a parte estética e de marca de lado, o importante é ver a temperatura, o material e a qualidade das roupas, também se é confortável e prática no uso. É recomendável que antes de usá-las pela primeira vez, sejam lavadas com sabão neutro e secas ao sol para que não carreguem perfumes ou adereços que possam irritar a pele do bebê.

Roupas para cada estação

Se o seu filho nascerá no outono ou no inverno, o ideal é vesti-los com macacões de algodão, camisetinhas com abertura nos ombros e meias. Para sair na rua, se estiver muito frio, um macacão de algodão com capuz e cobertores polares ou de lã sem pêlo são uma boa opção. Não é recomendável vesti-lo com roupas de lã porque podem pinicar e causar irritação. De modo geral, podem utilizar coletes sobre a roupa de algodão, pois são práticos e ajudam a mantê-los quentinho.

Se o seu filho nascerá na primavera ou no verão, o ideal é que a roupa seja de algodão fresco e sem mangas, como os macaquinhos que são práticos e fáceis de lavar. Um casaquinho leve e um boné/chapéu para o sol, pois serão importantes em caso de frio ou calor.

Se te derem muitas roupas antes do parto ou nas primeiras visitas, o aconselhável é que as guarde com etiquetas, assim terá a possibilidade de trocá-las por um número maior quando precisarem.

Você por estar interessado