Mãe observando recém-nascido em seu colo

Huggies e Unicef em parceria pela primeira infância

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 20 Fevereiro, 2024 // #Huggies, #Unicef, #Primeira infância

Ao descobrirem a gravidez, pais, mães e cuidadores passam a ter como prioridade oferecer amor, carinho e todos os cuidados necessários para o bebê. Essas demonstrações genuínas são capazes de criar laços fortes que, naturalmente, resultam em bem-estar e saúde para a criança.  

O primeiro mês de vida é ainda mais delicado, já que, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), este é o período mais vulnerável da vida da criança. Um atendimento de saúde adequado é fundamental para que ela o atravesse bem, porém, em locais onde a renda é menor, o acesso a esse serviço é limitado e a mortalidade neonatal, maior, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.  

Pensando em garantir que cuidados de saúde cheguem a cada vez mais famílias, o UNICEF, em parceria com Kimberly-Clark e Huggies, criou uma série de ações junto à municípios brasileiros, voltadas a recém-nascidos e crianças de até 6 anos de idade. As iniciativas buscam assegurar que mais bebês possam dar seus primeiros sorrisos, falar as primeiras palavras e viver intensamente suas primeiras aventuras.  

O desafio dos primeiros 28 dias de vida do bebê 

A atenção com o bebê deve ser intensificada nos 28 primeiros dias de vida, definido como o período neonatal. Para exemplificar como este é um momento desafiador, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que, no Brasil, a mortalidade neonatal precoce (bebês com até 7 dias de vida) representa de 60% a 70% de toda a mortalidade infantil. 

Por outro lado, grande parte das causas dessa mortalidade elevada é evitável com cuidados pré-natais de qualidade, cuidados qualificados ao nascimento, cuidados pós-natais para a mãe e o bebê e cuidados a recém-nascidos de baixo peso ou com doenças, segundo a OMS. 

Além disso, é recomendado manter algumas práticas importantes, como amamentação, contato pele a pele, troca de fralda, proteção térmica (roupas adequadas à temperatura ambiente), higiene do cordão umbilical e da pele, vacinas e exames periódicos. 

Mãe com bebê recém-nascido no colo em maca de hospital

Diferenças socioeconômicas impactam nos cuidados com o recém-nascido

Infelizmente, nem todas as famílias têm acesso a etapas fundamentais, como o acompanhamento e monitoramento da saúde dos bebês em hospitais e postos de saúde, seja por falta de conhecimento ou por dificuldades financeiras.  

As taxas de mortalidade dos recém-nascidos escondem frequentemente variações nos níveis de educação dentro dos países, isto é, bebês cujos pais, mães e cuidadores não possuem ensino fundamental têm quase o dobro do risco de morrer durante o período neonatal se comparado àqueles cujas mães tenham pelo menos o ensino secundário.  

Bebê recém-nascido dormindo sozinho

Para se ter uma ideia, quando falamos em cuidados com os recém-nascidos, na América Latina e no Caribe, 7 em cada 1.000 crianças não comemoram o primeiro mês de vida, uma taxa que varia de 1,7 em Aruba e 2,3 em Cuba, a 18 na República Dominicana e 32 no Haiti.  

Falando do Brasil, segundo o Boletim Epidemiológico de 2021, apesar da redução da taxa de mortalidade em todas as regiões do país, as desigualdades intra e inter-regionais ainda subsistem.  

Em 2010, o Brasil registrou uma Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) de 16,0 por mil nascidos vivos (NV). Nas regiões Norte e Nordeste eram, respectivamente, 21,0 e 19,1 por mil NV. Esse número de mortes corresponde a bairros com piores condições de vida em relação àqueles de melhores condições.  

Estas mortes representam quase metade de todas as mortes registradas no primeiro ano de vida do bebê, e a maioria é de causas evitáveis, como nascimento prematuro, complicações durante o parto ou infecções

A parceria entre Huggies e UNICEF

Preocupada com a saúde de milhares de crianças, a Kimberly-Clark, juntamente com Huggies, e o UNICEF acabam de renovar por mais dois anos sua parceria para que mais bebês sobrevivam aos primeiros dias de vida e cresçam saudáveis e com mais acesso a serviços e cuidados necessários. 

Uma vez que muitas famílias vivem em zonas rurais e remotas, sem acesso aos processos necessários de monitoramento durante a gravidez, parto ou os primeiros dias de vida da recém-nascidos, aumentam os riscos de mortes neonatais. 

A parceria foca ainda em alianças com governos, serviços e profissionais no desenvolvimento de protocolos que garantam a qualidade e a abordagem integral dos cuidados durante a gravidez, o parto e os primeiros dias de vida do bebê. 

Método Mãe Canguru Método na Colômbia e Guatemala

Entre as campanhas que visam melhorar a qualidade dos serviços e da assistência neonatal, destaca-se o Método Mãe Canguru em hospitais e maternidades da Colômbia e Guatemala, eficaz na redução da mortalidade em bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer por meio do contato pele a pele entre a mãe ou o pai e o recém-nascido. 

De acordo com as Nações Unidas, até 125 mil vidas de bebês poderiam ser salvas com o Método Canguru. Para bebês nascidos prematuros ou com baixo peso ao nascer, o contato pele a pele precoce e prolongado com um dos pais e amamentação exclusiva são essenciais. A prática pode reduzir a mortalidade infantil em até 40%, a hipotermia em mais de 70% e as infecções graves em 65% para bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer. 

Durante a campanha Método Mãe Canguru, ainda há ações de capacitação para parteiras, presentes em países como a Colômbia e Guatemala, e profissionais de saúde que atuam diretamente com as famílias e seus bebês, para que possam orientar pais e mães sobre como desenvolver o apego precoce, o vínculo sensível e o desenvolvimento nestes primeiros momentos da vida dos bebês. 

O conjunto de ações pretende alcançar 4,5 milhões de bebês, famílias, cuidadores e profissionais de saúde em 15 países da região da América Latina e do Caribe, incluindo Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Uruguai. 

Clínica da Família

A Clínica da Família é uma das iniciativas do UNICEF, contando com Huggies como parceira, para a promoção de serviços públicos de excelência para a primeira infância e visa melhorar a qualidade do cuidado das gestantes e crianças até os 6 anos de idade e, após o nascimento, compreende exames, vacinas, teste do pezinho e atendimento odontológico.  

Pés de bebê prematuro nas mãos da mãe

A iniciativa conta com assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento da gestação e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para uma melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e Unidades de Educação Infantil. 

PIA: Primeira Infância Antirracista

Diante da realidade de racismo contra crianças, que atinge diariamente a vida de crianças negras e indígenas desde seus primeiros anos de vida, Huggies apoia a estratégia do UNICEF PIA (Primeira Infância Antirracista), promovendo práticas que discutem os impactos da discriminação racial no desenvolvimento infantil. 

A capacitação inclui uma campanha digital, materiais informativos gratuitos e oficinas de capacitação de profissionais da educação, saúde e assistência social em oito cidades brasileiras e direcionada para gestantes e crianças negras e indígenas de até 6 anos de idade.  

De acordo com o DATASUS de 2021, a proporção de bebês pretos e pardos que nascem de mães que não tiveram pelo menos sete consultas de pré-natal é de 30%; para bebês brancos, 18%. Em relação às crianças indígenas, a taxa de mortalidade infantil (até 1 ano) é o dobro da taxa de mortalidade infantil média brasileira – 23,4 por 1 mil e 11,9 por 1 mil, respectivamente. 

Com o propósito de desenvolver um trabalho de sensibilização dos profissionais, a iniciativa é importante para identificar precocemente e notificar casos de racismo, para que haja intervenção e evite novos casos que se tornam prejudiciais para as crianças. 

Esse apoio tão essencial é justamente para que as crianças tenham a chance de experimentar uma vida cheia de primeiras vezes: primeiros abraços, sorrisos e aprendizagem. Afinal, todos os bebês devem crescer em um ambiente mais seguro, inclusivo para atingir o seu potencial máximo. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos