O que é prolapso uterino? Conheça causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

Segundo estudos, esse problema pode afetar até 25% das mulheres em algum momento da vida. Entenda o que está por trás da condição — e como evitá-la ou tratá-la.

LER ARTIGO

Massagem pós-parto na mãe ajuda o bem-estar do casal

Após a gravidez, o estresse e a ansiedade podem afetar nosso humor. Convide seu parceiro e aprenda tudo sobre massagens pós-parto juntos.

LER ARTIGO

Como são os cuidados da mãe no pós-cesariana

No pós-cesariana, alguns cuidados com a mãe ajudam na recuperação.

LER ARTIGO

Sexo pós-parto: quando é possível retomar a vida sexual?

Retomar a vida sexual após o parto é uma escolha que deve levar em conta fatores como resguardo e libido

LER ARTIGO

Atonia uterina: o que é, causas e tratamento após o parto

A condição pode ser grave, mas identificação precoce de fatores e tratamento eficaz ajudam a minimizar os riscos

LER ARTIGO

​O que é puerpério: como será o período após o nascimento do bebê

Depois do nascimento do bebê, começa uma etapa na vida da mulher marcada por fenômenos físicos e psicológicos. Para se preparar, é importante saber o que é puerpério.

LER ARTIGO

Salário-maternidade: quem tem direito e como funciona o pagamento

Conheça quais são os requisitos necessários para receber o benefício do INSS especial para as novas mamães

LER ARTIGO

Licença-maternidade: Quando começa? Quanto tempo dura? Confira!

Conheça todos os detalhes sobre esse direito, garantido em lei. Entenda quando a mulher pode usufruir do período de afastamento do trabalho e como as regras variam de acordo com cada caso.

LER ARTIGO

Mães comentam a volta ao trabalho após a licença-maternidade

Horários, a rotina da casa, o tempo passado com o bebê... Mães contam como lidam com os desafios de voltar ao trabalho após a licença-maternidade.

LER ARTIGO

Calcinha absorvente para pós-parto: o que é, como funciona e dicas para escolher

Você já ouviu falar em calcinha absorvente para pós-parto? Neste artigo, explicamos quais são os diferentes tipos de calcinhas e as características, benefícios, indicações e desvantagens de cada uma, bem como dicas para escolher.

LER ARTIGO

Pontos pós-parto: como cuidar?

Além de se encarregar do zelo com o bebê, da alimentação e da higiene dele, é importante que toda mãe também trate bem do próprio corpo durante o puerpério. Isso inclui, claro, a higienização adequada dos eventuais pontos pós-parto para que cicatrizem bem.

LER ARTIGO

Puerpério: o que muda no corpo da mulher?

Enquanto você se adapta à nova rotina e cuida com amor e carinho do seu bebê para que ele se desenvolva de forma saudável, sabe o que vem acontecendo também? O seu corpo está retomando o estado anterior ao da gravidez. Essas transformações, aliás, são chamadas de puerpério.

LER ARTIGO

Sexo pós-parto: como fica a relação do casal?

Quando um bebê nasce, são muitas as mudanças na vida de um casal. Entre elas, a vida sexual. Você sabia que é preciso aguardar o período de resguardo para voltar a ter relações com penetração? O tempo de quarentena, como também é chamado, vai variar dependendo do tipo de parto, da cicatrização e da orientação de seu médico ou de sua médica. No entanto, isso não impede os dois de continuarem próximos e conectados.

LER ARTIGO

Baby Blues: tristeza pós-parto é normal

Mesmo em meio à alegria de, após meses de espera e ansiedade, ter um recém-nascido cheirosinho nos braços, é comum que a maioria das mulheres experimente uma estranha sensação de melancolia nos primeiros dias após dar à luz. Essa condição, chamada de Baby Blues, ou disforia puerperal, é algo inerente ao parto e tende a sumir naturalmente após duas ou três semanas. Até lá, porém, é importante entender por que essa tristeza acontece mesmo em um momento ao mesmo tempo feliz.

LER ARTIGO

Paternidade e afeto, com Marcos Piangers

Quase 100 mil crianças nascidas em 2021 não têm o nome do pai no registro civil, segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR). Em um panorama nacional, o índice de crianças apenas com o nome da mãe cresceu 6,3% em comparação com o ano de 2019.

LER ARTIGO

Saúde mental no puerpério: como se cuidar?

Tornar-se mãe é, de alguma forma, enfrentar uma espécie de crise de identidade. Seu corpo mudou, sua rotina foi alterada, seus pensamentos e sentimentos se transformam a todo momento. A necessidade de cuidar de uma outra vida e as alterações fisiológicas e hormonais fazem com que a mulher, em alguns momentos, se sinta perdida e com receio de não conseguir dar conta de tudo.

LER ARTIGO

Tratamento para depressão pós-parto: entenda

A depressão pós-parto ainda é tabu para muita gente. Já se espera que, após dar à luz, a mulher passe por uma série de mudanças tanto físicas quanto emocionais, mas o que muitas mulheres não esperam é sentir melancolia e angústia num momento que carrega tanta alegria.

LER ARTIGO

Visita ao recém-nascido: como lidar?

A chegada de um bebê sempre é motivo de alegria, animação e, obviamente, curiosidade por parte da família e dos amigos. Por ser um momento de ajustes para os novos pais, mães e bebê, a visita ao recém-nascido pode gerar dúvidas e um pouco de estresse.

LER ARTIGO

7 dicas de cuidados pós-parto

Os cuidados com o recém-nascido, as mudanças na rotina (ainda mais para quem é mãe de primeira viagem), a privação de sono e a amamentação podem deixar qualquer mulher exausta. É uma fase que, nos primeiros dias, parece mesmo difícil, mas que, com o tempo, se ajeita.

LER ARTIGO

A saúde mental paterna também merece cuidados

Felizmente, ao contrário do que acontecia há poucas gerações, hoje é cada vez maior o número de homens que desejam se envolver totalmente nos cuidados com os filhos e as filhas desde o momento em que o exame da parceira deu resultado positivo.

LER ARTIGO

Cinta pós-parto: preciso mesmo usar?

Você já ouviu falar em cinta pós-parto? Tem curiosidade de saber como funciona? Após o nascimento do bebê, é comum que algumas mulheres tenham a sensação de que os órgãos internos estão "soltos" dentro da barriga e, por isso, resolvem aderir à cinta para se sentirem mais seguras. Segundo Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio Libanês e do Hospital Israelita Albert Einstein, quando o bebê nasce, há uma distensão da parede do abdome. A placenta é eliminada, o útero regride de tamanho e essa distensão se transforma em flacidez. "Isso faz com que a paciente tenha essa impressão, principalmente nas primeiras semanas de puerpério", explica.

LER ARTIGO

Contraceptivos: quais e quando começar a usar?

Se aumentar a família não está entre os seus planos para um futuro próximo, é importante pensar em métodos contraceptivos. Afinal de contas, um bebê demanda muito tempo e dedicação — em dose dupla, a atenção fica, literalmente, redobrada!

LER ARTIGO

Cuidados com a pele no pós-parto

É provável que você tenha adotado alguns cuidados específicos com a pele durante a gestação para mantê-la bonita e saudável, certo? No pós-parto, algumas das queixas maternas dizem respeito ao ressecamento e à perda de brilho da cútis, além do famoso “visual panda”, com olheiras saltando à vista.

LER ARTIGO

Dirigir depois do parto: quando devo voltar?

É comum que muitas mulheres, no pós-parto, sintam falta de algumas das atividades habituais que faziam antes de se tornarem mães. Para aquelas que gostam de dirigir, pilotar o volante de um carro é um bom exemplo. Até mesmo pegar um engarrafamento "daqueles" dá saudade!

LER ARTIGO

Dores pós-parto: 6 dicas para amenizar

A dor pós-parto é uma queixa bastante frequente no puerpério, independente do tipo de parto. É preciso buscar o mínimo conforto físico, pois dores no abdome, na coluna ou na região genital são comuns no primeiro mês, mas não devem comprometer significativamente a qualidade de vida da mãe nem afetar a capacidade da mulher de cuidar de si mesma e de seu bebê.

LER ARTIGO

Redes sociais no puerpério: use com moderação

Nos primeiros dias com o recém-nascido em casa, torna-se bem difícil encontrar alguma fonte de distração para relaxar um pouquinho a mente nos raros momentos em que você não precisa cuidar do bebê ou do seu entorno. Além de garimpar séries na TV, uma atividade que está mais ao alcance das mãos é acessar o celular e dar uma conferida nas redes sociais.

LER ARTIGO

Saúde bucal da gestante: cuidados pós-parto

A gravidez exige cuidados especiais com a saúde bucal da gestante. O aumento dos níveis dos hormônios estrógeno e progesterona e a queda da imunidade facilitam os ataques de bactérias aos dentes e às mucosas — entre elas a gengiva, levando ao sangramento e aos aparecimentos de cáries e de inflamações.

LER ARTIGO

Culpa materna: abandone esse sentimento!

Você já ouviu a expressão “quando nasce uma mãe, nasce uma culpa”? Pois é, a culpa materna, esse sentimento doloroso que pode ter diversas raízes, acomete a todas, sem exceção. E pode ser nocivo não só para você, mas para seu bebê também.

LER ARTIGO

Evacuar depois do parto: cuidados necessários

A maternidade é, de longe, a experiência mais primordial para que as mulheres encarem sua verdadeira natureza — aquela mais selvagem e primitiva — e percam certas inibições. Seja via parto natural, seja por meio da cesárea, o fato é que parir um bebê provoca uma exposição nunca imaginada. E nem estamos nos referindo “apenas” à hora do parto, viu? Um assunto bastante delicado para muitas mulheres, o ato de evacuar depois do parto precisa ser escrutinado e discutido, inclusive com terceiros, quando você se torna mãe.

LER ARTIGO

Inchaço pós-parto: como amenizar o desconforto

É comum muitas mamães — principalmente as de primeira viagem — reclamarem do inchaço tomando conta do corpo logo após darem à luz. Algumas, inclusive, percebem que estão mais inchadas do que durante a gravidez. Mas por que isso acontece?

LER ARTIGO

Fim da licença-maternidade, e agora?

Com o fim da licença-maternidade de 120 dias previstos em lei, muitas mulheres ficam ansiosas. Isso porque, para muitas delas, vai ser a primeira vez que ficarão mais tempo longe dos filhos, além de terem receio de como será a volta à rotina de trabalho.

LER ARTIGO

Alimentação pós-parto: como fica seu cardápio?

Não é só o seu bebê que precisa se alimentar bem: você também deve priorizar sua alimentação pós-parto, mamãe! Colocar uma série de nutrientes no prato é essencial para se recuperar bem durante o puerpério. Para quem amamenta, uma boa alimentação garante a produção de leite para o recém-nascido e ajuda a manter o organismo a todo vapor, uma vez que a amamentação gasta muita energia do corpo materno. Alimentos variados e frescos podem ajudar nesse processo. No entanto, é sempre válido consultar o ou a obstetra — se necessário, pode ser recomendada suplementação alimentar.

LER ARTIGO

Libido pós-parto: entenda melhor esse momento

A libido no puerpério não é igual para todas as mulheres. Algumas se sentem prontas para transar assim que a ou o ginecologista libera as relações, outras só sentem desejo até um ano depois. Se você faz parte desse segundo grupo, não precisa sentir vergonha ou culpa. A libido pode mesmo levar um tempo para retomar os níveis normais — e isso acomete uma parcela significativa das mulheres.

LER ARTIGO

Queda de cabelo pós-parto: como lidar?

Você tem notado que o seu cabelo vem caindo além do normal depois que seu bebê nasceu? Antes de mais nada, fique tranquila: essa é uma reclamação comum entre as mães no pós-parto e trata-se de um quadro natural do puerpério.

LER ARTIGO

Atividade física pós-parto: o que pode?

Movimentar-se, principalmente para as mulheres que já eram bem ativas antes da gestação, é fundamental para a saúde física e mental durante o puerpério. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não se machucar ao retomar a atividade física pós-parto. Afinal, vale lembrar que seu corpo passou por uma série de mudanças para acolher o seu bebê e, no pós-parto, vem enfrentando outras transformações.

LER ARTIGO

Autocuidado no pós-parto não é luxo!

Você já ouviu por aí que mães felizes criam filhos felizes? Esta é a mais pura verdade: para que uma criança se desenvolva bem, com saúde e alegria, no dia a dia, a mãe também precisa se tratar com carinho, respeito e amor.

LER ARTIGO

Hemorragia pós-parto ou sangramento: saiba a diferença

Mediante contrações, expulsará a placenta e depois continuará contraindo-se até recuperar o seu tamanho normal.

LER ARTIGO

Depressão pós-parto: o que é e quais são os sintomas.

Detectar os sintomas da depressão pós-parto e as ações para evitá-la ajudará você a receber tratamento adequado para cuidar do seu bem-estar e do seu bebê.

LER ARTIGO

Puerpério: dicas essenciais para seguir no período pós-parto

Chegou o momento de exibir o seu bebê para o mundo inteiro e, como não o fazer, é o mais maravilhoso que você fez!

LER ARTIGO

Barriga pós parto: como me verei após o parto?

Agora é a hora de esclarecer todos os mitos sobre sua barriga após a gravidez. Ela nunca será a mesma de antes? Quais serão os efeitos de ter seu bebê? Falamos sobre tudo isso neste artigo. 

LER ARTIGO

Exausto após o parto? Recupere sua energia

Após o parto, às vezes é difícil adormecer, apesar da sensação de cansaço. Aqui nós dizemos o que você pode fazer para se sentir melhor e recuperar suas energias.

LER ARTIGO