Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Terça-feira 15 Abril, 2025 // #fralda, #fralda reutilizavel, #higiene, #cuidados
É muito conhecida a praticidade que as fraldas descartáveis trazem para a rotina corrida com um bebê. Mas, nos últimos anos, por uma preocupação crescente com o meio ambiente e com as finanças, muitas famílias estão experimentando a fralda reutilizável.
Claro, a facilidade da tecnologia segue na vida da maior parte dessas famílias: é comum que as fraldas de pano sejam utilizadas lado a lado com as opções descartáveis. Mas fato é que cada vez mais pessoas estão curiosas pela versão moderna das fraldas de pano.
Vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre fralda ecológica: como elas funcionam, dicas para a lavagem e manutenção, além de algumas informações úteis que tornarão sua jornada para uma escolha mais sustentável muito mais tranquila.
A fralda reutilizável é uma fralda feita com tecidos laváveis, como algodão, microfibra ou bambu, que pode ser usada várias vezes. Ela possui camadas internas absorventes e uma camada externa impermeável, o que evita vazamentos e garante o conforto do bebê.
Na fralda ecológica, o absorvente pode ser acoplado ou removível, permitindo ajustes conforme a necessidade. Além disso, podem ser ajustáveis ao tamanho do bebê, com botões ou velcro, o que possibilita o uso desde os primeiros meses até o desfralde.
"A funcionalidade é similar à das fraldas descartáveis, porém, dependendo do volume de urina e da escolha do tipo, quantidade e espessura dos absorventes utilizados, as fraldas reutilizáveis podem exigir trocas mais frequentes", explica a pediatra Marjorie Uber.
Isto é, no cálculo de quantas fraldas um bebê usa por dia, é preciso contar com um número maior de fraldas ecológicas do que fraldas descartáveis – ou com uma combinação.
Assim como nas fraldas comuns, as fraldas ecológicas também têm diferentes camadas de absorção que combatem as assaduras em bebês.
"O tecido em contato com a pele deve permitir a rápida passagem de urina para dentro do absorvente, mas não permitir que a urina volte para a pele, reduzindo a umidade local – exatamente como faz a fralda descartável e o seu gel superabsorvente", diz Marjorie.
O termo “fralda ecológica” é frequentemente usado como sinônimo de fralda reutilizável, pois esse produto tem como objetivo reduzir o impacto ambiental gerado pelo uso de fraldas descartáveis.
No entanto, algumas marcas utilizam "fralda ecológica" para destacar fraldas com materiais mais naturais ou produção mais sustentável.
Leia mais: Conheça os diferentes tipos de fraldas para bebês
Independentemente da nomenclatura, a proposta é a mesma: um produto que pode ser lavado e reutilizado, evitando o descarte contínuo de plástico e outros materiais poluentes.
A fralda ecológica com absorvente não pode ser usada na água, mas existem opções de fralda reutilizável para piscina e praia, projetadas especialmente para uso em ambientes aquáticos.
Diferente de outras fraldas reutilizáveis, elas não usam absorventes, para não inchar na água. Quer dizer, são desenvolvidas para conter só sólidos. Também podem ser lavadas e reutilizadas, mantendo a proposta ecológica e prática.
Manter a fralda reutilizável limpa e segura para o uso é simples, mas requer alguns cuidados.
Veja as principais dicas:
Troque com frequência: troque a fralda sempre que o bebê faz xixi ou cocô para evitar infecções, proliferação de bactérias e assaduras;
Lave corretamente: retire os sólidos (quando houver), enxágue o excesso e armazene em um balde seco até o momento da lavagem.
Use sabão neutro: prefira sabão sem fragrâncias ou aditivos. Evite amaciantes, pois eles reduzem a absorção do tecido.
Secagem ao sol: o sol é um excelente desinfetante natural e ajuda a tirar manchas.
É a lavagem que garante o funcionamento correto desse tipo de fraldas. "Uma lavagem profunda – com produtos como detergente neutro, vinagre ou hipoclorito diluído e água quente a no máximo 40°C – pode ser necessária algumas vezes ao ano, para remover acúmulo de amônia, que pode causar irritações na pele", indica Marjorie.
Leia mais: 6 dicas de como fazer chá de bebê sustentável
E lembre-se de enxaguar bastante a fralda ecológica, mais do que outras roupas, para que não sobrem resíduos que possam atingir a pele do bebê.
Pensando na sustentabilidade e no bem-estar das famílias, a Huggies oferece a linha Eco Protect, de fraldas reutilizáveis. Desenvolvida com tecidos tecnológicos, essa fralda combina conforto, absorção e respeito ao meio ambiente, ideal para famílias que buscam uma rotina mais consciente. A fralda reutilizável Huggies Eco Protect conta com:
Dupla camada de proteção, com tecidos que evitam vazamentos;
Absorvente removível, que facilita a higienização e melhora o desempenho de absorção;
Ajuste anatômico, com fechamento em botões que acompanha o crescimento do bebê;
Design moderno e materiais respiráveis, que mantêm a pele do bebê sequinha e protegida.
Além de prática e durável, a Eco Protect representa um passo importante para reduzir o descarte de resíduos e estimular hábitos sustentáveis desde os primeiros dias de vida.
Leia mais: Conheça a Eco Protect, linha de fraldas reutilizáveis da Huggies
A fralda ecológica da Huggies também possui a opção de ser usada com um absorvente descartável que proporciona praticidade no momento da troca e, ao mesmo tempo, reduz o volume de resíduos no meio ambiente em comparação com fraldas convencionais.
Se você busca uma solução mais consciente, experimente a fralda reutilizável Huggies e contribua para um futuro com menos resíduos e mais cuidado com o planeta.
Ainda tem dúvidas sobre a troca de fraldas? Fizemos um passo a passo completo, desde a fralda ideal até os produtos específicos para cuidar e higienizar a pele do bebê. Afinal, seu pequeno merece todo amor e carinho em todos os momentos. Até a próxima!
Compartilhe: