Bebê batendo palmas no colo da mãe

Saltos de desenvolvimento do bebê: quais são e quando acontecem

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Segunda-feira 4 Setembro, 2023 // #bebe, #desenvolvimento

O desenvolvimento do bebê é uma jornada emocionante e repleta de marcos importantes que indicam seu progresso. Embora cada criança tenha seu próprio ritmo, existem períodos em que elas passam por mudanças significativas e aceleradas em seu desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional – os famosos saltos de desenvolvimento. 

 O que são saltos de desenvolvimento?

Os saltos de crescimento são períodos em que os bebês passam por uma mudança significativa em seu desenvolvimento. "São mudanças no comportamento do bebê passíveis de serem observadas pelos cuidadores e que refletem a percepção do bebê de si mesmo e do mundo e sua atuação neste cenário", explica a pediatra Maura Calixto, do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 

Durante esses períodos, os bebês aprendem novas habilidades. Entre elas estão: 

  • habilidades sensoriais (visão e audição); 

  • habilidades pessoais-sociais e de interação; 

  • habilidades visomotoras e neuromotoras; 

  • habilidades cognitivas e psíquicas. 

"Todas sempre permeadas pelo afeto", afirma a pediatra. 

Como saber se o bebê está em salto de desenvolvimento

Segundo Calixto, existem diversas formas que os saltos de desenvolvimento afetam o comportamento do bebê, a depender da idade. "Genericamente, os saltos se refletem em mudanças de interação, humor, choro, sono, independência, necessidade de segurança ou até mesmo de limites, em idades maiores", explica a pediatra. 

Quer dizer: é comum que os bebês se tornem mais irritáveis, chorosos e demandantes durante os saltos de desenvolvimento. "O trinômio bebê-família que estava ajustado a um comportamento do filho ou da filha se vê diante de uma mudança 'repentina', ainda que os mecanismos que embasam essas mudanças já estavam ocorrendo." 

Uma das áreas mais afetadas, e que deixa muitas mães e pais preocupados e sem saber o que fazer, é o sono. "A partir da aquisição de uma nova habilidade, o bebê quer praticá-la, independente de ser dia ou noite. Isso pode fazer com que durma menos, desperte mais e possa cochilar nos intervalos", explica Calixto. 

O que são as fases de regressão?

Muitas vezes, esses saltos de crescimento são acompanhados por fases popularmente chamadas de "regressão". Nelas, a criança pode ter comportamentos que os cuidadores consideram adequados para idade menores, como querer ser alimentado ou ter dificuldades para dormir. Isso é normal e faz parte do processo de crescimento e desenvolvimento. 

"O desenvolvimento do bebê nos primeiros dois anos de vida se dá pelos sentidos e percepção/interação com o meio, correspondendo ao chamado estágio sensório-motor do psicólogo e estudioso do desenvolvimento infantil Jean Piaget", explica Calixto. 

Segundo a pediatra, este desenvolvimento se dá "tal qual uma espiral de habilidades que vão sendo conquistadas na medida em que outras já existem, constantemente, podendo se acelerar ou estar mais lento, e gerando alguns desconfortos no bebê que podem ser percebidos pelos pais como 'regressões'". 

Quais são os saltos de desenvolvimento comuns? 

Embora cada bebê seja único e tenha seu próprio ritmo de desenvolvimento, existem marcos de desenvolvimento que muitos bebês atingem em determinadas idades.  

"Sumariamente, podemos dizer que os saltos de desenvolvimento ocorrem nos primeiros dias de vida, no fim dos 3 meses, a partir do 5º mês e depois a partir do 8º, em torno de 1 ano e entre 1 ano e meio a 3 anos, quando os pequenos ficam voluntariosos", diz Calixto. 

Salto de desenvolvimento dos 3 meses

A chamada crise dos 3 meses é um momento muito importante em que o bebê se descobre um ser separado da sua mãe. Quando recém-nascido, o bebê experimenta o mundo através dos sentidos e se expressa pelo choro", explica a pediatra. "Ao fim do primeiro trimestre, ele começa a se entender psicologicamente como um indivíduo, separado de sua mamãe, e que mamar, além de nutrir, dá segurança", completa. 

Salto de desenvolvimento dos 5 meses

"Um pouco antes de findar o primeiro semestre de vida, o bebê percebe sua família nuclear (entram os irmãos!), embora durante à noite a mãe continue sendo seu porto-seguro", diz Calixto. Nesse período, os pequenos começam a ficar mais curiosos e interessados em explorar o mundo, ficando mais tempo acordados e interagindo com as pessoas e objetos ao seu redor – ao jogá-los no chão, por exemplo. 

Bebê no bebê conforto

Salto de desenvolvimento dos 8 meses

Do oitavo mês em diante, conta Calixto, o bebê já tem mais autonomia motora, realizando inclusive mudanças de postura com agilidade. "E já tem uma noção mais clara de que ele e sua mamãe são pessoas distintas", diz a pediatra. "Entretanto, ele ainda não consegue perceber que se ela desaparece de seus olhos, ela vai voltar." É a fase da chamada “ansiedade de separação”, que pode afetar apetite e sono. 

Salto de desenvolvimento dos 12 meses 

Perto do primeiro aniversário, os bebês começam a desenvolver habilidades motoras mais avançadas, como andar com ajuda ou sem ajuda e se levantar sem apoio. "Em torno de 1 ano, o bebê tem certa independência, mas tem medo", afirma a pediatra. Neste momento, ele pode querer não querer ir com outras pessoas a não ser a mãe. Os bebês também começam a desenvolver habilidades de comunicação mais avançadas. 

O que fazer durante os saltos de desenvolvimento?

Os saltos de crescimento podem ser um período desafiador tanto para o bebê quanto para os pais. "Primeiramente, a informação é uma grande aliada: saber que esses saltos existem, e que traduzem a aquisição de novas habilidades de seus pequenos, é reconfortante", diz Calixto. "Depois, lidar com serenidade, sem nenhuma expressão de violência, inclusive verbal, é fundamental." 

Segundo a pediatra, as atitudes vão ser diferentes, dependendo de cada faixa etária e do período de desenvolvimento do bebê. "Mas sempre buscando confortar e apoiar", afirma Calixto. Assim, aos 8 meses, por exemplo, manter a rotina e brincar de esconde-esconde são boas maneiras de ajudar o bebê a passar pela ansiedade de separação. 

Calixto também destaca a importância do acompanhamento pediátrico ao longo da trajetória de desenvolvimento dos pequenos. "Pois cada criança é um ser único e existem médias de idades esperadas para os saltos, mas há variações de normalidade", ela diz. 

Seja paciente e amoroso 

Durante os saltos de crescimento, é comum que os bebês fiquem mais irritáveis e demandantes. Isso faz parte do processo de crescimento e o bebê precisa do amor e apoio dos pais. "É importante também praticar o reforço positivo diante das novas capacidades adquiridas, ou seja, vibrar com as conquistas", afirma a pediatra. 

Forneça um ambiente seguro

À medida que o bebê se torna mais móvel, é importante garantir que o ambiente em que ele se encontra seja seguro e adequado. Certifique-se de que móveis perigosos, objetos pontiagudos e produtos químicos perigosos estejam fora do alcance do bebê – e confira nosso guia de prevenção de acidentes domésticos

Ofereça conforto

Durante os saltos de desenvolvimento, o bebê pode precisar de mais conforto do que o normal. "O colo não deve ser negado quando o bebê o requisita, lhe conferindo conforto e segurança", afirma Calixto. Certifique-se de oferecer o máximo de conforto possível ao bebê, como abraços e carinhos, além de manter uma rotina regular. 

Estimule o desenvolvimento

Durante os saltos de desenvolvimento, os bebês estão aprendendo novas habilidades e adquirindo novos conhecimentos. Ofereça brinquedos e atividades que possam estimular o desenvolvimento do bebê, como brinquedos musicais, livros com imagens coloridas e brinquedos de empilhar. É recomendado que o bebê tenha uma rotina. "Ainda que ele a queira ignorar algumas vezes", diz a pediatra. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos