Criança doente deitada

Como aumentar a imunidade infantil?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quinta-feira 15 Setembro, 2022 // #imunidade, #cuidado, #infância

Como aumentar a imunidade infantil?

Nunca se falou tanto em imunidade como nos últimos tempos. Entre falsas receitas milagrosas e buscas por especialistas, todo mundo está interessado em aumentar seu exército de defesa interna. E para quem tem filho ou filha, a preocupação é em dobro: como proteger nossos pequenos e nossas pequenas de tantas ameaças possíveis no mundo? Como aumentar a imunidade infantil?

Para Marcello Bossois, imunologista responsável pelas clínicas do Brasil Sem Alergia, não existe fórmula mágica, é claro, mas há caminhos possíveis. E antes de irmos aos atalhos, é preciso dar alguns passos para trás e entender como a imunidade infantil funciona desde o nascimento e durante seu desenvolvimento.

A imunidade infantil

Como já sabemos, o sistema imunológico infantil funciona de maneira diferente dos adultos. Enquanto o bebê ainda está na barriga, as suas defesas não podem ser muito fortes, porque isso pode gerar o temido aborto espontâneo, como nos explica Marcello: “a criança, enquanto está dentro do útero da mãe, é uma criança que tem o perfil imunológico alérgico, o chamado perfil T2”, diz. Ao nascer, se ela não tiver os chamados “mecanismos naturais compensatórios”, feitos naturalmente para compensar esse perfil T2 que ela possuía na barriga, ela acaba permanecendo mais alérgica ao longo da infância.

Mas quais são esses mecanismos naturais compensatórios, afinal?

O parto natural e a amamentação são dois dos principais. O primeiro porque, ao passar pelo canal vaginal da mãe, o bebê aspira o muco presente na microflora, que é rico em lactobacilos helper. São eles, por sua vez, que entram no trato gastrointestinal da criança e o colonizam, fazendo com que bactérias benéficas induzam e comecem a desviar esse sistema imunológico T2 para um T1 — que seria, então, aquela imunidade que nos defenderia, mas que não é possível de se tê-la dentro da barriga da mãe para não a ferir.

Já a amamentação é importante também para o fortalecimento do sistema imunológico infantil porque o leite materno é composto, dentre tantas substâncias positivas, da proteína homóloga, derivada do próprio ser humano. “A criança entrando em contato com uma alimentação que seja muito semelhante com o corpo dela acaba não sucumbindo com facilidade a uma alergia, a não ser que a mãe coma muitos alimentos alergênicos. Mesmo assim, é mais difícil do que uma criança que já se alimenta de fórmulas industriais desde muito cedo. Mesmo elas sendo extensamente hidrolisadas, elas ainda assim contêm proteínas de outros animais, como a proteína do leite da vaca”, diz o especialista.

É preciso ainda diferenciar os dois tipos de sistema imunitário, lembrando que um não pode contrapor o outro, mas devem desenvolver um equilíbrio. “Nós temos dois tipos de sistema imunitário: inato e adaptativo. A criança nasce com o sistema imunitário inato, e o adaptativo é aquele que a gente vai adaptando de acordo com o contato com os elementos externos”, explica.

Com o passar do tempo, esse sistema imunitário inato da criança vai sendo contrabalançado pelo adaptativo, ou seja, você acaba tendo ambos e, no envelhecimento, há uma preponderância do sistema imunitário adaptativo, por conta de tudo a que o organismo já foi exposto ao longo da vida.

Caminhos possíveis

Mas isso não quer dizer que não se devam celebrar os avanços da medicina, como a cesárea e as fórmulas que servem de alimento para crianças que não podem tomar leite materno. Muito pelo contrário, é graças a esses dois fatores, entre outros, que a mortalidade infantil diminuiu e deixou de se tornar algo comum.

Há de se ter, entretanto, alguns cuidados. “É justamente na dificuldade em ter o parto cesárea e na dificuldade de aspirar esse conteúdo vaginal que se dá, então, lactobacilos industrializados, para ir colonizando a flora gastrointestinal da criança. Inclusive, lá na França, eles têm até o hábito de coletar, em alguns hospitais, o muco vaginal da mulher e aplicar na criança logo após o nascimento das crianças que nasceram por parto cesárea”, conta o imunologista.

No caso da não amamentação, quando a criança é exposta ao leite industrializado já nos primeiros dias de vida, o ideal é optar por fórmulas compostas de aminoácidos, que, segundo o especialista, são incapazes de induzir uma reação alérgica na criança. E, ao iniciar a introdução alimentar, opte sempre por alimentos frescos e naturais. “Alimentos industrializados são compostos de corantes, conservantes, flavorizantes, aditivos alimentares que, quando passam pelo fígado, podem não ser adequadamente metabolizados, principalmente se você tiver um aporte muito grande deles. Isso pode induzir uma resposta imunológica alérgica”, pontua.

A teoria da higiene

A ciência já comprovou que um pouco de “vitamina S” (de sujeira) faz bem para o nosso organismo. Pois é: precisamos que nossas crianças se sujem! Estamos falando da sujeira que está por aí, em todos os cantos, e que invariavelmente será impossível de conter permanentemente. É preciso esse contato primário com a sujeira para que as defesas celulares se preparem e, assim, deixem seu filho ou sua filha mais forte. Uma criança que vive em um ambiente altamente higienizado pode desenvolver alergias e, o pior de tudo, não coloca o seu sistema imunológico para trabalhar e não cria seu próprio batalhão de defesa.

O que Marcello nos lembra, contudo, é que a própria vacinação já pode ser uma prática da teoria da higiene, mas mais segura e controlada. “Hoje, o que os médicos preconizam é: utilizar a teoria da higiene sendo higiênico. E qual é a melhor forma de fazer isso? Vacinação. Porque a imunização é uma maneira de você expor o paciente ao patógeno com risco bastante controlado e minimizado, dificultando que ele desenvolva sintomas”, explica.

Existe hoje uma série de vacinas gratuitas à disposição no Brasil, oferecidas pelo Sistema Único de Saúde — o SUS. Além delas, você pode contar com vacinas complementares oferecidas em clínicas particulares. O ideal, claro, é ter sempre o acompanhamento de um ou uma pediatra, que irá encaminhar seu filho para um ou uma alergista ou um ou uma imunologista caso veja a necessidade.

Além disso, esse mesmo especialista irá orientar você sobre as vacinas compatíveis com a idade do seu filho. É preciso manter a cartilha em dia, pois, graças ao sucesso das campanhas de vacinação mundo afora e também aqui no Brasil, já foi possível erradicar doenças sérias, que pareciam não ter fim e que levavam muitas crianças a óbito.

Assim como a imunização, outro processo antigo e altamente eficaz para melhorar a imunidade infantil é o controle ambiental para conter as alergias. Ou seja, estar atento à limpeza de seu colchão e travesseiro, por exemplo, locais que podem ser palcos perfeitos para a proliferação do ácaro, que se alimenta da queratina liberada pelo seu cabelo no atrito da cabeça com a superfície e irrita os canais respiratórios.

Não dê sopa para o azar e esteja atento a tudo o que pode deprimir a saúde do seu filho. Mas, para isso, não renuncie à ciência e conte com a ajuda de especialistas.

Para mais conteúdos sobre saúde infantil e parentalidade, acesse o Huggies Brasil!

* O especialista consultado sobre esta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos