Infecção urinária infantil

Infecção urinária infantil: o que causa e como identificar os sintomas

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quinta-feira 11 Abril, 2024 // #infecção urinária infantil, #crianças, #saúde, #bebês

Para pais de primeira viagem, lidar com a infecção urinária infantil pode ser um desafio e tanto, pois os pequenos costumam se queixar bastante, causando preocupação. 

Conhecida pela sigla ITU, a Infecção do Trato Urinário tem grande incidência na infância, e pelo menos um episódio sintomático de ITU ocorre até os 11 anos de idade em 3% das meninas e 1,1% dos meninos. Porém, há uma maior incidência de ITU no primeiro ano de vida, de acordo com uma publicação da Universidade Federal de Minas Gerais

A seguir, entenda em detalhes o que causa infecção urinária em bebê e criança, quais faixas etárias podem ser acometidas com a ITU, os diferentes sintomas em cada idade, como tratar e prevenir o desconforto na rotina dos pequenos. 

O que é infecção urinária infantil?

A infecção do trato urinário é um quadro comumente causada por bactérias. As bactérias não vivem no trato urinário, mas, se subirem pela uretra e entrarem na bexiga ou nos rins, podem causar infecção. Se houver malformação do trato urinário ou retenção de urina, esse risco aumenta. 

Caso essa contaminação aconteça, bebês podem apresentar febre, vômitos ou agitação e crianças mais velhas podem ter febre, dor ao fazer xixi, necessidade de fazer muito xixi ou dor na parte inferior da barriga, de acordo com o Nemours Children's Health 

 ITU ou infecção urinária infantil: veja os sintomas

Como contamos, a infecção urinária é comum na infância e pode afetar desde recém-nascidos até crianças mais velhas. Veja a seguir os diferentes sintomas que ocorrem em recém-nascidos, bebês até dois anos e crianças maiores de dois anos. 

 Mãe jovem ensina filha pequena a usar o penico lendo um livrinho infantil. As duas são brancas e tem cabelos castanhos.

Recém-nascidos 

Segundo o médico pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, os sinais da infecção urinária infantil nessa etapa (até os 28 dias de vida) podem passar despercebidos, por isso, é necessário ter muita atenção a: 

  • Perda de peso; 

  • Vômitos; 

  • Sonolência; 

  • Baixo ganho de peso; 

Nos casos mais graves, o recém-nascido pode sentir mal-estar, cansaço, mas como esses sintomas são mais difíceis de serem percebidos pelos pais, o indicado é prestar atenção se o bebê está com febre associada aos sintomas acima. Neste caso, o cuidado médico deve ser imediato. 

Mãe beija e consola bebê de colo que chora por desconforto causado pela infecção urinária infantil.

Bebês de até 2 anos

Os sintomas mais comuns da infecção urinária infantil em bebês de até 2 anos de idade, de acordo com o pediatra, são: 

  • Dor ao urinar; 

  • Febre; 

  • Mal-estar; 

  • Hematúria (presença de sangue na urina) nos casos mais graves. 

Crianças com mais de 2 anos

Além dos pequeninos, crianças com mais de dois anos que apresentam infecção urinária infantil podem ter os seguintes sintomas:  

  • Febre; 

  • Dor ao urinar.  

  • Mal-estar;  

  • Hematúria (em estado mais avançado). 

Geralmente, nessa fase, surgem os mesmos sintomas apresentados por adolescentes e adultos com ITU, que, inclusive, pode acometer gestantes devido às alterações fisiológicas do corpo que favorecem a colonização do trato urinário. Leia mais sobre infecção urinária na gravidez e conheça as opções de tratamento. 

O que causa a infecção urinária em bebês e crianças

De forma geral, as bactérias e outros micróbios causadores de infecção urinária podem entrar no trato urinário quando o bebê está com a fralda suja ou quando é enxugado de trás para frente após fazer suas necessidades.  

Nelson explica em detalhes: “As bactérias penetram na uretra por via ascendente [ou seja, de baixo para cima e, no caso, de fora para dentro] muitas vezes provenientes do bumbum sujo e outras vezes provenientes de outros lugares, atingindo a bexiga e podendo chegar até o rim e, quando isso acontece, podem causar infecções mais severas”.  

A limpeza correta da criança é sempre da frente para trás, tanto para meninos quanto para meninas e no caso do uso de papel, lencinhos umedecidos ou mesmo duchas externas. 

Em outros casos, alterações na formação anatômica do sistema urinário podem predispor a ITU. “O normal é que a criança não tenha essa malformação. Porém, se nasce com malformação de rins, bexiga ou ureteres, há riscos de infecção urinária”, explica o especialista. Entre essas alterações, estão:   

  • Estenose de junção ureteropélvica (JUP); 

  • Estenose da junção ureterovesical (JUV); 

  • Ectopias renais; 

  • Agenesia renal; 

  • Fistulas; 

  • Duplicidade ureteral. 

É importante ainda lembrar que, como muita gente imagina, a constipação intestinal e retenção de urina não predispõem à ITU. Na verdade, de acordo com o profissional, elas são consideradas consequências do quadro. Por isso, é recomendado ficar de olho nessas alterações também.  

Tratamento da infecção urinária infantil 

Caso os sintomas sejam observados, os pais devem levar a criança ao médico especialista que irá fazer um exame clínico e pode pedir outras exames, como uma amostra de urina.  

A forma como uma amostra é coletada depende da idade da criança. No caso dos bebês, é inserido um pequeno cateter na uretra para testar a urina em busca de bactérias. No caso das crianças mais velhas é preciso fazer xixi em um copo esterilizado.  

Pode levar até dois dias para que o teste detecte se há uma infecção e, se confirmada, o médico pode prescrever antibióticos. Neste caso, é importante administrar todas as doses do medicamento, mesmo que o pequeno pareça melhor com o passar dos dias.  

Após os dias indicados para o uso de antibióticos, segundo a instituição de saúde Neymours Kids Health, o médico pode repetir os exames de urina para ter certeza de que a infecção desapareceu. É importante ter certeza disso porque uma ITU tratada de forma incompleta pode voltar ou se espalhar.  

Há ainda crianças que podem sofrer com infecções urinárias de repetição que são, geralmente, novas infecções com diferentes tipos de bactérias. Neste caso, segundo a organização Healthy Children, é pedido monitorização cuidadosa e exames de rotina mais frequentes. 

Como prevenir a infecção urinária em recém-nascidos, bebês e crianças pequenas

É sempre importante lembrar que o diagnóstico e o tratamento devem ser feitos por um profissional da saúde, mas é possível tomar medidas que ajudam a prevenir o problema. Separamos alguns deles:  

  • bebês: higienize as mãos antes de fazer a troca de fraldas e troque as fraldas com frequência para ajudar a prevenir a propagação de bactérias; 

  • crianças de até dois anos: beber a quantidade de água indicada para a idade; lembrar a criança de ir ao banheiro com regularidade; crianças, principalmente as meninas, por questões anatômicas, que estiverem começando o desfralde devem saber limpar de frente para trás – e não de trás para frente – para evitar que os germes se espalhem do ânus para a uretra;  

  • em crianças com mais de 2 anos: incentive seu filho a beber bastante líquido, mas evite bebidas que contenham cafeína e que podem irritar a bexiga, como refrigerantes e chá gelado; limpe e oriente a criança a sempre se limpar da frente para trás e ensine-a a lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro.  

Criança pequena mestiça toma água no copo para evitar infecção urinária infantil. Ela veste camiseta rosa e fundo está sem foco

Por fim, todas as crianças devem ser ensinadas a não "segurar o xixi” quando tiverem vontade de ir ao banheiro, pois essa é uma das causas da infecção urinária infantil. 

É pai ou mão de primeira viagem? Então leia nosso artigo que alerta para os sinais de que seu bebê não está bem para que você perceba melhor quando o pequeno está doente ou sentindo algum incômodo. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos