Casal de homem e mulher felizes jantando em restaurante durante vale night para os pais. Ambos são negros e usam roupas claras

Vale night para os pais: como e onde curtir o momento a sós e sem culpa

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Segunda-feira 27 Maio, 2024 // #Vale night, #Filhos, #Casal

Você sente falta de sair com seu companheiro(a) para curtir um momento a sós sem os filhos? Chamada popularmente de “vale night” para os pais, a ocasião é ideal para quem deseja tirar algumas horas do dia, tarde ou noite para aproveitar, exclusivamente, a companhia do parceiro(a).  

Separamos dicas do que fazer no vale night de casal, com sugestões de onde ir e como tomar coragem para se separar do filho pequeno, pois sabemos que pode bater aquele sentimento de culpa ao deixar a criança com outras pessoas. Vamos, ainda, sugerir com quem deixar o filho e locais com espaço para as crianças caso elas precisem ir junto.  

Você sabe o que é um vale night? O significado a gente explica!

Afinal, qual é o significado de vale night? A gíria é usada para se referir a um momento em que o casal fica a sós para curtir algumas horas de diversão, que pode ser em bares, baladas, restaurantes ou festas, longe dos filhos pequenos.  

 

Casal de dois homens em jantar romântico durante vale night para os pais. Ambos são brancos.

Além disso, o vale night para os pais pode ser um presente dado pelos amigos ou familiares que entendem que o casal precisa de um “respiro” e descanso da rotina com os filhos, que costuma ser bem agitada e, muitas vezes, desgastante, justamente porque crianças pequenas precisam do cuidado constante dos pais. 

Como lidar com a separação do filho pequeno para aproveitar um vale night em casal  

Afinal, como tomar coragem para se separar do filho pequeno por uma noite? A psicóloga Fabíola Luciano, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, explica que é, sim, importante que os pais tenham momentos a sós de vez em quando sem os filhos, porém é essencial levar em conta o desenvolvimento da criança, ou seja, em que fase da vida ela está e se ainda é bastante dependente dos pais. 

“Se os pais sentirem que a criança já tem uma certa ‘maturidade’, essas saídas podem começar a acontecer. Inclusive, os encontros marcados ajudam a reduzir o estresse dos desafios diários da criação do filho e fortalecem o vínculo emocional entre o casal, pois antes de serem pais, eles são parceiros”, diz Fabíola.   

Ela complementa: “O vale night para os pais traz intimidade e faz com eles tenham a oportunidade de se reconectar como casal”.  

E como lidar com uma possível culpa por não levar o filho para o encontro? Para a psicóloga, os pais devem fazer uma autoavaliação sobre como tem sido o seu tempo de qualidade com a criança.  

Por exemplo, será que a sua atenção e energia estão voltadas para a criança quando estão em casa? Se a resposta é não, como ajustar isso? É essencial reconhecer a necessidade de cuidar dessa relação com os filhos, pois eles conseguem perceber quando há harmonia em casa e aceitam com mais naturalidade quando os pais querem ter um momento a sós. 

“Quando você e seu parceiro(a) passam uma conexão boa e positiva para o seu filho, mantendo um ambiente harmônico, é um grande benefício também para a criança, garantindo que ela se sinta bem, ainda que longe da companhia dos responsáveis, ajudando vocês a sentirem mais confiantes para saírem sozinhos”.  

Como conversar com o filho para que ele entenda o momento

De fato, algumas crianças têm mais dificuldade em ficar um tempo longe dos pais e, muitas vezes, chegam a fazer “birra” para impedir que aconteça. Mas como manter o momento de vale night casal sem que o filho enxergue essa saída de forma negativa? Isso depende de cada criança e da relação construída com os pais.  

Fabíola ressalta que, para que haja compreensão do filho, os pais devem ser transparentes e tranquilizadores, explicando exatamente o que vai acontecer quando estiverem fora, dizendo como será a rotina dela nesse período e alinhando o momento da volta. 

 

Homem jovem explica para filho sobre sair sem ele em vale night para os pais. Ambos são brancos e estão na sala de casa.

“Quando vocês chegarem em casa, recapitulem com a criança o que aconteceu, contem para onde foram e reforcem que foi um momento especial, que o papai e mamãe estão de volta e deu tudo certo. Isso traz confiança, inclusive para as próximas vezes”, sugere a profissional. 

Se você sente que é um grande desafio se afastar do seu filho, saiba como lidar com a angústia da separação e aprenda estratégias para evitar que esse momento seja doloroso tanto para você, como para o pequeno.  

Com quem deixar a criança quando os pais querem sair à noite  

Muitos pais têm receio de deixar as crianças sob os cuidados de outras pessoas. Não existe uma regra para isso, mas é importante que sejam escolhidas pessoas qualificadas no entendimento dos pais.  

“Não é preciso ter um curso de especialização em cuidar de crianças, apenas que sejam da confiança dos pais, como os avós, um tio, uma prima, um amigo, vizinhos ou mesmo uma babá. Escolha alguém com quem a criança se sinta mais confortável”, orienta a especialista. 

Além disso, antes de deixar a criança com a pessoa escolhida, é interessante discutir de forma aberta e honesta sobre o comportamento dela em casa, como funciona a rotina, o que gosta, o que pode irritá-la, o que a acalma, o que a desafia ou a deixa mais agitada. É uma forma de manter o cenário mais previsível e seguro, tanto para a criança quanto para o cuidador.  

É inevitável não sentir um pouco de ansiedade ao deixar o filho com outra pessoa, seja uma babá, um familiar ou amigo. Por isso, deixamos uma lista básica de orientações que você deve deixar para se sentir mais tranquila. Dessa forma, todos se sentem bem e não há motivos para preocupação.  

Aonde ir quando se consegue o tão especial vale night para os pais

O vale night para os pais está agendado? Então, é hora de decidir o local do encontro! Para isso, o casal deve chegar a um consenso, pensar bem na escolha e planejá-la com antecedência, até mesmo para se programar com o filho (onde e com quem irá deixá-lo). 

A decisão pode vir de acordo com o perfil do casal, se gostam de dançar, de conhecer bons restaurantes, de baladas ou barzinhos para experimentar drinks diferentes.  

Pensando nisso, veja nossas indicações de onde ir e aproveitar ao máximo o vale night casal. 

Lugares para curtir o vale night em casal

  • Restaurante Amado (Salvador): além de servir um cardápio autoral, com frutos do mar, comidas frescas e uma carta de vinhos especial, o que mais chama atenção no local é a vista para a Baía de Todos-os-Santos e a decoração sofisticada; 

  • Dance Sempre (Curitiba): se vocês amam dançar, fazer aulas de dança pode ser bastante divertido. Na escola, os alunos aprendem passos e coreografias de diversos ritmos: forró, sertanejo, zumba e samba;  

  • Mangue Azul (Fortaleza): juntando a gastronomia e a sustentabilidade, o restaurante oferece um cardápio repleto de massas, frutos do mar e outros pratos cheios de brasilidade;  

  • Black Dog English Pub (Belém): com uma decoração e ambiente típicos de um pub inglês, o bar traz diversos tipos de chopp, drinks e petiscos acompanhados de muito blues e rock. 

  • Família Mancini (São Paulo): para os amantes de comida típica italiana, o restaurante oferece muitas opções deliciosas e o clima de romance é certeiro, com um ambiente a meia luz, velas e muita iluminação indireta. 

Lugares para curtir o vale night com os filhos

Não deu para deixar o filho com ninguém? Uma opção é buscar locais que tenham espaço kids, monitores e recreação para as crianças, assim, enquanto elas se distraem, é possível ter um momento um pouquinho mais relaxante. 

  • Varal 87 (São Paulo): se vocês amam churrasco, o local e perfeito para aproveitar um jantar em casal. O espaço oferece espaço kids com monitores todos os fins de semana das 12h às 18hs; 

  • Rio Brasa (Rio de Janeiro): além do parquinho para as crianças, com muitas brincadeiras, videogame, carrossel, piscina de bolas e roda gigante, o restaurante, conta com monitores para crianças entre 4 e 10 anos;  

  • Resenha (Brasília): aqui o espaço kids conta com uma câmera para que, enquanto aproveitam a refeição, possam monitorar os filhos, que desfrutam da brinquedoteca com livros e brinquedos para todas as idades; 

  • Floresta Bar (Fortaleza): além de boa comida, música ao vivo e diversão, o local conta com um bosque do lado externo para que as crianças se divirtam sob os cuidados dos monitores enquanto os pais desfrutem do lugar; 

  • Garibaldi (Goiânia): o lugar é ideal para ir com a família toda, com pratos diversos e música ao vivo. Há uma grande brinquedoteca com monitores para os pequenos.   

Depois de todas essas sugestões, é hora de programar o vale night do casal da melhor maneira. Afinal, é também uma oportunidade de mostrar o amor e a cumplicidade que vocês têm um pelo outro, o que reflete na criação dos filhos. Bom passeio e até a próxima! 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # Casal # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # Filhos # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # Vale night # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # Visão do bebê # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos