Mantenha o seu otimismo: todos conseguem!

Não vai ser fácil para o seu bebê deixar as fraldas... Porém, mais cedo ou mais tarde irá conseguir. Fique tranquila e leia estes conselhos.

Durante o processo de aprendizagem para ir ao banheiro podem acontecer muitas coisas. Às vezes, o período tem retrocessos que fazem com que o bebê volte a fazer suas necessidades de maneira involuntária. A isto se dá o nome de encoprese, o que nada mais é do que uma consequência da prisão de ventre. Tenha em mente que o seu bebê não está fazendo de propósito. Assim sendo, não adianta brigar com ele, pelo contrário, isto só fará aumentar o problema.

O seu bebê lhe dá os sinais…

As regressões costumam mostrar a dificuldade do aprendizado, já que para o pequeno implica um grande esforço poder controlar a bexiga e o ânus. Fique tranquila e volte a colocá-lo a fralda. Depois pode pedir ao seu filho que ele lhe avise quando se sentir preparado. Uma boa ideia é observar os avanços do bebê e premiá-lo com algo estimulante sempre que alcance uma nova conquista.

Em alguns casos, pode-se gerar infecções na bexiga por questões psicológicas (não poder controlar o próprio corpo, não poder cumprir com os desejos dos pais), mudanças na cor ou no cheiro da urina, diminuição do jato urinário, incontinência vesical ou ardor ao urinar (que se conhece como disúria). Não hesite em consultar o seu pediatra se surgir alguma dessas situações, mas sempre mantendo a calma e sem alarmar o seu neném.

Não raramente, as causas do problema são de ordem psicológica. É preciso muita paciência, amor, compreensão e carinho. Todos conseguem!

Você por estar interessado

Brincadeiras para bebês de 7 a 12 meses: tachos e Panelas

Os bebês adoram abrir os armários e brincar com as panelas e colheres. Podem aproveitar este momento para que o seu filho aprenda movimentos de coordenação e desfrute de um momento junto à mamãe e ao papai.

Brincar com panelas e tachos é algo que fascina a todos os bebês.

Aproveitem para ensiná-lo como resolver situações simples. Também é uma boa atividade para estimular habilidades motoras.

Podem começar o ensinando como pôr a tampa de uma panela. Depois, deixem que o pequeno faça sozinho. Adicionem uma segunda tampa de outro tamanho e observem se ele consegue decidir qual tampa usar.

Uma alternativa mais tranquila e silenciosa desta brincadeira é usar caixa de distintos tamanhos, tupperwares ou recipientes de plásticos com tampa.

Se o seu bebê estiver mais próximo de completar 12 meses, podem lhe ensinar como tampar e destampar garrafas de plástico que tenham tampas de enroscar. Esta atividade apresenta para o pequeno um desafio maior, o que estimulará a sua capacidade de concentração.

Você por estar interessado