O quarto do bebê
Passaram os primeiros meses de vida e decidiram que é hora do bebê ter o seu próprio quarto. Saibam tudo o que é preciso para que a decoração infantil não afete o sono do seu filho e que seja um espaço seguro
O quarto das crianças é um espaço pessoal e ali passarão várias horas por dia.
A possibilidade de dar ao seu bebê o seu próprio dormitório tem duas principais vantagens:
- Favorece a independência da criança.
- Os pais recuperam o seu próprio espaço.
No entanto, entre tantas opções para decorar espaços infantis não devemos deixar de lado que o quarto será basicamente um lugar de descanso.
Por esta razão, o ideal é que este ambiente seja:
- Aconchegante
- Estimulante
- Seguro
- Agradável
- Funcional
Sobre as cores
A decoração e as cores influenciam diretamente no sono das crianças. Uma má escolha pode gerar pesadelos noturnos, principalmente entre os dois e cinco anos de idade. O melhor então é optar por tons pastéis.
Sobre a iluminação
Recomenda-se utilizar uma iluminação indireta e suave para que ajude a conciliar o sono do bebê e não o deixe alterado quando acordar ou quando requeira atenção durante a noite. Um ponto importante na escolha dos artefatos de luz é a segurança.
Não é indicado o uso de luminárias de pé, já que se transformam em riscos para o primeiro mês do bebê. No caso de usar abajur, deve estar longe do alcance das crianças e com o fio oculto. É preciso prever que as lâmpadas fixas, tanto as que ficam pregadas na parede quanto as penduradas no teto, não podem ser alcançadas se a criança se coloque de pé na cama ou numa cadeira.
Sobre os móveis infantis
É bom contar com uma poltrona ou cadeira de balanço nos primeiros meses, seja para descansar, dormir ou alimentar o bebê.
Ao que se refere ao berço, quando o bebê já tenha um ano de idade, não esqueçam de controlar a altura das barras, pois se chega a altura do abdômen, a criança pode cair.
Cantinho dos jogos
Quando já estejam maiores, pode-se preparar um cantinho dentro do quarto para os jogos. Mas o recomendável é que os brinquedos não invadam todo o dormitório.
Brincadeiras para bebês de 7 a 12 meses: tachos e Panelas
Os bebês adoram abrir os armários e brincar com as panelas e colheres. Podem aproveitar este momento para que o seu filho aprenda movimentos de coordenação e desfrute de um momento junto à mamãe e ao papai.
Brincar com panelas e tachos é algo que fascina a todos os bebês.
Aproveitem para ensiná-lo como resolver situações simples. Também é uma boa atividade para estimular habilidades motoras.
Podem começar o ensinando como pôr a tampa de uma panela. Depois, deixem que o pequeno faça sozinho. Adicionem uma segunda tampa de outro tamanho e observem se ele consegue decidir qual tampa usar.
Uma alternativa mais tranquila e silenciosa desta brincadeira é usar caixa de distintos tamanhos, tupperwares ou recipientes de plásticos com tampa.
Se o seu bebê estiver mais próximo de completar 12 meses, podem lhe ensinar como tampar e destampar garrafas de plástico que tenham tampas de enroscar. Esta atividade apresenta para o pequeno um desafio maior, o que estimulará a sua capacidade de concentração.