Como você pode imaginar, a pele do seu bebê será muito terna e sensível, muito mais que a de qualquer adulto; assim que necessitará dos cuidados especiais de mãe. Os cuidados com a pele do seu bebê farão com que esteja sempre protegida.
Para entender como cuidá-la, primeiro você deve entender por que a pele do bebê é tão sensível, isto se dá, pois, a princípio ela carece de flora bacteriana o que a proteja e terá a sua ferida do cordão umbilical. Inclusive, durante as primeiras semanas de vida, muitos recém-nascidos podem sofrer descamação ou vermelhidão, especialmente em volta dos pulsos, joelhos e pés. O que é totalmente normal.
Mas, antes de pôr em prática qualquer conselho ou cuidado com a pele do seu bebê, não se esqueça de consultar o seu médico, já que cada bebê é único e é melhor que um especialista o examine e oriente sobre os cuidados a seguir.
Por outro lado, existem várias dicas que você pode colocar em prática para proteger a pele do seu bebê. Estas dicas serão compartilhadas a seguir para que as leve sempre em consideração.
1. Mantenha a sua pele sempre limpa
- Use sabonetes neutros e sem perfumes para manter a sua pele limpa. Assim você cuidará que o seu PH não aumente, provocando irritações;
- Não é necessário banhá-lo todos os dias, já que muitas das áreas do seu corpo têm mecanismos de autolimpeza;
- Evite abusar do uso de antissépticos, estes podem mudar o ecossistema microbiológico normal da pele do seu bebê.
2. Umedeça constantemente
- Use produtos sem perfumes ou ingredientes como óleo mineral ou petróleo; substâncias como ácidos alfa-hidróxidos ou bloqueadores solares;
- Tente usar sempre o mesmo produto para umectá-lo, assim a pele do seu bebê não terá que se readaptar a diferentes combinações de ingredientes.
3. Proteja-o do sol
Não é recomendado expor o seu bebê ao sol diretamente, isso não quer dizer que você deva mantê-lo na escuridão, mas que você deve protegê-lo quando sair para passear, da seguinte maneira:
- A roupa será a sua primeira proteção contra o sol;
- Em dias quentes, vista o seu bebê com roupa leve de algodão que cubrindo pernas e braços;
- Procure vesti-lo com um chapéu de aba grande sempre que sair;
- Evite sair entre as 10 da manhã e as 3 da tarde, pois é o horário no qual os raios solares são mais nocivos;
- Durante o passeio atente-se para manter o bebê sempre na sombra.
4. A temperatura também importa
Tente manter o seu bebê sempre sob uma temperatura temperada; os ambientes muito calorosos, podem provocar hipertermia ou sudâmina; enquanto os climas muito frios, hipotermia ou paniculite. Se o seu bebê é prematuro ou tem pouca gordura corporal, talvez seja preciso mais camadas de roupa para estar agasalhado.
5. Tenha cuidado com a sua roupa
- Lave toda a roupa e roupa de cama antes que o seu bebê a use.
- Lave a sua roupa por separado, durante os primeiros meses.
- Utilize um detergente suave e enxague duas vezes.
6. Use fraldas que não irritem a sua pele
Escolha fraldas que utilizem produtos naturais na sua confecção, que sejam dermatologicamente testadas e que contem com a tecnologia para o cuidado da pele do seu bebê. Huggies® Supreme® cobre todas essas necessidades, ao proporcionar ao seu pequeno um cuidado superior, que nenhuma outra marca pode igualar.
Estas considerações gerais, serão uma grande aliada na hora de cuidar da pele do seu bebê. Coloque-as em prática desde o primeiro momento no qual o seu bebê estiver ao seu lado. E não hesite em consultar o seu médico diante de qualquer dúvida ou sintoma que você vir na terna pele do seu pequeno.