brinquedos para bebês de até 3 meses

Brinquedos para bebês de até 3 meses: quais são as melhores opções?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 20 Fevereiro, 2024 // #brinquedos, #bebes

Entre as muitas incertezas que podem surgir depois do parto, uma dúvida comum é sobre a escolha dos brinquedos adequados para os pequeninos, especialmente para aqueles com menos de 3 meses de vida. É comum questionarmos se é apropriado oferecer objetos lúdicos a bebês tão novinhos ou se devemos esperar até que cresçam um pouco mais. 

Pode dar brinquedos para bebê?

Dar brinquedos para bebês recém-nascidos até 3 meses é uma questão delicada que requer atenção especial. Mas a resposta é sim: é possível dar objetos de brincar para bebês entre o nascimento e os três meses, desde que sejam respeitadas normas de segurança e a idade recomendada dos objetos. 

Durante o primeiro ano de vida, é comum que os pequenos explorem o mundo ao seu redor levando tudo à boca. Embora a chamada fase oral não comece, em geral, antes dos 3 ou 4 meses, a atenção com os brinquedos escolhidos deve ser redobrada desde o parto.  

Por isso, é importante desinfetar os objetos do bebê e fundamental evitar peças pequenas que possam representar um risco de sufocamento. Ao priorizar materiais seguros e formatos apropriados na hora de escolher brinquedos, eles podem ser aliados valiosos no crescimento saudável e na exploração segura do mundo pelos bebês desde os primeiros meses de vida. 

A Sociedade Brasileira de Pediatria tem uma lista com 12 recomendações de segurança para pais e cuidadores na hora de escolher brinquedos. Alguns dos pontos são: 

  1. Em casa, teste se um brinquedo (ou componente) é muito pequeno e oferece riscos de engasgo e sufocação para uma criança menor de três anos; 

  1. Os brinquedos não devem ser pequenos e nem conter partes destacáveis que possam ser colocadas na boca. Observe o número de peças ou regras de montagem, quando for o caso; 

  1. Os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos devem ser resistentes, não tóxicos e não inflamáveis; 

  1. Brinquedos com correntes, tiras e cordas com mais de 15 cm devem ser evitados para crianças pequenas; 

  1. Crianças de até cinco anos não devem receber brinquedos com partes em vidro; 

  1. Brinquedos elétricos (ligados em tomadas, com elementos de aquecimento, com pilhas e baterias, por exemplo) não são aconselhados para crianças menores de oito anos, pois podem causar queimaduras e, em alguns casos, contém elementos corrosivos que podem causar danos ao tubo digestivo (se ingeridos) ou sufocação (quando aspirados); 

  1.  É importante estar atento à faixa etária recomendada pelos fabricantes, bem como verificar seus dados (nome da empresa, CNPJ, endereço); 

  1. Observe a presença do selo do Inmetro nos produtos: significa que ele passou por testes de segurança e qualidade. 

Como escolher brinquedos para bebês de até 3 meses

Além da segurança, a capacidade de estimular os sentidos em constante desenvolvimento e a adequação do brinquedo às necessidades de cada fase são pontos cruciais ao selecionar brinquedos para bebês com menos de 3 meses. Mas embora objetos possam ser divertidos e importantes, lembre-se que, com diz a Caderneta da Criança, a principal condição para um bebê se desenvolver bem é sentir-se amado. 

Em todas as fases, seja antes ou depois dos três meses, lembre-se também de que a supervisão é essencial. Observe as reações do bebê e ajuste as escolhas de brinquedos conforme o desenvolvimento individual. Ao seguir essas orientações, você estará proporcionando não apenas entretenimento, mas também promovendo um ambiente enriquecedor para o crescimento saudável. 

Recém-nascidos (até 28 dias)

Durante os primeiros 28 dias de vida, os bebês estão se ajustando ao novo ambiente e respondendo principalmente a estímulos sensoriais básicos – é nesse período, chamado de neonatal, que as respostas a estímulos evoluem de reflexos generalizados, envolvendo todo o corpo, para ações voluntárias, segundo publicação do Ministério da Saúde

Nesse estágio, opte por brinquedos que ofereçam contrastes visuais, como brinquedos em preto e branco, pois os recém-nascidos enxergam melhor essas cores. Móbiles suaves e coloridos com movimentos lentos podem atrair a atenção deles sem sobrecarregar os sentidos. 

Para esta idade, a Caderneta da Criança recomenda mostrar objetos coloridos a uma distância de mais ou menos 30 cm dos olhos do bebê, movendo-os para cima, para baixo e para os lados. 

Além disso, brinquedos texturizados e macios são ideais para acalmar e proporcionar uma sensação tátil reconfortante. Considere também brinquedos musicais suaves, pois a audição dos recém-nascidos está se desenvolvendo rapidamente. 

 

brinquedos para bebês

Segundo mês

No segundo mês, os bebês começam a demonstrar maior consciência do ambiente ao seu redor, pois a visão está ficando melhor, ganhando profundidade. Assim, brinquedos que oferecem estímulos visuais são indicados, como móbiles com movimentos mais complexos, além de brinquedos auditivos com suaves melodias para cativar a sua atenção.  

Objetos como brinquedos de pelúcia pequenos, fáceis de segurar, são excelentes para promover a coordenação mão-olho. Mas lembre-se que, segundo a Caderneta da Criança, nessa idade os bebês só pegam o objeto se for colocado na sua mão, isto é, ainda não conseguem buscar o objeto. 

Espelhos de brinquedo também podem ser introduzidos, permitindo que os bebês explorem suas próprias expressões faciais e desenvolvam a autoconsciência. 

Terceiro mês

Ao atingirem o terceiro mês, os bebês estão muito mais alertas, tanto que algumas pessoas classificam essa fase de "o segundo nascimento" – é a chamada crise dos três meses. Brinquedos de dentição macios e seguros são uma ótima escolha nessa fase, mesmo que os primeiros dentinhos só nasçam alguns meses depois. Além disso, brinquedos leves e fáceis de agarrar estimulam o desenvolvimento motor. 

Introduza brinquedos que emitam sons suaves ao serem apertados, estimulando a curiosidade auditiva do bebê. Continue a oferecer estímulos visuais, como livros de pano com imagens simples e coloridas, além de móbiles. Ler para o bebê também é uma atividade essencial, segundo a Caderneta da Criança. 

Ao escolher brinquedos para bebês de 3 meses, é importante considerar opções que atendam às suas necessidades específicas de desenvolvimento. Abaixo estão algumas sugestões, divididas de acordo com o tempo de vida do bebê. 

Qual brinquedo comprar para bebê de 3 meses

A seguir, veja uma lista com opções de brinquedos para presentear o bebê desde os primeiros dias de vida até os 3 meses  

Brinquedos para recém-nascidos

  • Móbiles de berço: móbiles com padrões em preto e branco ou com cores vivas e contrastantes, para estimular a visão dos recém-nascidos. 

  • Brinquedos texturizados: opções suaves e texturizadas, como bichinhos de pelúcia, para proporcionar conforto tátil. 

  • Livros de pano com contrastes: livrinhos de pano com imagens simples e contrastantes para promover a atenção visual. 

Brinquedos para bebê de 1 mês

  • Almofadas táteis: peças com diferentes texturas para estimular o sentido do tato. Argolas para segurar também são uma boa opção. 

  • Chocalhos de Pano: chocalhos macios e de pano para estimular o interesse auditivo, proporcionando uma experiência sensorial suave. 

  • Móbiles com Movimento: móbiles interativos com movimentos lentos, atraindo a atenção do bebê em desenvolvimento. 

 brinquedos para bebe de 1 mes

 

Brinquedos para bebê de 2 e 3 meses

  • Livros de pano: com páginas coloridas e texturas variadas para promover a interação tátil e visual. 

  • Tapete de atividades: com estímulos visuais e pendentes que podem ser alcançados pelos pequenos. 

  • Mordedores Macios: mordedores de silicone ou borracha para aliviar a irritação nas gengivas, promovendo o desenvolvimento oral. 

Os bebês, desde os primeiros dias de vida, necessitam de estímulos que favoreçam seu desenvolvimento. Brinquedos adequados para cada fase são essenciais: invista em itens que estimulam a visão, audição e tato, para proporcionar experiências enriquecedoras. Contudo, é crucial garantir que os brinquedos sejam seguros. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos