Bebê fazendo a pega correta na amamentação e olhando para sua mãe

Como fazer a pega correta na hora da amamentação

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 29 Novembro, 2022 // #amamentação, #bebê, #recém-nascido, #cuidados

Como fazer a pega correta na hora da amamentação

Bebê sendo amamentado com os lábios superior e inferior virados para fora, “fazendo boca de peixinho”|Seus Abraços Inspiram os Nossos Huggies® Brasil

Alt text: Bebê fazendo a pega correta na amamentação e olhando para sua mãe

A amamentação é um dos momentos de maior conexão da mãe com o bebê. Afinal o leite materno é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais durante os seis primeiros meses e continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida.

Além disso, a amamentação também fornece anticorpos necessários para a proteção e fortalecimento do sistema imunológico do bebê.

A boa notícia é que cada vez se amamenta mais no Brasil. Segundo dados de 2019 do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) do Ministério da Saúde, entre as crianças menores de seis meses, o índice de amamentação exclusiva é de 45,7%. No ano de 1986, esse índice era de apenas 2,9%.

No entanto, a amamentação também é uma jornada que pode apresentar várias dificuldades: em pesquisas diversas, a porcentagem de mães que relataram algum tipo de problema varia entre 20 e 80%.

Um dos problemas mais apontados é a pega do bebê, pois se ela não for feita corretamente a experiência com a amamentação será ruim não apenas para a mãe como também para o bebê.

Neste artigo, explicamos um passo a passo de como fazer a pega correta na amamentação sem sofrimento.

Como acertar a pega do bebê na amamentação

Para garantir a pega correta na amamentação, o primeiro ponto é o “conforto e a segurança, tanto da mãe quanto do bebê”, explica Inez Cirillo Carlos, professora do curso técnico em enfermagem do Senac São Paulo.

Inez defende que a mãe deve procurar uma posição que seja fácil, estável e segura e, em seguida, expor a mama. "Só então é que ela (a mãe) deverá segurar o bebê de forma firme e gentil para que ele se sinta protegido, amparado e seguro", diz Inez. "Se o bebê não se sentir seguro, ele não conseguirá fazer a pega adequada”, completa.

A professora ainda lista alguns outros pontos para ter em mente na hora do aleitamento:

  • A barriga do bebê deve fazer contato com a barriga da mãe, ficando assim o binômio, frente a frente;
  • O rosto do bebê deve ficar de frente para a mama;
  • A mãe deverá segurar a mama e com o mamilo direcionado para a boca do bebê, fazer estímulo, passando levemente o mamilo nos lábios do bebê;
  • Ao receber este estímulo, o bebê responderá ativamente, abrindo a boca, onde poderemos observar o movimento de vai-e-vem da língua, aumento da salivação, agitação com a cabeça virando de um lado para o outro e por vezes até choro.

Para Inez, é então que a mãe aproveita para introduzir a mama na boca do bebê.

Como saber se a pega está errada

No Image

Alt text: Bebê sendo amamentado com os lábios superior e inferior virados para fora, “fazendo boca de peixinho”

Legenda: Na pega correta da amamentação, os lábios do bebê ficam virados para fora, semelhante a uma boca de peixinho

Depois que o bebê já está com a mama na boca é importante observar alguns pontos que irão dizer se a amamentação está sendo feita da maneira correta ou não:

  • A boca do bebê deverá estar bem aberta e em contato firme com a mama;
  • O lábio superior e inferior deverão estar bem virados para fora. Ou seja, a visão, para quem está a observar é que a boca do bebê parece com a “boca de peixinho”;
  • A bochecha do bebê deve estar com aspecto de cheia e com um formato bem arredondado.
  • Ouça o bebê engolindo o leite;
  • Se o bebê fizer sons, como se estivesse chupando chupeta, é um sinal que a pega está incorreta.

Como corrigir a pega do bebê

Caso o bebê não esteja conseguindo mamar ou tenha apenas abocanhado o mamilo é necessário interromper a amamentação e posicioná-lo novamente. "O bebê não irá obter a quantidade de leite suficiente e o mamilo ficará lesionado”, atenta Inez.

É importante ressaltar que nos primeiros dias, mesmo a pega adequada gera um desconforto doloroso. "Porém, é mais difícil apresentar rachaduras, fissuras, sangramentos ou até desistência em amamentar", explica Inez.

Melhores posições para amamentar

São vários os tipos de posicionamento para garantir a pega correta na amamentação e não há, em princípio, uma posição melhor do que a outra. As poses em que o aleitamento flui melhor é também uma descoberta que mãe e bebê podem fazer juntos.

Segundo a professora Inez, cabe à mãe escolher ou adaptar-se conforme a necessidade do momento. "Não há restrições para o posicionamento, desde que esteja respeitando o conforto materno e a necessidade especial e particular de cada bebê", afirma Inez. "Deve prevalecer o conforto e a segurança da dupla”, completa a profissional.

Quanto tempo deixar o bebê em cada mama

O recomendado é que os bebês sejam alimentados sem restrições de horários e de tempo de permanência na mama. "A mamada deve ser em livre demanda. Resumindo: chorou, mamou".

A enfermeira explica que é por meio do choro que a criança avisa que está com fome. Sendo assim, caso o bebê não chore solicitando a mamada, não permita que ultrapasse mais de 2h30 da última mamada. Acorde o bebê e ofereça o peito.

Mas, apesar de ser preciso respeitar esse limite, as mamadas não devem ser feitas com hora marcada. "Não se estipula horário para as mamadas e tampouco o tempo que o bebê deverá permanecer mamando", afirma a professora.

Saiba onde procurar orientação sobre amamentação

Há inúmeros fatores que podem atrapalhar na amamentação. Entre os exemplos listados por Inez, estão problemas orgânicos, como a má formação da boca do bebê ou patologias maternas, até questões sócio-culturais, como mães que sofrem interferência negativa familiar em relação à amamentação ou que necessitam retornar ao trabalho.

"Paciência, perseverança e resiliência são o segredo do sucesso", diz Inez. "E a mãe também pode buscar auxílio de profissionais habilitados”. Além dos médicos e das enfermeiras, hoje em dia, há muitas pessoas com formação específica, chamadas consultoras de lactação, disponíveis. Elas atendem online e presencialmente e estão preparadas tanto para tirar dúvidas quanto para em momentos mais difíceis.

As mães também podem procurar grupos de apoio locais, que são encontros de mulheres promovidos por entidades como ONGs, universidades e hospitais.

O importante é que você saiba que existem técnicas capazes de auxiliar no processo de amamentação e que é possível receber ajuda para tornar esse momento mais fácil e prazeroso para você e seu bebê.

Links das imagens

https://www.istockphoto.com/br/foto/momento-de-amamenta%C3%A7%C3%A3o-gm1094171452-293661785?phrase=amamenta%C3%A7%C3%A3o

https://www.istockphoto.com/br/foto/a-amamenta%C3%A7%C3%A3o-gm174673745-9947685?phrase=boca+do+beb%C3%AA+no+peito+da+m%C3%A3e

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos