Mamãe consola bebê chorando na hora da bruxa. Não vemos o rosto da mãe que está olhando para o bebê no colo. Os dois são negros.

Hora da bruxa: entenda o que acontece com os bebês nesse momento do dia

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 30 Abril, 2024 // #recem-nascido, #bebe, #cuidados, #hora da bruxa

Seu bebê fica mais choroso e irritado em alguns dias na parte da tarde? Pode ser que ele esteja passando por uma fase chamada de “hora da bruxa”. O nome pode parecer um pouco assustador, mas não se preocupe, porque é natural e passa com o tempo.  

Um dos sinais mais claros da hora da bruxa são os choros inconsoláveis e sem causa aparente e, quase sempre, de início abrupto, onde se nota que o bebê começa a franzir a testa e ficar mais tenso e inquieto. 

Portanto, se você já se perguntou “por que meu bebê chora tanto?”, a seguir, vamos explicar o que é hora da bruxa, como identificar esses momentos de incômodo, dar dicas de hábitos simples para lidar melhor e amenizar essas mudanças repentinas de humor.  

Mas afinal, o que é a hora da bruxa? Entenda por que seu bebê chora tanto  

O que é hora da bruxa? É o período do dia em que o recém-nascido apresenta irritabilidade e choro inconsolável. Esse termo “hora da bruxa” é uma descrição popular por conta do horário que pode acometer o bebê que, geralmente, ocorre no mesmo horário todos os dias, entre 17h e 0h. 

“Em geral, essa fase em que o bebê fica mais inquieto e irritado começa desde o nascimento e vai até os 3 meses”, explica Lucas Fadel, pediatra e coordenador da UTI neonatal/infantil da Santa Casa de São José dos Campos (SP). 

E com quantos meses acaba a hora da bruxa? Como explicado, Lucas conta que na maioria dos casos, os sintomas costumam se encerrar com 3 meses de idade, porém, em casos mais raros, pode seguir até o sexto mês de vida.  

Bebê chorando muito irritado durante a hora da bruxa. Ele é branco, está de roupinha verde claro e deitado sobre coberta verde

Abaixo, veja as principais causas da hora da bruxa de acordo com o especialista para que você saiba como tratar esse incômodo do seu baby.  

Excesso de estímulos

De acordo com Lucas, as teorias médicas apontam para a sobrecarga de informações que o cérebro em desenvolvimento recebe todos os dias, como estímulos externos, principalmente, luzes fortes e sons mais altos, resultando em maior irritabilidade do recém-nascido.  

A recomendação do especialista é que você crie um ambiente mais calmo, tranquilo e leve neste período em que os sintomas podem surgir, ou seja, no final de tarde. Comece reduzindo as luzes dos ambientes e tente amenizar os barulhos ao redor. Quando o ambiente está calmo, o bebê tende a ficar menos agitado.  

Acúmulo de cortisol e adenosina 

“Também podemos citar o acúmulo de cortisol (hormônio responsável pelo controle dos níveis de estresse) e adenosina (hormônio que produz a sensação de cansaço e que 'avisa’ o corpo quando é hora de dormir), que contribuem para criança ficar cansada e irritada”, alerta o pediatra.  

No final do dia, o bebê pode ficar mais incomodado e choroso por conta do acúmulo de cortisol durante o dia. E, se não costuma tirar uma soneca no fim da tarde para diminuir o cortisol no organismo, os sintomas da hora da bruxa podem ser mais pronunciados, deixando pais e responsáveis preocupados e apreensivos.  

E, quando há acúmulo de adenosina, popularmente conhecido como “pressão de sono”, a criança fica bastante irritada, pois mesmo cansada e precisando dormir, ainda não conhece as ferramentas neurológicas necessárias para relaxar no período da noite. Portanto, não sabe quando é hora de dormir.  

Cansaço 

Dentre outras causas, pode ser que o bebê apenas mostre sinais de cansaço, caracterizado por movimentos de esfregar os olhinhos ou bocejos contínuos. Nesse momento, Lucas recomenda que, assim que identificar o cansaço do pequeno, comece a rotina de sono da noite, diminuindo as luzes e o barulho.  

O bebê costuma ficar cansado por dois motivos: ao despertar do sono da madrugada por várias vezes seguidas e ao acordar muito cedo, o que pode deixá-lo sem energia durante o dia.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, bebês de 1 mês têm ciclos de sono de 1 a 4 horas de duração intercalados por 1 a 2 horas acordado, independentemente de ser noite ou dia. Já os bebês de 3 meses dormem de 6 a 9 horas divididas em três a quatro sonecas. 

O que fazer na hora da bruxa: dicas de como ajudar seu bebê a se sentir melhor

Antes de indicarmos maneiras para lidar com a hora da bruxa do bebê, é importante lembrar que ela pode ser confundida com cólica e febre, pois todos esses episódios são bastante semelhantes, isto é, marcados por choro incessante e difícil de controlar.   

“As cólicas são causas comuns de confusão com a hora da bruxa (inclusive as cólicas contribuem para a irritabilidade do bebê). A hora da bruxa ocorre quase sempre no mesmo horário e o choro é prolongado e inconsolável”, lembra Lucas.  

Ele continua: “A cólica do recém-nascido, que se deve à imaturidade do intestino, pode ocorrer a qualquer hora do dia. Durante as cólicas é comum que a barriga fique endurecida e que o bebê mexa muito os membros inferiores. Também é comum aumentar os ruídos intestinais”. 

Está enfrentando episódios de cólica do seu bebê com frequência? Não se preocupe, porque é uma situação comum nos primeiros meses de vida. Para te ajudar, fizemos um artigo completo sobre cólica, detalhando as causas e como aliviá-la.    

Quanto à febre, os sinais são, principalmente, o pescoço rígido, recusa de amamentação, além de o bebê ficar com as bochechas e testa bem quentes.  

Descartados esses problemas, aprenda maneiras de lidar com o desconforto do seu bebê com as sugestões do profissional.  

Conforte seu bebê

Uma das formas mais simples de proporcionar conforto ao seu bebê é pegá-lo no colo sempre que apresentar irritabilidade. O colo da mãe é um dos lugares em que o recém-nascido se sente acolhido. 

Durante as sonecas ao longo do dia, enrole o bebê em uma mantinha ou cobertor bem quentinho para dar a sensação de aconchego, respeitando, claro, a temperatura ambiente. 

Sentada no sofá, mamãe conforta bebê de colo chorando muito. Os dois são brancos, a mãe está de verde e o bebê, de marrom

Amamente

“É essencial manter a frequência de amamentação, pois o contato físico pele com pele ajuda a acalmar o bebê, fazendo com que ele se sinta mais confortável, seguro e acolhido, diminuindo as manifestações da hora da bruxa no final da tarde”, diz Lucas.  

A amamentação, além de ser um ato de amor, cria um vínculo especial entre mãe e bebê! E, para que você saiba transmitir todo o seu carinho e os nutrientes que seu filho precisa, preparamos algumas recomendações importantes sobre amamentação que podem fazer a diferença na vida de ambos.  

Diminua os estímulos

Para que o bebê tenha um sono tranquilo e profundo, é importante preparar o quartinho prestando atenção à iluminação e ao som do ambiente. Neste último caso, é importante que a casa toda diminua o barulho, desligando aparelhos eletrônicos que podem atrapalhar nesse momento. Evite receber visitas, pois as conversas despertam o bebê facilmente.  

Uma boa dica é colocar uma música lenta e mais tranquila ou um ruído branco para criar um ambiente mais relaxante para o bebê.  

Banho morno

Para controlar o choro do bebê, prepare um banho morno. “A água morna remete ao ambiente uterino, por isso os recém-nascidos se sente mais relaxados durante o banho. Conversar com o bebê bem baixinho também pode ajudar”, conta Lucas.  
 
O momento do banho morno é propício para fazer uma massagem no corpinho do bebê usando um óleo específico. Inclua todas as partes: pernas, braços, tronco, barriga, costas, rosto e cabeça.  

Aposte na soneca

Nada melhor do que tirar uma soneca para diminuir a irritabilidade. Pegue o bebê no colo e faça-o dormir para, depois, colocá-lo no berço. Quando o bebê consegue dormir, aumenta sua disposição e energia, evitando que fique irritado ao longo do dia.  

Você sabia que o sono do bebê tem características diferentes do descanso do adulto? Explicamos como funciona o sono dos pequenos em detalhes, pois é importante para amadurecer seu desenvolvimento cognitivo.   

"Esta fase não é motivo para procurar ajuda médica de urgência. Exceto no caso de surgirem sintomas que acompanhem a “hora da bruxa” diferentes dos citados acima. Mas é interessante ter orientação e compartilhar informações com o pediatra na consulta de rotina. Assim, os pais ou responsáveis ficam mais tranquilos, o que reflete em um bebê mais calmo e confiante”, finaliza o pediatra. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos