Bebe deitado de bruços com tapa-olho recebendo fototerapia com luz azulada

Entenda sobre a icterícia neonatal e seu tratamento adequado

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Segunda-feira 10 Julho, 2023 // #ictericia neonatal, #bebe, #cuidados

As mães e pais de primeira viagem podem não saber, mas é bastante comum que os bebês recém-nascidos fiquem amarelados. A icterícia neonatal, uma condição caracterizada pelo amarelamento da pele e dos olhos, afeta bebês em todo o mundo, e, na grande maioria dos casos, é uma condição benigna e transitória, que não causa preocupações. 

O que é a icterícia neonatal?

"A icterícia neonatal é uma manifestação clínica amarela na pele do bebê", explica a pediatra Danielle Brandão, do Departamento de Neonatologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). Ela ocorre devido ao acúmulo de bilirrubina, um pigmento amarelo produzido quando os glóbulos vermelhos antigos são quebrados e removidos do corpo. 

Brandão explica que, ao nascer, o bebê tem mais sangue do que o necessário, agora que começou a respirar. "Dentro do útero, ele precisa ter muito sangue para sobreviver. Quando nasce, a hemoglobina dele é em torno de 18 e o normal é 12", diz a pediatra. 

O excesso de glóbulos vermelhos é quebrado e removido do corpo, resultando na produção de bilirrubina. Como o fígado, órgão responsável por processar a bilirrubina, ainda está em desenvolvimento, pode haver dificuldades para metabolizá-la eficientemente, o que leva a um acúmulo no sangue e nos tecidos, causando a icterícia neonatal. 

Segundo Brandão, a icterícia nos bebês recém-nascidos aparece após 24 horas de vida e tem um pico até o terceiro dia, resolvendo-se ainda na primeira semana de vida. "Depois de sete dias o bebê já não fica mais amarelinho", diz. "Geralmente é assim que funciona a icterícia fisiológica." 

Embora a icterícia neonatal seja geralmente uma condição transitória, é importante que os pais e cuidados estejam cientes dos sinais de alerta e procurem avaliação médica caso a icterícia persista ou apresente características preocupantes. 

Outros tipos de icterícia

Quando a condição está associada a outros problemas de saúde, ela é chamada de icterícia patológica. Um dos principais sinais de icterícia patológica é que ela aparece antes da fisiológica, ainda no primeiro dia do bebê. "Nas primeiras horas de vida, não é para o bebê ficar amarelinho. Quando ele fica, é uma causa patológica", explica a pediatra. 

A incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê está entre as principais causas de icterícia patológica, mas outras possíveis associações incluem deficiências enzimáticas causadas por condições genéticas e infecções neonatais. Também é possível que exista uma obstrução das vias biliares, o que é conhecido como icterícia obstrutiva ou icterícia colestática. 

Além disso, existe a chamada icterícia do leite materno, é uma forma benigna de icterícia que pode ocorrer em alguns bebês alimentados exclusivamente com leite materno. Geralmente surge após os primeiros dias de vida e desaparece por conta própria em algumas semanas, sem necessidade de interromper a amamentação. 

Quais são os sintomas da icterícia neonatal? 

A icterícia neonatal é caracterizada principalmente pelo amarelamento da pele e dos olhos do recém-nascido. "Começa geralmente na cabeça e vai aumentando pelo tronco, pelos braços, pés e mãos e perninhas", explica Brandão. 

Bebe recém-nascido com pele amarelada por ictericia

Esses são os sintomas mais evidentes e mais fáceis de serem observados pelos pais e cuidadores. Colocar o bebê em um ambiente bem iluminado ajuda, pois a luz natural ou uma luz branca brilhante podem facilitar a identificação da cor amarelada. Além disso, pressionar levemente a pele do bebê com o dedo polegar pode revelar se há uma tonalidade amarelada, principalmente na testa, nariz ou peito. 

Existem também outros sinais e sintomas associados à icterícia neonatal que podem ser observados. A urina pode ter uma cor mais escura, variando entre o amarelo-escuro e o marrom. Já o cocô do bebê pode ficar com uma cor mais clara do que o normal. 

Embora a observação desses sintomas possa levantar suspeitas de icterícia, a análise final deve ser realizada por um profissional de saúde. Segundo Brandão, o diagnóstico é feito, geralmente, através de observação clínica. "A gente pode fazer o que a gente chama de bilirrubina transcutânea, que é um aparelho que vê o quanto está o nível da bilirrubina na pele do bebê", explica a pediatra. 

Como evitar a icterícia no meu bebê?

Não existe uma maneira específica de evitar que os recém-nascidos desenvolvam icterícia. Essa condição é muito frequente no período neonatal. Entre os recém-nascidos a termo, com mais de 37 semanas, cerca de 80% apresentam algum grau de icterícia, segundo Brandão. Para os prematuros, a prevalência é ainda mais alta. "Entre menores de 36 semanas, quase 100% apresentam icterícia em algum momento da vida", ela diz. 

No entanto, existem algumas medidas que podem ser adotadas para ajudar no tratamento e na eliminação da icterícia com mais facilidade. A amamentação precoce e frequente pode ajudar a eliminar a icterícia mais rapidamente, pois o leite materno contém substâncias que ajudam a promover a função hepática e a excreção da bilirrubina. 

Um acompanhamento médico regular também é importante para a saúde do bebê em geral. Realize todas as consultas de rotina e siga as orientações médicas. O profissional de saúde irá avaliar as condições do bebê, pedirá exames para monitorar os níveis de bilirrubina e fornecerá orientações adequadas para o tratamento, se necessário. 

Tratamentos para a icterícia nos recém-nascidos

Na maioria dos casos, a icterícia em bebês não requer tratamento específico, pois essa condição tende a desaparecer naturalmente após a primeira semana de vida, ou, no máximo, em cerca de 14 dias. Quando a condição persiste, o tratamento é feito com um equipamento de fototerapia, conhecido popularmente como banho de luz. 

"É um equipamento que emite luz. A melhor é a luz azul, que tem o comprimento de onda ideal para o tratamento", explica Brandão. A luz que bate na pele do bebê ajuda a degradar a bilirrubina, que vai ser eliminada pela urina e pelo fígado. Na fototerapia, é importante que a luz alcance todo o corpo do bebê, afirma a pediatra. "Na cabeça, nos braços, no tronco: quanto mais luz, maior a eficácia do tratamento", ela diz. 

Pernas e pes de bebe recebendo banho de luz

Existe um outro tratamento para casos graves de icterícia, a exsanguineotransfusão do recém-nascido, que envolve a troca do sangue do bebê. Mas esse é um método muito raro hoje em dia, também pelo uso do banho de luz. "Quando a gente trata com fototerapia, quase nenhum bebê mais faz exsanguineotransfusão", afirma Brandão. 

Tratamentos caseiros para a icterícia

Não existem tratamentos caseiros ou alternativos recomendados para o tratamento da icterícia neonatal. "Não existe tratamento caseiro, como chá de alpiste, essas coisas, isso aí não resolve de forma nenhuma a icterícia", afirma a pediatra. 

Além disso, o banho de sol em recém-nascido não é indicado no Brasil para cuidar do amarelamento da pele. "O banho de sol que é eficaz para tratar a icterícia ocorre entre meio dia e duas horas da tarde. É um sol muito forte, que tem raios ultravioletas importantes e pode levar a queimadura e a desidratação", explica Brandão. 

O único tratamento efetivo para a icterícia, portanto, quando há necessidade, é a fototerapia. "A gente deve evitar esses métodos caseiros e procurar um pediatra para que seja aconselhado adequadamente o tratamento de fototerapia", ela conclui. 

A icterícia neonatal pode se agravar?

Embora a icterícia neonatal seja geralmente uma condição transitória e benigna, é importante estar ciente de que, em alguns casos, ela pode se agravar e levar a complicações mais sérias. Embora sejam ocorrências raras, é essencial estar atento aos sinais de agravamento e buscar atendimento médico adequado quando necessário. 

"O maior risco da icterícia quando não é tratada é a encefalopatia bilirrubínica aguda", explica Brandão. Isso ocorre quando os níveis de bilirrubina no sangue estão muito elevados por um longo período, e a substância começa a se acumular no cérebro, o que pode resultar em danos neurológicos e causar problemas como surdez e alterações no desenvolvimento cognitivo e motor. 

As complicações graves relacionadas à icterícia neonatal são raras e a grande maioria dos casos se resolve sem causar danos significativos ao bebê. No entanto, o acompanhamento médico e a adoção das medidas adequadas são cruciais para identificar e tratar precocemente qualquer complicação. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # creche # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos