Decoração de chá revelação nas cores azul e rosa bebê e tema Disney

Decoração para chá revelação: rosa, azul, faça você mesmo e mais opções

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quarta-feira 24 Abril, 2024 // #decoração para chá revelação, #descobrir o sexo do bebê, #como organizar um chá revelação

Além de ser o momento de descobrir o sexo do bebê, o chá de revelação é perfeito para reunir pessoas queridas e celebrar a chegada do pequeno, seja menino ou menina. Mas como fazer a decoração para chá revelação e deixar a festa linda e especial?  

Se você não sabe por onde começar e quer criar uma decoração de chá revelação simples e especial, veja, a seguir, ideias criativas de “faça você mesmo” para deixar o evento personalizado. Confira ainda as cores indicadas para usar no ambiente e variar os “clássicos” rosa e azul.   

Quando fazer o chá revelação?  

“O chá revelação é uma celebração para os pais revelarem aos familiares e amigos o sexo do bebê. Isso pode ser feito de forma criativa, emocionante e inesquecível", conta Éricka Amáral, especialista em organização de chá revelação. “No Brasil, tornou-se mais popular após a pandemia. Antes disso eram feitas decorações em casa com o balão revelação e, hoje, temos decorações cenográficas”.  

O ponto de partida é o resultado do exame que revela o sexo do bebê. Para o exame de sexagem fetal, que é feito a partir do DNA da criança encontrado no sangue da mãe, o prazo mínimo é a partir da 8ª semana, mas os resultados são mais contundentes perto da 11ª semana. 

Já o exame de ultrassom, o método mais usado no Brasil, pode dar resultados mais precisos a partir da 14ª semana, mas é comum também que a descoberta seja feita só na 20ª semana. Sendo assim, procure organizar sua comemoração quando o resultado do exame estiver disponível. 

“De qualquer modo, não existe um período certo para realizar o chá revelação, mas eu sempre indico com 12 semanas, que é após os 3 meses iniciais da gestação. É nesta fase que os pais, geralmente, ficam bastante ansiosos para saber o sexo do bebê”, sugere Éricka. 

Afinal, o que não pode faltar no seu chá revelação?

Seja qual for o tamanho da festa e da técnica utilizada para descobrir o sexo do bebê, alguns itens simples podem fazer muita diferença no chá de revelação. 

1. Bomba de fumaça colorida  

A bomba de fumaça colorida é uma das formas de revelar o sexo do bebê que já se tornaram clássicas. Funcionam muito bem em festas ao ar livre — cuidado com as bombas de fumaça, principalmente as grandes, em lugares fechados — e estão disponíveis em várias cores além de rosa e azul, como amarelo e lilás (menina) e verde (menino).  

Segundo a profissional, a decoração de chá revelação com fumaça é a mais emocionante para descobrir o sexo do bebê.  

2. Balões

Bexigas rosa e azul são a decoração básica de qualquer chá de revelação, mas é possível variar a paleta, investindo em tons de roxo, amarelo e verde, por exemplo.  

Um balão com confetes coloridos dentro para os pais do bebê estourarem também pode ser uma boa forma de fazer a revelação. 

“Balões na decoração de chá revelação são o ponto principal! Se você não quer um tema muito complicado, vá no clássico de ursinhos espalhados pelo espaço nas cores rosa e azul que não irá errar. Tente ser neutro na decoração geral usando sempre o branco ou bege como cor base”, indica Éricka. 

Outro uso de balões para chá revelação que está em alta é a ‘Bubble House’, em que pais e convidados entram na brincadeira junto com as crianças. É um inflável decorado com balões flutuantes, que pode ser nas cores da decoração, para que os convidados entrem e tirem fotos divertidas.  

cha_revelacao_bolhas
(Éricka Amáral / Foto: Baby e Kids Festas) 

3. Bolo 

A revelação no pedaço de bolo pode ser considerada a primeira forma de fazer o chá revelação, tendo sido o "revelador" usado nas primeiras festas deste tipo.  

Mesmo que essa não seja a forma principal escolhida para revelar o sexo do pequeno, a decoração de bolo para chá revelação com uma cor específica na parte interna pode ser parte das brincadeiras para deixar os convidados na dúvida.  

4. Brincadeiras

Brincadeiras não são obrigatórias, mas uma boa forma de se divertir com os amigos pode ser criar dinâmicas que envolvam tentar adivinhar qual será o resultado da revelação. Pode-se deixar que os convidados analisem uma foto do ultrassom, por exemplo, ou deixar uma lousa disponível para a votação. 

Na entrada do evento, você pode deixar cestinhos com broches ou pulseiras coloridas para que as pessoas usem como palpite, a fim de acertar o sexo do bebê.  

pulseiras-decoracao-cha-revelacao
(Éricka Amáral / Foto: Lucas Moreira)
Montagem com duas fotos com broches para chá revelação. A primeira tem broches com a palavra “menino” e a segunda, “menina
(Éricka Amáral / Foto: Lucas Moreira)

Outra ideia é que os convidados usem roupas da cor referente aos seus palpites. Para menina ou menino, eles podem vestir, respectivamente, os tradicionais rosa e azul ou os pais podem inovar indicando a escolha entre tons de lilás e verde ou amarelo e roxo, por exemplo.  

Descubra maneiras de deixar o chá revelação muito mais emocionante e divertido com 13 ideias criativas de pegadinhas e charadas. Seus convidados vão adorar e, com certeza, terão boas risadas durante a festa.  

5. Música revelação

O chá de revelação é uma festa e a música é importante para que todos se divirtam. Mas a música também pode ser protagonista: um chá de revelação musical, em que menino e menina são identificados por duas músicas diferentes, é uma alternativa para organizar o auge da festa. Uma das mais populares nas redes sociais é a verão “Sua Menina" e “Seu Menino”, de Robert Lucas. Mas, se você quiser que seja algo ainda mais especial e emocionante, pode pedir para um amigo talentoso fazer a música do seu chá revelação.  

“A música revelação está super em alta e, juntamente com os fogos ou fumaça colorida, se torna um momento da festa bastante emocionante para os pais e convidados”, comenta a decoradora.  

6. Cores na comida e bebida

Drinques sem álcool podem ser uma boa escolha para levar o azul e o rosa para as mãos dos convidados. Uma escolha um pouco diferente, porém, abre muitas possibilidades.  

Com verde e vermelho, por exemplo, a oferta de frutas para compor mesas e colorir sucos e águas saborizadas aumenta bastante. Inclusive, a mesa para chá revelação pode ter docinhos e petiscos nas duas cores escolhidas. 

7. Arranjos de flores

Outra fonte de colorido vinda direto da natureza são os arranjos florais. Pode ser uma alternativa mais natural para a decoração do espaço, sem perder, porém, as cores vivas de materiais como bexigas. Flores em potinhos, por exemplo, também são uma boa opção de lembrancinha. 

Mesa refinada posta com decoração para chá revelação. Pratos, talheres e vasos de espelho com buquês de rosas cor de rosa bebê
(Éricka Amáral / Foto: Kaio Cesar)

8. Elementos além das cores

É possível imaginar muitas variações para esse tipo de festa. Ao invés de usar cores rosa, azul, amarelo, verde e lilás, por exemplo, é possível pensar a decoração através de uma oposição entre animais, como um cachorro e uma gata ou até vestimentas, como gravata borboleta e sapatilha de balé, por exemplo. 

9. Itens de bebê

Para completar a decoração além das cores, outra opção é apostar em uma temática "coisas de bebê": chupetas, mamadeiras, chocalhos, banheiras, carrinhos e outros objetos da vida dos pequenos podem ser adicionados de forma criativa à festa, em desenhos ou itens. 

10. Incorpore sua personalidade

A verdade é que a festa precisa ter também a cara dos pais e dos seus convidados, e a decoração vai ter tudo a ver com isso. Mas por mais importante que pais e convidados sejam, não podemos esquecer que a estrela da festa é o bebê (ou bebês) que estão para chegar. 

Agora que você já sabe o que não pode faltar, veja como escolher a cor da festa e quais itens para chá revelação usar!  

Escolha das cores para o seu chá revelação   

É possível imaginar muitas variações para esse tipo de festa. Hoje, as cores mais usadas para revelar o gênero do bebê ainda são os tradicionais rosa e azul. Portanto, veja ideias de decoração para chá revelação com estas cores clássicas.  

Chá revelação rosa  

O rosa ainda é uma das cores mais usadas na decoração de chá revelação para descobrir o sexo do bebê. O tom vem na parte interna do bolo, nos doces, nos petiscos, balões e lembrancinhas para os convidados. O rosa está ligado à feminilidade, romantismo e delicadeza.  

Chá revelação azul   

Assim como o rosa, a cor azul é a mais usada em chá de bebês para revelar crianças do sexo masculino e representa confiança, paz, tranquilidade e proteção. Na festa, você pode usar o azul de formas variadas, desde balões na entrada, como boas-vindas para amigos e família, até em pequenos detalhes da decoração.  

Outras cores para chá revelação

Como contamos, além do verde no tom “sálvia” (para meninos) e lilás “candy” ou amarelo (para meninas), os pais estão inovando na decoração para chá de bebê e uma das opções é unir o branco e o dourado, que torna o chá revelação mais sofisticado e diferente.  

Decoração para chá revelação nas cores branco e dourado, tema carrossel. Arcos, balões, e mesas, em ambiente aberto
(Foto: Éricka Amáral) 
Entrada de festa com decoração para chá revelação. Balões amarelos, verdes e urso de pelúcia gigante com a palavra "baby"
(Foto: Éricka Amáral) 
Entrada de festa de chá revelação com balões amarelos, dourados e alaranjados, com letras formando a palavra bebê em inglês
Uma sugestão bem diferente é usar balões nos tons de cobre e dourado. (Foto: Éricka Amáral) 

Como fazer você mesmo uma decoração de chá revelação criativa e barata?   

Que tal fazer uma decoração de chá revelação simples e personalizada? Hoje, muitas pessoas se arriscam no “DIY” ou “Do It Yourself” (em português significa “faça você mesmo”), porque além de criar algo especial, você economiza e pode concentrar os gastos em outras etapas da festa.  

Veja algumas ideias de DIY para o seu chá revelação: 

  • Caixa de papelão: encape quatro caixas de papelão com papel kraft (serve papel de presente) ou duas delas com papel rosa e as outras duas com papel azul (ou em outras cores temáticas). Escolha um dos lados da caixa e cole em cada uma delas as letras B, A, B e Y ou B, E, B e Ê. Ficam lindas na entrada da festa;  

  • Cachepô com balinhas: compre alguns potinhos nas cores escolhidas para o chá revelação e preencha com balas ou docinhos e espete palitinhos com um ponto de interrogação feito de papel;  

  • Isopor com pirulitos: você vai precisar de uma base de isopor encapada, uma na cor rosa e outra na cor azul (ou em outros tons escolhidos). Depois, basta espetar pirulitos nessa base e que estejam encapados com os tons da festa; 

  • Placas com frases temáticas: dentro de um copo, coloque plaquinhas (que podem ser feitas de cartolina azul e rosa e presas por um palito) com frases divertidas, como: “É uma menina”, “É um menino”, “Vovó coruja”, “Vem logo, princesa” e “Estamos te esperando, príncipe”. É perfeito para que os convidados peguem para tirar foto e darem boas risadas;  

  • Painel de cartolina: cole na parede uma cartolina branca e faça um risco no meio. Em dos lados escreva “menino” e no outro “menina”. Todos que chegarem na festa pegam uma caneta e escrevem o nome de acordo com o palpite do sexo. Ao final, os pais podem conferir quem acertou ou chegou perto do nome escolhido; 

  • Cortina de corações: compre EVA nas duas cores da festa e corte as placas em formato de coração. Faça um furo na parte de cima de cada coração para encaixar no barbante. A sugestão é mesclar a cortina com um coração de cada cor. Pode ser um ótimo fundo para fotos;  

  • Saquinho com pipocas: faça a pipoca de forma convencional e, depois de pronta, coloque corante alimentício com as cores escolhidas para a festa. Encha um saco plástico com pequena quantidade e presentei seus convidados. Esses saquinhos também podem ser deixados em cima da mesa do chá revelação. No saquinho, ainda dá para colocar suspiros e algodão doce.  

“O chá revelação pode ser feito em qualquer espaço, pois o tamanho não diz se será mais especial ou menos. O importante que seja algo que caiba no seu orçamento”, finaliza Éricka.  

Inclusive, é possível montar um chá revelação na praia! Para que a festa seja inesquecível, veja todos os passos de organização do evento à beira-mar, desde a decoração até as lembrancinhas temáticas. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # Casal # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # festa de aniversário # fezes do bebe # ficas # figado # filho # Filhos # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # mesversário # método canguru # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shampoo de bebe # shampoo infantil # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # Vale night # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # Visão do bebê # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos