Casal unido após aborto espontâneo

Aborto espontâneo: principais causas, sintomas e o que fazer depois

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 2 Maio, 2023 // #gravidez, #aborto espontâneo

Para os casais que estão tentando engravidar, ou que estão nas primeiras semanas de gravidez, o aborto espontâneo certamente é um dos medos mais recorrentes. Faz sentido: a situação é delicada, sensível e ninguém quer passar por ela.  

Então, antes de continuar, precisamos dizer que o aborto espontâneo é comum, mas essa experiência ruim muito provavemente não vai impedir que você tenha filhos. 

Esse é um tema que ainda gera dúvidas. Afinal, o que é o aborto espontâneo? E quais são suas causas? Vamos responder essas e outras perguntas neste artigo. 

O que é aborto espontâneo? 

Para começar, é importante entender a diferença entre aborto e aborto espontâneo. Por definição, aborto é qualquer interrupção da gravidez que ocorra antes da 20ª ou da 22ª semana – há um leve discrepância na literatura médica, mas as duas datas estão em torno do 5º mês. 

Já o aborto espontâneo é aquele que acontece de manteira natural, sem que haja qualquer tipo de intervenção. 

Como explica o médico Ricardo Porto Tedesco, membro da Comissão Nacional Especializada em Assistência ao Abortamento, Parto e Puerpério da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), há dois tipos diferentes de aborto espontâneo:  

Aborto precoce: é aquele que ocorre até a 12ª semana de gestação, ou seja, no primeiro trimestre;  

Aborto tardio: ocorre entre a 12ª e 22ª semanas.  

Tal diferenciação existe porque as causas de cada abortamento são diferentes. 

O que causa o aborto espontâneo precoce? 

"Geralmente, os abortamentos precoces, que ocorrem com mais frequência por volta 5ª ou 6ª semanas de gestação, são decorrentes de problemas genéticos do embrião", explica Tedesco. Não é um problema genético dos pais: é o embrião que não se desenvolveu bem geneticamente. 

"A gente chama de má formação ovular. E a maioria dessas malformações são incompatíveis com a manutenção da gestação", diz o médico. Em alguns casos, o embrião não consegue chegar a se formar, gerando uma gravidez anembrionária

A alteração mais comum é quando existem três ao invés de dois cromossomos no par de cromossomos 16, a chamada trissomia do cromossomo 16. Segundo Tedesco, 80% dos abortos espontâneos são decorrentes dessa trissomia. 

O aborto precoce também pode ter relação com hormônios. "Algumas vezes você tem uma deficiente da produção de progesterona pelos ovários, por exemplo, e aí acaba não havendo uma sustentação hormonal da gestação até que a placenta se forme e produza a progesterona", explica o médico. 

O que causa o aborto espontâneo tardio? 

De acordo com o especialista, o abortamento tardio está mais relacionado a problemas imunológicos e a problemas anatômicos, como o formato do útero. "A gestação prossegue bem, o embrião está bem formado, mas alguma coisa no organismo da mulher não permite que a gestação se mantenha". 

Qual a recorrência de casos de aborto espontâneo?  

A incidência do aborto espontâneo ocasional é de cerca de 20%. "Isso é quando você já tem o diagnóstico de gravidez. Provavelmente a incidência seja maior, pois várias vezes a mulher tem aborto sem nem saber que estava grávida", explica Tedesco. 

"Eu sempre falo para os casais que experimentam essa situação: agora que estão passando por isso, vocês vão ver que muitos casais amigos tiveram aborto espontâneo e vocês não ficaram sabendo", comenta o médico.  

"E eles falam: 'Nossa doutor, é verdade, quanta gente veio falar eu também tive, eu também tive'.", completa o especialista.  

Quais os sintomas do aborto espontâneo? 

O aborto espontâneo se manifesta com sangramentos e dor tipo cólica. "É assim que a mulher vai descobrir: ela tem menos de 22 semanas, começa a sangrar, começa a ter cólica", detalha o médico.  

Geralmente, a cólica aumenta de forma progressiva, e o aborto termina com a expulsão do embrião. 

Mas nem todos os casos são iguais. Existe o abortamento retido, que há sangramento e cólica, mas o embrião continua, sem vida, dentro do útero.  

Também é possível que a mulher sofra um abortamento retido e nem apresente sangramento. "Ela vai fazer um ultrassom e descobre que o embrião não tem mais batimento cardíaco. É uma situação bastante delicada", conta Tedesco. 

Aborto espontâneo representa risco para as mulheres? 

O principal risco para a mulher, embora seja pequeno, é de ter uma hemorragia. "No aborto espontâneo o risco de infecção é baixíssimo, o risco maior é de um sangramento excessivo", explica o ginecologista. 

O que fazer depois de um aborto espontâneo? 

Quando a mulher tem um aborto espontâneo, muitas vezes não é preciso fazer nada. O útero começa a contrair e expulsa o embrião, a placenta e a bolsa. "Outras vezes você precisa de algum procedimento, seja porque a expulsão não acontece ou porque acontece parcialmente", afirma Tedesco. 

O que fazer quando não há expulsão do embrião? 

Há dois procedimentos possíveis para terminar o aborto:  

  • AMIU ou aspiração manual intrauterina;  
  • Curetagem uterina, que é uma raspagem feita dentro do útero.  

É preciso cuidado ao seguir com tais procedimentos. "É muito importante como se presta o atendimento para preservar o futuro reprodutivo dessa mulher", afirma Tedesco. "Se, por exemplo, uma curetagem não for feita adequadamente, ela pode, sim, ter problemas em uma gestação futura." 

É possível evitar o aborto espontâneo? 

Infelizmente, não existe uma maneira de garantir que não vá acontecer um aborto espontâneo. "É da espécie humana", diz o ginecologista. "Mas se tiver embriões saudáveis, você tem menos chance de isso acontecer". 

E ter embriões saudáveis, explica Tedesco, depende dos hábitos dos pais: se eles fumam ou não, se bebem álcool, se usam drogas ilegais ou mesmo medicamentos, como se alimentam. A idade também influencia. "O aborto aumenta muito com o avançar da idade, tanto do homem quanto da mulher", completa. 

E o aborto de repetição? O que é e como tratar? 

Em alguns casos, bem mais problemáticos, pode acontecer de uma mulher experimentar uma série de abortos espontâneo. Chamada de abortamento de repetição, habitual ou recorrente, essa condição é, felizmente, bem menos comum que o aborto ocasional.  

Nesses casos, é preciso fazer uma investigação completa do casal para tentar identificar as causas e iniciar um tratamento.  

"Mas é importante que se diga que em cerca de 50% dos abortamentos de repetição você não consegue identificar a causa", afirma Tedesco. "Não é que ela não exista, é que não temos, até o presente momento, exames que façam esse diagnóstico." 

Acolhimento após o aborto espontâneo 

Como já vimos, o aborto espontâneo é algo comum e, em diversos casos, nem é preciso fazer qualquer procedimento após o episódio. Entretanto, sabemos que o trauma psicológico de toda a situação é, muitas vezes, pior que os sintomas físicos.  

Tedesco diz que uma conversa do obstetra e buscar o acolhimento da família são boas saídas. "Quando os casais percebem que, assim como eles, muitas outras pessoas passaram por isso, suaviza a angústia deles", comenta.  

Mas nem todos encaram a situação da mesma maneira. "Em casos mais severos, principalmente naqueles que o abortamento acontece repetidas vezes, aí sim, lógico, um apoio psicológico é essencial". 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos