Ultra-som gravidez 3D

Ultrassom 3D e 2D: qual a diferença dos exames na gravidez

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 4 Janeiro, 2022 // #gravidez, #gestacao, #bebe, #ultrassom, #3D, #2D

O que é exatamente um ultrassom?

Todos os tipos de ultrassom são um procedimento médico simples, que também é conhecido como varredura. Isto envolve ondas de som de alta frequência, transmitidas através do corpo que retornam e, logo são visualizadas em uma tela.

Durante a gravidez, um dispositivo conhecido como transdutor, é utilizado para deslizar ao longo do ventre da mãe enviando ondas de som, através do abdômen e do útero. Estas ondas sonoras retornam sobre o corpo do bebê, em forma de eco e de som, reunidas por um computador, que as converte em imagens. Inclusive, é possível ver os movimentos e os pontapés do bebê. As ondas de som normalmente são de tão alta frequência e tom, que não são perceptíveis para o ouvido humano.

O ultrassom é um procedimento indolor e não invasivo. Entretanto, pode ser um pouco incômodo, já que você pode precisar ter a bexiga cheia se estiver nas primeiras etapas da sua gravidez.

O que implica um ultrassom 3D?

Fazer um ultrassom 3D não é tão diferente de fazer um em 2D. Porém, ainda que os procedimentos sejam muito similares, utilizam tecnologias diferentes para proporcionar imagens diferentes.

Um ultrassom 3D tira milhares de fotos do bebê, para convertê-las em imagens tridimensionais, quase tão claras como uma fotografia real. Estas imagens permitem que você possa ver o seu bebê em três dimensões, ao invés de duas.

Em uma imagem 3D você pode ver profundidade e forma, dando uma clareza não tão evidente em um ultrassom 2D. Isto acontece porque no ultrassom 2D o bebê é visto através dos seus órgãos e tecidos internos, enquanto que em um ultrassom 3D ou 4D, pode ser visto o exterior do seu corpo de uma forma realista. Isto é particularmente claro quando se vê o rosto do bebê e as suas delicadas características.

Nos ultrassons 3D, o transdutor, utilizado para transmitir as ondas sonoras, e o software do computador são mais avançados e complexos. Esta é a razão pela que tendem a ser mais caros e geralmente não estão incluídos na prática obstétrica padrão.

Qual é a diferença entre um ultrassom 2D e um 3D?

Um ultrassom 2D forma a imagem a partir de “fatias”, permitindo a visão de apenas um plano por vez. As ondas sonoras são enviadas ao bebê e retornam, dando um aspecto bastante plano da superfície do bebê. Já o ultrassom 3D, capta milhares de "fatias" em série, produzindo um volume. Estes enviam as ondas de som em ângulos diferentes, permitindo dar a profundidade característica de uma imagem tridimensional.

Assim que estas imagens são armazenadas e sombreadas pelo computador, podem ser vistas imagens claras e tridimensionais na tela. A largura, altura e comprimento do bebê e dos seus órgãos internos podem ser vistos muito claramente. Em um ultrassom 3D o bebê tem uma forma realista e pode ser visto exatamente como seria se já tivesse nascido, logicamente, um pouco menor.

Os pais precisam confiar menos na sua imaginação com um ultrassom 3D. É uma superposição de todas as imagens 2D, gerando uma imagem clara do bebê, ao invés de uma imagem granulada.

Qual é o benefício de fazer um ultrassom 3D?

Ainda que seja encantador ver o bebê em uma imagem clara, não há benefícios reais para a saúde, é igual fazer um ultrassom 2D. Desde finais dos anos 90, o ultrassom 3D está disponível e milhares de pais escolheram fazê-lo. As clínicas especializadas em exploração obstétrica proporcionam tecnologia 3D, mas os pais devem pagar para que este procedimento seja realizado.

Os exames incluídos no plano básico de saúde, geralmente, se limitam a ultrassons 2D, devido ao custo adicional da tecnologia 3D.

Fazer um ultrassom 3D exige um alto nível de habilidade e de experiência clínica. Na diferença de um ultrassom 2D para um em 3D, é necessário que o transdutor fique fixo e estável enquanto os ecos de som retornam para logo serem interpretados pelo software. Se você já fez um ultrassom 2D, verá que as imagens são muito diferentes.

Quando é o melhor momento para fazer um ultrassom 3D?

Geralmente, é recomendado fazer entre as 26 e 30 semanas de gestação, a não ser que o seu médico faça uma recomendação diferente. Neste momento, há suficiente gordura debaixo da pele para ver o aspecto facial do bebê e não apenas a sua estrutura óssea.

Algumas clínicas afirmam que nas últimas 30 semanas de gestação é mais provável que a pélvis da mãe se interponha na visualização da cabeça do bebê, fazendo um pouco mais difícil o processo. De qualquer forma, isto realmente depende da clínica e dos seus guias de prática.

Quanto tempo demora para fazer um ultrassom 3D?

Um ultrassom 3D tende a ser mais curto que um 2D. Isto se deve a que as imagens são muito claras e podem ser armazenadas no disco rígido do computador, para o seu uso posterior se for necessário. Os médicos tentam terminar o processo em 30 minutos, com o propósito de limitar qualquer efeito secundário sobre o bebê, por causa de uma exposição prolongada às ondas de som.

Mas não vejo nada!

O que você ver do seu bebê, durante o ultrassom 3D, dependerá da forma em que ele estiver acomodado. Se o seu bebê está olhando para fora e tem suficiente líquido amniótico ao redor do rosto dele, então você terá sorte. Se não for assim, você poderá ver as suas costas, ombros, parte inferior e as extremidades.

Se ao princípio da exploração o seu bebê está longe do transdutor, cruze os dedos para que mude de posição para uma mais clara antes de terminar o processo. Se o seu bebê estiver encolhido com as costas para frente ou tiver as mãos cobrindo o rosto dele, então você não poderá ver muitas das suas características.

Se você tiver peso acumulado em volta da sua cintura, é provável que influencie na clareza da imagem. O médico pode sugerir para você que caminhe um pouco, tome algo frio, que fale com o seu bebê ou massageie suavemente o seu abdômen. Estas estratégias podem ajudar a que o seu bebê mude de posição.

Opções disponíveis em algumas clínicas de ultrassom 3D

  • Você pode ter a opção de levar para casa um DVD do seu ultrassom 3D. Quando estiver programando a sua consulta, pergunte para a recepcionista se você precisa levar o disco.
  • Você pode convidar os membros da sua família para que vejam o ultrassom com você. Algumas clínicas têm cadeiras, tipo sala de cinema, para que a experiência possa ser dividida.
  • Você pode colocar a música que quiser no vídeo do seu ultrassom.
  • É possível que você possa levar para casa até dez fotos da sua exploração.

Benefícios de fazer um ultrassom 3D em comparação com um 2D

Não há benefícios médicos definidos. Entretanto, se alguma anomalia já tiver sido identificada, um ultrassom 3D pode proporcionar uma melhor visualização do que um 2D. Isto pode ser aplicado a problemas como defeitos cardíacos, lábio leporino ou defeitos do tubo neural, como a espinha bífida. Devido a esta detecção precoce e conscientização, o planejamento do cuidado e a gestão pós-natal pode começar mais cedo. Também pode ajudar os pais a saber o que enfrentarão quando nascer o seu bebê, ao invés de ter que confiar na sua imaginação e nas explicações dos profissionais da saúde.

Alguns pais acham que um ultrassom 3D os ajuda a unir-se mais com o seu bebê, antes do nascimento. Ter uma visão clara do rosto do bebê e das suas características, procurar parecidos com a família, saber o sexo e ser capaz de ver o seu bebê, pode fazer uma grande diferença.

No momento do ultrassom 3D, alguns pais escolhem o nome do seu bebê e acham que esta é uma oportunidade única para construir o vínculo. Porém, outros são felizes de esperar até o seu bebê nascer para se reunir pela primeira vez com ele.

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos